Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Neiva é lembrado


O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de estado do Turismo, o peixeiro Evandro Neiva, anunciaram uma nova rota aérea entre Floripa e a Cidade do Panamá (Foto Divulgação)

O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de estado do Turismo, o peixeiro Evandro Neiva, anunciaram uma nova rota aérea entre Floripa e a Cidade do Panamá

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

 

Pro Panamá

O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de estado do Turismo, o pexêro Evandro Neiva, anunciaram nesta semana uma nova rota aérea entre Floripa e a Cidade do Panamá, pela companhia Copa Airlines. Serão três voos por semana, a partir do final de junho, e o destino em questão vai agilizar a conexão pra cidades do Caribe e da América do Norte.

 

Caribe e EUA

O anúncio faz com que comece a virar realidade o que antes era apenas um sonho distante do trade turístico catarinense. A ligação mais eficiente de Santa Catarina a outros locais do mundo, mais especificamente ao Caribe e aos Estados Unidos, será feita de maneira ágil e confortável pra quem viaja a lazer ou a negócios a esses dois importantes destinos.

Retorno

Por outro lado, Santa Catarina também se abre pra receber esse público importantíssimo de um mercado mais distante, potencializando ainda mais as nossas belezas e o nosso turismo.

Os senadores turco-careca Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif, o zero meia (PL), votaram na Comissão de Segurança do Senado pelo fim da saidinha de presos

 

Alinhamentos

O governador iniciou esse alinhamento em uma viagem oficial ao Panamá e o pexêro Neiva comandou a ação desde o início entre os diversos atores do processo, como aeroporto, empresa aérea e o governo do estado, entregando mais um trabalho sério e com profissionalismo. Até o nosso DIARINHO esteve cobrindo o anúncio na capital, com a presença da jornalista Fran Marcon.

Transatlântico

Neiva também é um dos grandes responsáveis pela atual temporada de transatlânticos na city pexêra, a maior da história. Foi ele quem buscou empresa gigante mundial que nunca tinha operado na cidade, peitou e encarou o poderoso Marcelos Salles, ex-chefão do porto, que nos bastidores todos sabem que não queria receber os navios de passageiros no terminal, puxou a organização pro turismo e alinhou o trabalho com todas as autoridades envolvidas.

Novos destinos

Agora no estado, trabalha também pra levar navios e operadoras a outros destinos. Um exemplo é São Francisco do Sul, que deve retornar ao mapa dos cruzeiros, colocando mais cidades do estado nesse incrível setor. Além disso, nesse Carnaval já costurou com a Marinha do Brasil, Atracadouro Barra Sul e a cidade de Balneário Camboriú o fundeio inédito de duas embarcações ao mesmo tempo na Maravilha do Atlântico.

Sem papas na língua

Como a coluna já trouxe em outras ocasiões, Neiva não é querido por quem sobrevive e tenta se perpetuar na política de Itajaí. É um cara técnico, profissional, que não engole sapos e nem os oportunistas. Não puxa saco do clubinho de alguns reis da política local e nem faz questão disso.

Tem entrega

Por outro lado, levanta a cabeça, trabalha e entrega o que planeja. Essa, aliás, é uma diferença que falta em muitos pré-candidatos atuais aqui na city pexêra. Quais deles realmente têm esse perfil de execução e entrega? Quais já entregaram algo de verdade pra cidade, a não ser apontar o dedo e berrar? É bom o eleitor prestar muita atenção nisso e também nas propostas de governo durante a campanha.

Importante nos bastidores

Poucos falam, uns até preferem ignorar, mas Neiva teve uma participação importante e decisiva nos bastidores da eleição e reeleição do prefeito Volnei Morastoni (MDB), e também durante o mandato. Além de atuar tecnicamente na gestão do turismo, conseguia politicamente lidar com grupos diferentes dentro do governo Volnei. E tem mais: desde que saiu, deixou uma baita falta...

Equilíbrio

Política nunca foi tarefa fácil, mas havia equilíbrio, bem diferente da situação atual, em que tem muita gente alinhando seus projetos pessoais, puxando cada um pra um lado e ferrando o prefeito. Será que não era hora de Neiva rever sua decisão de não vir a ser prefeito de Itajaí e concorrer numa majoritária? Vamos aguardar! Pois é um cara realizador e capacitado.

Paço pexêro

As diversas pré-candidaturas ao paço da Vila Operária, aqui na city pexêra, tem brochado a tchurma da oposição e dado um tesão danado na galera do governo, e mesmo no polido advogado João Paulo Tavares Bastos Gama (PT).

Dedé da prefa

O vereador licenciado e secretário de Obras, Dedé Gonçalves (UB), tá se estrebuchando de trabalhar, sem alarde, e pode ser uma opção viável pelo governo, mesmo com o estrangeiro Carlos Chiodini (MDB) garganteando que é pré-candidato governista. 

Mosca azul

É que a picada forte que a mosca azul deu no vereador Sancho Pança Osmar Teixeira, que é Solidariedade, mas fala pelo PSD, e a disputa interna no PL, que juntas podem descarregar uma terceira candidatura da oposição, só favorece o governo.

História

Não é preciso ser um sabichão, feito o professor Edson D’ávila, colunista do DIARINHO, para saber que na história recente, quando essas coisas aconteceram, alguém se deu bem – e não foi quem dividiu.

2012

Há 12 anos (alguém se alembra?), quando o futebolista Níkolas Reis (PSD) e o sem fraturas Deodato Casas (?), queridinhos nas pesquisas, não se juntaram, o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), naquele momento apagado, reacendeu.

2016

Na eleição seguinte, a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), líder absoluta nas pesquisas, sucumbiu para um também renascido Volnei Morastoni (MDB), tido então como morto, politicamente falando. 

2020

Na última eleição de 2020, nem a união de quase todos contra a máquina do governo comandada pelo barbudinho Volnei Morastoni foi capaz de garantir a vitória para a oposição, que amarga até hoje uma dura derrota.

 

Dedé de novo

É por isso que não se deve menosprezar nome nenhum. Principalmente do Dedé. Se tem uma tchurma que tá com dificuldade, essa é a liderada pelo trio Robison, Rubens e Osmar, e as suas excelências excelentíssimas na piramidal casa do povo pexêra.

Pode brigar

E não adianta dizer que a coluna deste socadinho escriba faz intriga, torce por um ou outro, porque fatos são fatos e, a continuar assim, a troca de geração vai se dar a partir da liderança do barbudinho Volnei Morastoni e ponto final.

Combate à dengue

O secretário de Saúde da Dubai brasileira, Omar Tomalih (Podemos), não dá mole pro azar e ativou o alarme no recrudescimento do combate à dengue na Maravilha do Atlântico. A dengue se espalha rapidamente pelo país, mais uma vez, e redobrar as ações para combatê-la o quanto antes é a medida mais correta a ser tomada. Está certíssimo o abobrão, digo, secretário.

Conscientização e parceria

Para fazer frente ao desafio, Tomalih tem reunido as equipes para multiplicar as ações por toda a Dubai e não tem poupado esforços no sentido de orientar a população para fazer parte do combate ao mosquito. No esforço para evitar uma epidemia, Tomalih tem ao seu lado outras secretarias, como Obras, por exemplo, que tornam as ações implementadas mais efetivas.

Centro de dengue

Também está na mira de Tomalih a reabertura de um centro municipal exclusivo para casos de suspeita de dengue, como feito com sucesso no ano passado, além de ampliação das equipes de fiscalização e mudança da legislação municipal prevendo multa para quem é notificado e não faz a limpeza de imóveis que põem em risco a saúde pública no município.

Exemplo

O alerta, seguido das ações implementadas em Balneário Camboriú no combate ao mosquito, acende, também, o alerta em outras cidades da região. O noticiário nacional repercute a situação grave causada pela multiplicação da dengue em cidades brasileiras, e a única medida, enquanto a vacina não chega para todos, de impedir mortes pela doença é se prevenir. O poder público tem que fazer sua parte. As pessoas também. Vamos cobrar.

Tem sim

O presidente do PT pexêro, o carequinha Gerd Klotz, em contato com o socadinho escriba, afirma que, ao contrário do que foi explanado, existe sim política pública do governo federal com relação aos moradores de rua. Gerd fala do programa “Plano Ruas Visíveis – pelo direito ao futuro da população em situação de rua”.

Quase um bilhão

O lançamento do programa foi no ano passado, na data em que se comemorou os 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos, e conta com o apoio de 11 ministérios e aporte de recursos da ordem de R$ 982 milhões. Segundo o chefão dos vermelhinhos pexêros, o que é preciso é que os municípios se habilitem ao plano.

Ruas Visíveis

O “Plano Ruas Visíveis” contempla medidas que serão desenvolvidas a partir de sete eixos: Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados.

Parcerias

A articulação das ações envolve 11 ministérios do governo federal, em parceria com os governos estaduais e municipais, e em diálogo com os movimentos sociais da população em situação de rua – o povo que tá na curva da vida.

Miséria e fome

O plano vai contar, também, com representantes dos poderes legislativo e judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, a sociedade civil organizada, o setor empresarial, universidades e trabalhadores. A construção do plano envolve o desafio de enfrentar, mais uma vez, a miséria e a fome no Brasil.

Saidinha sem saída

A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, com os votos favoráveis dos senadores, o turco-careca Esperidião Amin (PP) e o Jorge Seif, o zero meia (PL), projeto de lei que extingue o benefício da saidinha de presos.

Passou dos limites

“Acho que a saidinha exorbitou, passou dos limites. Foram os fatos que nos trouxeram até aqui. Os fatos, respeitada a vontade dos plenários, estão acima do regimento, isso porque aconteceu mais de uma vez”, afirmou Amin.

Outras medidas

Além de acabar com o benefício para os presos, a proposta prevê a realização de exame criminológico para a progressão de regime e o uso de tornozeleira eletrônica em presos dos regimes aberto e semiaberto ou em progressão para esses regimes. Apesar de ser um benefício, da progressão de pena e ressocialização do apenado, do jeito que a coisa ia, não tinha como concordar com a saída.


Comentários:

GILBERTO DA SILVA JUNIOR

07/02/2024 09:38

O secretário de saúde de Balneário Camboriú esta certíssimo em suas ações contra a dengue. Inclusive mudança da legislação municipal prevendo multa para quem é notificado e não faz a limpeza de imóveis que põem em risco a saúde pública no município. Então porque o prefeito Fabrício e o governador não fazem a mesma ação para proteger a saúde com relação a Vacina contra Covid 19? Não seria o caso também de RISCO A SAÚDE PÚBLICA?

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

O representante catarinense na Nascar Brasil, Jeff Giassi, sofreu o primeiro acidente da carreira, mas ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação