Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Impeachment não preocupa vice


(foto: divulgação)


O presidente do PDT e vice-prefeito pexêro, Marcelo Saldré, ops, Sodré, disse em reunião de siglas de esquerda que está tranquilo com relação ao processo de impeachment

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Briga do Quinto

Na última quarta-feira foram homologadas as candidaturas para a vaga de desembargador do Tribunalão de Justiça de Santa Catarina destinada aos advogados, o chamado Quinto Constitucional. Ao todo, 13 doutores da lei concorrem na briga, que promete render muito entre os causídicos de toda Santa e Bela. O próximo passo é a votação do conselho, que reduzirá a lista para 12 nomes.

 

Mês que vem

A votação do conselho está prevista apenas para o mês que vem, no dia 23 de junho. Como são 13 candidatos para 12 vagas, a campanha deve engrenar publicamente apenas após a decisão do conselho. Por enquanto, o que ferve mesmo são os bastidores e articulações, visando a fase posterior, quando todos os advogados do estado votarão.

Vaga feminina

Muita gente tem duvidado que o governador Jorginho Mello (PL), que vai dar a palavra final de quem será o futuro desembargador(a), deixe de nomear uma mulher. Isso porque a vaga aberta foi em função da aposentadoria da desembargadora Salete Sommariva e, nos tempos em que a participação das mulheres no poder está em alta, soaria mal a nomeação de um homem.

Cinco dotôras

Com a bolsa de apostas fervendo na expectativa de uma nomeação feminina, as atenções da disputa pro Quinto Constitucional devem ficar centralizadas nas cinco inscritas. Os advogados também andam clamando por um nome de fora da capital, já que as últimas nomeações foram todas da capital manezinha. Depois do conselho definir os 12 ungidos, o pau pega na votação direta dos advogados.

Top 6

Os advogados reduzirão a lista dos candidatos de 12 para seis, numa das principais fases da disputa. Quem se sair mal na votação direta chega enfraquecido nas outras duas etapas do processo de escolha, que ocorrem no TJSC (lista tríplice) e, por fim, na canetada do governador. Como cidadão itajaiense, a coluna faz votos de sucesso a Dra. Fernanda Sell, que segue firme e forte no objetivo.

Frente

Os partidos que estão integrando a “frente ampla democrática por Itajaí” se reuniram, mais uma vez, na noite desta quarta-feira. Estiveram presentes Jairo e Osvaldo Mafra, do Solidariedade, Alex Stein (Psol), Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), Flávio Furtado (PSB) e Gerd Klotz (PT). Os representantes do PSD e PCdoB não puderam comparecer por outros compromissos assumidos. A próxima reunião do grupo ficou definida para daqui duas semanas.

Contatos 

Todos os presidentes das siglas presentes fizeram relatos de contatos feitos com outras lideranças políticas da cidade e garantem que na próxima reunião o grupo vai reunir mais partidos para rodada de conversas.

Construindo

Segundo Flávio Furtado, presidente do PSB, “estamos construindo um amplo arco de aliança política com todos os partidos compromissados com a democracia”. Para Osvaldo Mafra, presidente estadual do Solidariedade, “precisamos nos unir para evitar que os fascistas tomem de assalto o comando de nossa cidade”.

Projeto para Itajaí

Já o presidente do Solidariedade local, Jairo Machado, acredita que, com o aumento da popularidade do governo Lula, “esta nossa frente democrática por Itajaí será protagonista na eleição do ano que vem”, ideia reforçada pelo representante do Psol.

Investimentos

Alex Stein reforçou: “Acredito que os bons feitos do governo Lula em Itajaí, especialmente com investimentos em nosso porto, estrutura logística e de mobilidade urbana, além da área social, serão fundamentais para os eleitores itajaienses entenderem que representamos o melhor projeto para governar Itajaí”, assegurou.

Impropriedade 

O presidente do PDT, o vice-prefeito Marcelo Sodré, relatou que está tranquilo em relação ao processo de cassação do mandato do prefeito Volnei Morastoni e do seu próprio instaurado no legislativo, “pois vejo absoluta impropriedade em relação à acusação de alguns vereadores”.

Décio Lima na área

O presidente do PT de Itajaí, o alemão pexêro da rua Brusque, Gerd Klotz, diante das manifestações dos demais dirigentes partidários ressaltando a importância da “presença” do governo federal na cidade, com obras e investimentos, informou que já manteve contato com Décio Lima.

Na city pexêra

Décio Lima é presidente nacional do Sebrae e do partido na Santa & Bela Catarina, e deve vir para uma reunião com as lideranças democráticas da cidade “assim que houver possibilidade em sua agenda, agora nacionalizada por conta da presidência do Sebrae nacional”.

Governo Lula

Para Klotz, Décio Lima e sua esposa, a deputada federal Ana Paula Lima, vice-líder do governo Lula na câmara federal, são fundamentais nesta articulação que trará muitos benefícios para Itajaí e seu povo. A exemplo dos R$ 4,2 milhões anunciados para a saúde e os quase R$ 1,8 milhão para a cultura pela lei Paulo Gustavo, somente na semana passada, lembrou.

Garante

Segundo o carequinha Gerd, a exemplo dos primeiros governos de Lula e Dilma do PT, Itajaí receberá muitos recursos federais e, “com a liderança de Décio no estado, a nossa cidade será muito beneficiada pelo governo do presidente Lula”, defendeu.

Arquivamento

Corre a bocas miúdas nos corredores da câmara de vereadores de Navegantes que, após a publicação da matéria sobre a CPI da Homofobia pelo DIARINHO na edição da quarta-feira, a vereadora Adriana Macarini (PL) está negociando a possibilidade de arquivamento da investigação antes mesmo de que sejam ouvidas as testemunhas.

Macular

A nobre vereadora é relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito e estaria justificando o arquivamento dizendo que essa investigação poderia macular a administração do prefeito Liba, Top, ops, Liba (UB), em sua cidade das maravilhas.

Levantar o tapete

A única mácula que essa CPI na câmara pode gerar é porque poderá vir à tona que o prefeito e todo seu secretariado sempre souberam dos episódios de homofobia e estão já há certo tempo varrendo a sujeira pra baixo do tapete.

Apoio nacional

Por outro lado, tem militantes, a exemplo da presidente nacional da comissão de diversidade da OAB, elogiando a atitude do legislativo dengo-dengo, porque essa foi uma ação inédita contra a LGBTfobia em nível de Brasil.

Credoemcruz!

Além da CPI, tem abobrão da administração da cidade das maravilhas do Top Liba que não dorme há alguns dias. Além dele estar na corda bamba há certo tempo por sua inoperância, agora esse secretário estaria com o Gaeco em seus calcanhares. Dizem até que tem gravações de conversas telefônicas bastante comprometedoras. Ui!

Limpeza...

Perdigueiros de plantão dizem que é por causa de contratos com a empresa que faz, ou deveria fazer, a limpeza da praia. E a pergunta que não quer calar: as praias de Navegantes são limpas? Oh, raça de linguarudos. Infelizes!

Baltt prepara inaugurações

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago “Bagual” Baltt, se prepara para inaugurar as primeiras obras do governo. Nos próximos três meses são esperadas mais de cinco entregas de obras: o novo molhe da praia, o Cras do Itacolomi, as novas salas de aulas de três escolas e mais duas pavimentações.

Tá todo bobo

Baltt anda todo bobo pela cidade e quem olha o manda-chuva das Piçarras sabe que o homem tá num momento bom do governo. A saúde conseguiu zerar diversas filas e na educação é só elogio de profissionais e mamães e papais.

Pescadores

Uma das principais obras do governo é a construção do Complexo de Apoio ao Pescador Artesanal, junto à Colônia de Pescadores. A obra tá ficando tão boa que até vereadora da oposição tá gravando vídeo por lá e elogiando. Os bocudos de plantão fofocaram que a vereadora Adriana Linhares (PSDB), a Drica, tá apaixonada pela obra.

Passou da hora

Manifestação em frente ao paço da Vila Operária pediu uma maior atenção com a situação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD), na rua Alberto Werner e que precisa de um novo local.

Política pública, importante

O Caps AD acolhe usuários de todo tipo de droga, na questão da saúde mental, englobando os familiares. Seria importante a atenção do município com essa parcela tão sofrida e fragilizada da sociedade.

Dia internacional dos Museus

Passou em brancas nuvens o Dia Internacional dos Museus em Itajaí. Se aconteceu algo, uma programação nesse sentido, foi fraquíssima (ninguém sabe, ninguém viu!), inclusive com o Museu Etno-Arqueológico da Itaipava fechado.

Aqui e lá

A Fundação Cultural e Educação pexêra poderiam ter se unido pra ter proporcionado, pelo menos aos alunos da rede pública, comemorar a data e promover atividades. Enquanto isso, o Museu do Mar, em Piçarras, teve entrada grátis e uma feira de colecionáveis. Não passou em brancas nuvens.

Não tem

A assessoria de comunicação da mariscolândia, em contato com o socadinho escriba, repassou que o almejado Parque Linear de Penha, que no ano passado estava feito uma locomotiva a todo vapor, passando por cima de tudo e todos, não anda por conta de que o munícipio ainda não tem a licença da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Falta

A informação é de que o secretário de Governo de Penha, Waldemir José Mafra Júnior, o Júnior Mafra, é de que se tivessem a licença a obra começaria de imediato. O Jr Mafra afirma que as obras do Parque Linear não acontecem porque falta o papéli da União autorizando.

Plano mil ou plano zero?

Contudo, fontes da coluna garantem que teriam escutado do prefeito Aquiles da Costa (MDB) que o Parque Linear não sai por conta de que recursos prometidos através do Plano Mil, do então governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), que não foram disponibilizados.

Não vem

O problema ou impasse é que Aquiles não apoiou a eleição do atual governador e sua relação é problemática com Jorginho Mello (PL). Ou seja, aparentemente acredita-se que vai ficar difícil que os recursos sejam espirrados, digo, enviados, ao município para as obras do Parque Linear. Oh dor!


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18


Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação