Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Veja como foi a prova do Tour de France no Rio de Janeiro em 2025


Publicado 29/06/2025 15:31

 

O L'Étape Rio by Tour de France presented by Nubank foi realizado neste domingo (29/6), com largada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), e mais de 2 mil ciclistas presentes. A maior prova de ciclismo de estrada da América Latina chegou à sua quinta edição na capital fluminense, com trajetos de 102 km e 59 km, passando por pontos icônicos da Cidade Maravilhosa.

A largada, inicialmente prevista para as 6h, teve início às 7h10, após um atraso causado pela queda de uma árvore na Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico. Equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e da concessionária Light atuaram rapidamente para remover a árvore, restabelecer a energia elétrica na região e abrir passagem, com segurança, para os atletas.

Na distância longa, de 102 km e 980 metros de altimetria, a carioca Marina Boite foi bicampeã com o tempo de 2h54min20s286, seguida por Valeria Crema Boni (2h54min22s167) e Ana Catarina Furtado Tobelem (2h57min38s663).

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Marina Boite celebrou o título em casa, marcado pelo conhecimento do percurso e pela tranquilidade pré-prova: “Bicampeã na minha cidade, muito feliz. A força da galera foi o que me motivou, porque no final já tava 'caimbrando' tudo. Minha estratégia foi fazer força consistente, descer bem forte e economizar energia o máximo possível. O atraso na largada até me acalmou. Estava tensa e, com o tempo a mais, consegui relaxar”.

A prova teve início na Marina da Glória e seguiu em direção à orla de Copacabana. Após cerca de 20 km, começou a escalada da montanha, ponto decisivo da disputa. Os ciclistas enfrentaram a subida que passa por pontos como a Cachoeira do Horto, a Vista Chinesa e a Casa do Prefeito.

Em seguida, desceram por Canoas até a Barra da Tijuca, passando pela orla de São Conrado e Leblon. O looping de três voltas foi realizado entre Botafogo, Túnel Marcello Alencar e a região do Porto. A chegada também ocorreu na Marina da Glória.

O mato-grossense João Marcelo Pereira Gaspar conquistou a vitória com o tempo de 2h35min41s178, em uma chegada apertada contra Thales Fernando Areias Ribeiro, que marcou 2h35min41s336. Gabriel Heines de Lima Mendonça completou o pódio com 2h35min42s365.

“Toda vitória é muito dura, né? É tático, é duro, circuito bem seletivo. Fizemos um bom trabalho. A estratégia era selecionar o grupo na Vista Chinesa, onde era a parte mais dura. O Thales entrou forte, passamos só três atletas e decidimos até o final. Ritmo forte para ninguém encostar e funcionou. É uma vitória muito importante para a nossa equipe de Cândido Mota, interior de São Paulo”, destacou João Marcelo Gaspar após cruzar a linha de chegada.

João Marcelo Gaspar, além do título geral, já havia vencido uma prova do L'Étape Rio by Tour de France presented by Nubank em 2023. O ciclista foi o Rei da Montanha, primeiro a escalar a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador, com a marca de 14min40s061. No feminino, quem se destacou foi Valeria Crema Boni com 19min02s883.

Já na distância curta do L'Étape Rio, com distância de 59 km com 720 metros de altimetria, os vencedores foram Felipe Costa Melo Cunha (1h37min14s447) e Camila Aliperti (1h46min55s790).

“Hoje tivemos um fato inédito no L’Étape: foi a primeira vez que não largamos exatamente no horário oficial, às 6h, pelo horário de Brasília. O motivo foi um imprevisto sério — caiu um galho de uma árvore de grande porte, que parecia uma árvore inteira, e atingiu a rede elétrica no percurso. Por segurança, foi necessário desligar a energia da região e remover o galho. A Comlurb, a Light e demais autarquias, como a CET-Rio, atuaram com muita agilidade para resolver a situação”, explicou Bruno Prada, organizador do L'Étape Rio by Tour de France presented by Nubank .

Mesmo com o contratempo, Bruno Prada garantiu que a experiência do ciclista no Tour de France brasileiro seguiu completa: “A prova é muito bem organizada, com diversos pontos de hidratação e apoio aos atletas. Foi uma edição um pouco mais quente, mas seguimos com tudo preparado para garantir a melhor experiência possível.”

Um dos destaques do evento foi a presença do alemão Didi Senft, o lendário "Diabo do Tour", conhecido mundialmente por suas aparições irreverentes nas provas do Tour de France. Com seu tradicional tridente e a energia de sempre, Didi caminhou entre os atletas e fãs no Village e animou o percurso no domingo (29/6).

A próxima etapa do L'Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank será em Campos do Jordão (SP), de 26 a 28 de setembro deste ano. O evento é apresentado pelo Nubank via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com apoio e patrocínio oficial de Vivo, Mitsubishi, Specialized e Yopp.

Geral masculino – longo 102 km

1º – João Marcelo Pereira Gaspar – 2h35min41s178

2º – Thales Fernando Areias Ribeiro – 2h35min41s336

3º – Gabriel Heines de Lima Mendonça – 2h35min42s365

Geral feminino – longo 102 km

1º – Marina Boite – 2h54min20s286

2º – Valeria Crema Boni – 2h54min22s167

3º – Ana Catarina Furtado Tobelem – 2h57min38s663

Geral masculino – curto 59 km

1º – Felipe Costa Melo Cunha – 1h37min14s447

2º – Bruno Santos Godoy Mello – 1h40min00s087

3º – Salomão Ferreira – 1h40min00s945

Geral feminino – curto 59 km

1º – Camila Aliperti – 1h46min55s790

2º – Viviane Abdalla – 1h46min55s841

3º – Paola Rodrigues Chermont – 1h46min55s911

Rei da Montanha – longo 102 km (masculino)

1º – João Marcelo Pereira Gaspar – 14min40s061

2º – Gabriel Heines de Lima Mendonça – 14min47s554

3º – Thales Fernando Areias Ribeiro – 14min49s007

Rainha da Montanha – longo 102 km (feminino)

1º – Valeria Crema Boni – 19min02s883

2º – Marina Boite – 20min29s538

3º – Ana Luiza Cavalcante – 21min04s750

Foto: Diogo Anhasco Sotano | @foto3esportes

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PASSADO ESCRAVOCATA

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil



Colunistas

Egovaldo no DIARINHO

JotaCê

Egovaldo no DIARINHO

Moro no front

Coluna Esplanada

Moro no front

Parceria com o BRDE

Coluna Acontece SC

Parceria com o BRDE

Dany e Cláudio Fischer

Coluna do Ton

Dany e Cláudio Fischer

Quatro horas por atendimento em posto de saúde de BC

Charge do Dia

Quatro horas por atendimento em posto de saúde de BC




Blogs

O impacto da luz e do ritmo circadiano na sua saúde!

Espaço Saúde

O impacto da luz e do ritmo circadiano na sua saúde!

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?

Sábado tem outra

Blog da Jackie

Sábado tem outra




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.