Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Candidato? Só se o prefeito mandar...


(foto: divulgação)


“Só sou candidato a prefeito com o apoio do Fabrício!”. O prefeito em exercício da Dubai brasileira, David La Barrica (Patriota), visitou o socadinho escriba

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Fábio Negão

Há muito tempo a coluna deste socadinho escriba tem alertado sobre a situação do vereador Fábio Negão (PL), que está preso e afastado judicialmente do seu mandato à pedido da dona Justa. O articulista pontuava sobre a situação escabrosa das rachadinhas e também de movimentos suspeitos por conta de uma entidade, antes presidida pelo parlamentar, e depois comandada por seu irmão.

 

Às claras

O juiz do caso levantou o sigilo que mantinha o processo em segredo e o que se lê e se escuta nos áudios é vergonhoso. É urgente uma atitude mais enérgica da Câmara de Vereadores de Itajaí, que vem de muito tempo jogando a questão pra escanteio e fazendo cara de paisagem.

Na piramidal

O Gaeco já tinha batido na porta do vereador e até no seu gabinete na piramidal casa do povo, de onde levou computadores e celulares. Mesmo assim, as excelências excelentíssimas nada fizeram, apenas aquela resposta lacônica de que estamos à disposição pra colaborar com as autoridades.

Ensurdecedor

O silêncio da Câmara de Vereadores de Itajaí, no caso de excelências excelentíssimas, inclusive algumas que faziam discurso de que não podiam ir pra um partido que tivesse problemas, ficou ensurdecedor. Nem um pio. Nada.

Impunidade

A coluna alertou que o parlamentar, talvez acreditando que estava protegido e seguiria impune, continuou com as mesmas práticas delituosas segundo o próprio Ministério Público. Isso papando parte do salário de assessores e indicados, o que ensejou o seu pedido de prisão preventiva.

30 cargos!

Com a liberação do segredo de justiça, fica-se ainda mais estarrecedor com tudo que aconteceu, porque, além de ficar com uma parte dos salários dos seus três assessores na piramidal casa do povo, o vereador Fábio Negão ainda comia parte dos salários de 30 cargos. Sim, isso mesmo: 30 cargos comissionados na estrutura do município de Itajaí.

Do gabinete

Além de supostos desvios de recursos do Semasa, entre outros órgãos públicos, da entidade que o vereador não era mais presidente, mas comandava de dentro do seu gabinete na piramidal casa do povo. Me segura que quero descer, pelo amor do santo padre!

Philantropia?

Segundo as investigações do Ministério Público, os recursos das rachadinhas dos assessores e indicações, entre outros, eram repassadas pra um cargo de sua confiança, que tinha aquele papo de que seriam pra “filantropia”, ou seria Philantropia? Até nota fria tem nessa história medonha...

Acordem!

Com tudo desanuviado e às claras, como será que nossos heróis vão reagir? Lógico que a ampla defesa e o contraditório devem ser preservados e ofertados. Será que os paladinos da moral irão instalar uma Comissão de Ética?

Violência verbal

O cabedal de provas, pasmem, feitas inclusive pelo próprio vereador Fábio Negão, que ameaçava com violência verbal de exoneração quem não aceitasse participar do esquema e ter uma parte do seu salário disponibilizado ao vereador.

Nuvem

Fábio, que declarou às autoridades que usava maconha, não sei se embevecido pelo entorpecente em momentos de devaneios do fumacê, se achava esperto na sua conduta delituosa e dizia que não tinha conta e nem pix, mandava todo mundo depositar na conta de uma “funcionária que mantinha por fora”. No gabinete? Outra irregularidade flagrante.

David

O prefeito em exercício da Dubai brasileira, David Lá Traira, ops, La Barrica (Patriota), fez uma visita de cortesia e bebericou um café com socadinho escriba logo cedo. O David tava todo prosa com o fato da confiança do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) em lhe passar o bastão do comando do município pela quinta vez.

Tava feliz

David tava com o sorriso repaginado com dentes branquinhos e a cara esticada, principalmente porque a prometida obra de revitalização da avenida Atlântica, um dos orgulhos do governo, ter começado e o tempo ter melhorado sensivelmente, permitindo os avanços que devem brindar nativos e os milhões de turistas que devem chegar pra curtir a temporada.

Água de coco

David estava com o coração aberto e, entre um gole e outro de uma água de coco, tranquilo, com a cara esticada e tudo, se dispôs a responder qualquer pergunta e revelar seus passos rumo ao futuro, principalmente em 2024.

Procurou

O prefeito em exercício também comentou sobre o que andou saindo na coluna, relacionado ao pedincho da minha musa de verão, a vereadora bocuda Juliana Pavan (PSDB, por enquanto), sobre os dois milhões de reais que devem ser espirrados, digo, devolvidos ao executivo.

Nada a ver

O David fala que realmente foi procurado pela emplumada Juliana, que falou da possibilidade de que estes recursos fossem encaminhados pra entidades, e, como presidente da Câmara de Vereadores, falou que a devolução se dá e cabe ao executivo, no caso o prefeito decidir onde pretende alocar. Portanto, nadicadenada de que vai ajudar a Juliana, nem pode fazer isso.

Não disputa mais a vereança

O presidente licenciado da casa do povo da praia alagada, ops, alargada, que permanece na principal cadeira estofadinha do paço dos altos da Dinamarca, também marcou posição de que é pré-candidato a prefeito e não será mais candidato a vereador. Jurou com os dois pés juntinhos que não.

Fabricio apoiar

David diz que deve mudar de partido, mas ainda não tem uma decisão, apesar dos convites. Pode mudar até abril do ano que vem. Além disso, falou com todas as letras de que só “será candidato a prefeito com o apoio do Fabrício de Oliveira”. Hummmm...

Moral

Dizem os línguas frouxas que David tá com a moral com o pop star e já teria assumido a cadeira estofada dos altos da Dinamarca mais vezes que o ex-prefeito Carlos Humberto em um único ano, demonstrando assim a confiança que recebe, e dizem ser o David o preferido do prefeito rei do rock para a disputa do cargo no ano que vem. Ai que dor!

Moisés

Leitores ficaram curiosos perguntando quem é o Moisés Bambinetti, citado na coluna como cidadão consciente quando questiona políticos da região, que se calam porque as informações vem direto do Portal da Transparência. Não se trata de propaganda, mas o Moisés é especialista em identificação de usuários e recuperação de contas invadidas e o contato dele é (47) 9625-4652 (zap)

Reconhecimento

O deputado federal Jorge Goetten recebeu o título “Agostinho Alves Ramos” da Câmara de Vereadores, concedido pelo destaque em ações voltadas ao engrandecimento da cidade. A cerimônia aconteceu na sessão solene na última quarta-feira. A proposição foi da vereadora visceral Dulce Amaral, com a coautoria da vereadora suplente Rose Cesconetto.

Me acolheu de braços abertos

Como Goetten estava em Brasília participando das votações, foi representado pela irmã Nerci Peron. Jorge acompanhou a entrega on-line e se emocionou com o reconhecimento. “Itajaí foi a cidade que me acolheu de braços abertos, onde tenho muitos amigos e familiares. Sou apaixonado nessa terra”, disse.

A favor do Brasil!

Aliás, o deputado Jorge Goetten foi atacado por radicais na semana que passou por conta de votações em projetos na câmara federal e, em vídeo, se defendeu e explicou que é oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não é oposição ao Brasil.

Merecem

A sessão solene homenageou outras figuras ilustres que contribuíram para o desenvolvimento da city pexêra, como o escritor e historiador Hélio Floriano dos Santos, o Magru; Osmar Bernardino, o Baga; a deputada estadual bonitona Paulina da Silva (Podemos); Aldo José Correa, o Aldo da Farmácia; o procurador da prefa, Gaspar Laus, entre outros. Parabéns a todos! 

Emenda

Com o objetivo de revogar o desconto de 14% dos aposentados do estado, o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) protocolou emenda à proposta do governo catarinense que estabelece novas regras para a previdência dos servidores. O governador Jorginho Mello (PL) enviou à leleia projeto de lei complementar (PLC) que retira a alíquota de forma escalonada.

Revisão

No texto governista, a isenção a partir de 2024 seria apenas para quem ganha dois salários mínimos; em 2025, para a faixa salarial de até 2,5 salários; e, em 2026, chegaria a quem recebe até três salários. Já o parlamentar vermelhinho pede a revisão para o aposentado que ganha até o limite do teto do INSS (R$ 7,5 mil) a partir do próximo ano.

Não reduz

De acordo com o autor da emenda, a proposta do governo não reduz os prejuízos da grande massa de servidores inativos que ganham menos – 64% dos aposentados recebem abaixo do teto, cerca de 39,2 mil pessoas.

Debate acelerado

“Sabemos que o projeto do governo veio para o legislativo em regime de urgência, o que acelera o debate. Por isso resolvemos protocolar a emenda para também discutirmos aqui o fim da alíquota a partir de 2024”, explica o parlamentar, que também é autor de projeto com o mesmo tema e assinado por mais 14 deputados.

Não resolve

A emenda dá nova redação ao artigo 5º do PLC 0031/2023. Em sua justificativa, o petista destaca ainda que o próprio governador reconheceu “tamanha injustiça e se comprometeu em revisar o confisco dos 14%”, mas a proposta não atende “às expectativas dos servidores públicos e tão pouco resolve a questão.”


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Bate-papo com o reitor

JotaCê

Liba forte

JotaCê

Chiodini no comando

JotaCê

Juliana é candidata

JotaCê

Vereador faz demagogia usando o chapéu alheio

JotaCê

Forte candidato a sucessão de FO

JotaCê

Comissionados do Porto caçam mosquitos

JotaCê

Padaria Jaqueline é ponto de encontro em BC

JotaCê

Rubens fala tudo sobre a disputa à prefeitura

JotaCê

Cocada fervendo

JotaCê

Jorginho e Fabrício nos Emirados

JotaCê

Tour por BC com a lenda Gil

JotaCê

Mais gente chegando ao MDB

JotaCê

Diretor do Semasa explica falta de água

JotaCê

Querida leitora Valentina

JotaCê

Amin e Agnaldo nas demandas da pesca

JotaCê

Fábio Negão na mira

JotaCê

Bate papo com quem manda

JotaCê

Neiva é lembrado

JotaCê

Beira Rio com prédios gigantes?



Blogs

A bordo do esporte

Thiago Pereira e Swim Floripa levam Troféu José Finkel para Floripa

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog do JC

Mulheres MDBistas

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”

TV DIARINHO

O crime de injúria racial aconteceu em sessão do filme de Bob Marley no cinema do shopping na noite ...




Especiais

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica

PLANEJAMENTO URBANO

Camboriú vai investir mais de R$ 60 milhões em mobilidade



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação