O evento de posse da nova diretoria do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí Açu, que ocorreu durante a Ocean Race, foi muito prestigiado pela classe política. O Novo Presidente, Fábio Inthurn, conseguiu uma coisa inédita para eventos deste tipo: juntou todos os prefeitos da região: o pop star Fabrício de Oliveira (New-PL), Tiago “Bagual” Baltt (MDB), Liba Top, ops, Fronza (UB) e o barbudinho Volnei Morastoni (MDB). O único prefeito que não deu as caras, foi o de Penha, Aquiles da Costa (MDB). Estiveram lá vereadores, secretários municipais, a diretoria da ACII, um monte de empresários e uma carrada de bisbilhoteiros.
Sinduscon
Os prefeitos demonstraram o respeito que têm pelo Sinduscon e pelo Fábio. E a fala do novo Presidente do Sinduscon, Fábio Inthurn, foi uma constatação de que a construção civil está comprometida com as cidades e com a vida das pessoas que vivem nelas. Demonstrou humanismo e responsabilidade. “Construção Civil é mais do que parede, é fazer a cidade crescer em condições muito melhores”. Gostei!
Política
O prestígio do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí Açu tem muito da pessoa do presidente, Fábio Inthurn. Tem muita gente que diz que a grandeza política do Fábio ficou evidente e que ele será muito importante na arquitetura política do que está por vir. Tijolo por tijolo, os olhos ficaram bem atentos para o futuro. Ninguém tem mais dúvida de que o cenário político vai contar com personalidades que sejam expressão de confiança e capacidade.
Blábláblá
Depois da sessão ordinária da última quinta-feira, rolou uma sessão extraordinária que foi noite adentro na piramidal casa do povo pexêra. As excelências excelentíssimas ficaram quase duas horas discutindo um único projeto.
Salvadores da pátria...
O bendito projeto de guarda armada nos educandários. Os nossos amados heróis legislativos fizeram um blábláblá, todos querendo tirar uma casquinha do projeto, sendo os pais da criança e, como se isso resolvesse todos os problemas da segurança dos alunos e das escolas.
CPI da Homofobia
Pela primeira vez na história política da Santa & Bela Catarina, uma câmara de vereadores cria uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar um caso de homofobia dentro da estrutura administrativa do município. Esse avanço é da casa do povo do outro lado da vala, em Navega City.
Adesão
A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada na última quinta-feira, e já tem a adesão dos vereadores Gabriel dos Anjos, o anjo ceifador (PSC), Paulinho Meia Praia (MDB) e Jonas de Souza, o Mano Souza (PL). A tendência é que outros parlamentares venham a aderir nessa semana, quando devem iniciar os trabalhos.
Omissão
As excelências excelentíssimas devem ouvir todos os envolvidos, incluindo o servidor homofóbico protegido do prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), os servidores agredidos pelo dito cujo e certamente o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes, Marcos Zaleski, que vem se mostrando omisso no caso.
Pegou mal
A repercussão das postagens do homofóbico do IAN no grupo de zapzap do Conselho Municipal de Cultura, do qual ele é suplente, pegaram muito mal. Primeiro porque o servidor garganteia que é “imexível” porque sabe demais não baixa a bola.
Sabe demais?
O servidor protegido do alcaide e do superintendente continua destilando seu ódio pelos corredores do IAN, e principalmente porque ninguém toma atitude dentro da prefa. Será que ele realmente sabe demais??? Esse servidor também foi denunciado por desvio de função.
Puxadinho...
A denúncia contra esse servidor já foi protocolada no Ministério Público de Navegantes, juntamente com tantas outras que tramitam no órgão. Na hora que a Promotoria começar chamar os envolvidos para depor, o Liba Top vai pedir para fazer um puxadinho no fórum para mudar o paço para lá, assim fica mais próximo, pois a demanda será grande. Haja combustível...
Revolta
Nos corredores da casa do povo da Dubai brasileira, corre a informação que apoiadores e cargos de confiança importantes nas duas eleições do prefeito Fabrício Oliveira (New-PL) ameaçam uma rebelião, muitos deles são pré-candidatos à câmara de vereadores e outros sonham em ser os ungidos do governo pra sentar na estofada cadeira de prefeito em 2025.
Bolo pronto
Alguns chegam a dizer nos bastidores que abandonariam o barco, caso o candidato do prefeito viesse a ser o empresário e deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL). O CH teria jurado, mas ninguém sabe se com os pés juntinhos, que iria sossegar o facho e ficar na leleia, mas muitos garantem que ele já está em campanha...
Saco cheio
Os puxas estão de saco cheio do estilo do prefeito rei do povo de decidir, ops, de não decidir as coisas. Lascam que Fabrício vai levando com a barriga, empurrando, até onde não dá mais, deixando todos descontentes.
Carregavam o som...
Os mais afoitos debulham que o alcaide guitarreiro está dando muito mais valor para quem vem de fora, caso do MDB que chegou com tudo, tomando espaço e até fazendo com que o governo criasse mais cargos pra lhes acomodar. Enquanto o pessoal que tava junto, carregava os equipamento de som pra que ele pudesse cantar, tem sido tratado com pão seco. Oh, dor!
Lampadinha não votou
É o caso da subprefeitura que será ocupada pelo vereador licenciado Elizeu Pereira (MDB), onde criaram mais cabides, digo cargos, com a votação na semana passada. O vereador Anderson dos Santos, o lampadinha (Podemos), estava fora do plenário na hora que sacramentaram, ops, aprovaram.
Também não tinha
O lampadinha, digo, Anderson, ocupou o cargo e não tinha diretores. O próprio Elizeu esteve sentado na cadeira de subprefeito que, agora, ocupa novamente na época em que o prefeito era o psitacídeo, homem pássaro, Edson Periquito (Republicanos) e, não tinha esses cargos.
Promessa
Os perdigueiros da coluna que se espraiam pela city da praia alagada, digo, alargada, dizem que o pop star Fabrício tem dito a todos com quem conversa que o acordo firmado com o deputado Carlos Humberto, inclusive, com várias testemunhas, que o apoiaram nas duas campanhas vitoriosas, que não fechou pra ele ser candidato a prefeito.
Fala baixinho
Fabrício tem dito (pena que fala baixinho, parece que não quer que o CH escute) que o deputado estadual não seria candidato a prefeito de Balneário Camboriú agora. Do jeito que a coisa vai, parece que o caldeirão vai ferver ainda mais e esparramar pra todo lado... Ai, ai, ai qui dor!
Quinto constitucional
Tema que deve render debates na sequência, nos bastidores e comissões permanentes da Assembleia Legislativa, é a possibilidade de mudanças na regra do tal do Quinto Constitucional para a escolha de advogados para integrar uma vaga no Tribunal de Justiça (TJ) de Santa Catarina.
OAB
O entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Alesc, teve aprovado no colegiado requerimento de sua autoria em que convida a presidente da OAB-SC, advogada Claudia Prudêncio, para comparecer ao parlamento para falar e debater sobre possíveis mudanças na regra atual e que são definidas pela Constituição Estadual.
Mais experiência
É que Naatz, que também é advogado, prepara um Projeto de Emenda à Constituição Estadual – PEC, que altera o artigo 79 para aumentar o tempo de exercício da advocacia e idade mínima para participar do quinto constitucional.
Dez anos
Atualmente, a legislação prevê que um quinto dos lugares do Tribunal de Justiça do Estado será composto por advogados (e membros do MP) com mais de 10 anos de carreira, notório saber jurídico e reputação ilibada, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
Idade mínima
A PEC de Naatz propõe aumentar o exercício da atividade da advocacia para mais de 20 anos e estipula também o requisito de idade mínima de 55 anos para os advogados no momento da indicação ao quinto constitucional.
Experientes
A justificativa é no sentido de “garantir que profissionais mais experientes e capacitados sejam indicados para os tribunais, contribuindo para a qualidade e a confiança da prestação jurisdicional, além de renovação e diversidade na composição dos tribunais, valorizando a advocacia como um todo”.
Elites?
Como existe a tese de que para mudar a Constituição estadual também teria que se mudar a Constituição Federal neste item, a tendência é de que o debate seja ampliado. Até porque, alguns olheiros de plantão já comentam nos bastidores de que as mudanças seriam bem-vindas para “evitar algumas panelinhas e grupos elitistas que tem força política e econômica para encaminhar os apadrinhados de sempre”.
Edital
Enquanto isso, o edital da Ordem dos Advogados da Santa & Bela Catarina - para preencher vaga do Quinto Constitucional, já foi aberto desde o dia 19 último e os advogados interessados já podem se inscrever até 8 de maio.
Mulher
A canetada final é do governador Jorginho Mello (PL) e consta nos bastidores de que este ano a escolha seria pelo nome de uma mulher na disputa pela cadeira deixada pela desembargadora Salete Sommariva, que está se aposentando. A conferir os próximos capítulos.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.