Pelos Poderosos
Incapaz de passar a mão no telefone ou bater na porta dos membros do PL de Itajaí, o galego Rubens Angioletti (sem partido), que adora dizer que não é guiado por poderosos e sim pelo povão, foi buscar justamente o homem mais poderoso da Santa & Bela Catarina, e do PL, para tratar de sua filiação no Partido Liberal.
Acredite se quiser
Isso mesmo, diferente do seu discurso angelical onde relega os poderosos da política, o Anjoletti foi bater na porta do governador Jorginho Mello (PL), na companhia da deputada Ana Campagnolo (PL), para discutir uma possível filiação na sigla e a candidatura a prefeito em 2024. Depois, quando este pançudinho detona que o discurso é um e a prática é outra, tem quem reclame...
Incapaz de construir
O caminho escolhido mostra como o galego é incapaz de construir alianças sólidas. Mesmo reconhecendo a liderança maior do governador, os membros do PL de Itajaí merecem respeito e qualquer prato pronto que venha de Floripa vai causar um tremendo mal-estar no partido. Depois o galego não entende quando falam que ele é ruim de lida, não é confiável e não agrega a ninguém...
Se atrapalhando
Pra confirmar como o discurso do galego sobre os poderosos é diferente da sua prática, e como a fama de não confiável tá pegando nos bastidores, é só lembrar o caminho recente do Anjoletti na busca por uma sigla. Sempre querendo sentar e fechar com os poderosos, ele já teria assumido compromisso com o Progressistas e Novo, mas agora cisca pra cima do PL. Se atrapalhando de graça.
Os poderosos
Para ir pro Progressistas, Anjoletti procurou o poderoso senador turco-careca Esperidião Amin, praticamente dono da sigla na Santa & Bela há três décadas. Para ir pro Novo, Rubens foi atrás da maior liderança do partido, o poderoso prefeito de Joinville Adriano Silva. Pra quem ainda acha que o galego é do povo, é só ver que pra definir uma filiação ele foge das bases e vai pro colo dos poderosos.
Faz cena
E o pior dessa história toda é lembrar de toda cena que o galego fez quando estava no Podemos e o barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos) se filiou à sigla. O angelical Rubens saiu do partido dizendo que não conviveria com quem fosse ligado ao governo. Agora, na maior cara de pau, conversa com o PL, que é o partido mais fiel da base do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Efeito Osmar
Segundo linguarudos, o galego tá fazendo uma burrada atrás da outra, tentando correr atrás do próprio rabo, pois o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) anda voando na liderança da oposição, sendo mais eficiente na “política populista do povo, para o povo e com o povo”, e ultrapassando o galego nas enquetes e levantamentos internos feitos pelas siglas. “É pura dor de cotovelo”, soprou um desses linguarudos.
Fogo amigo
Tá na hora do prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), se ligar no famoso fogo amigo dentro do legislativo. Alguns integrantes da base governista e preconceituosa andam querendo atingir o presidente da casa, Gabriel dos Anjos (PSC), por baixo dos panos.
Atingem o Liba
Esses nobres edis, inclusive, procurando cabelo em ovo, e na intenção de atingir o presidente Gabriel, atingem o prefeito Liba junto. E, diga-se de passagem, vereadores opositores respeitam mais a figura do presidente do que a própria base governista.
Capacidade
O presidente, embora com pouca idade, já demonstrou que tem muito mais capacidade e mais experiência do que muita raposa que anda por ali. E o Liba que se ligue, porque entre uma e outra tentativa de rasteira pra cima do Gabriel o caldo pode entornar e sobrar pra tudo quanto é lado.
Se passando
O Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) anda se passando demais no papel de “líder da oposição”, querendo instalar uma verdadeira era dos justiceiros na política local para, na força do grito, resolver problemas que pelas burocracias do serviço público não são de soluções instantâneas. Quem vê Osmar cobrando parece que ele está falando de uma empresa privada, ou da sua casa, e não de um município.
Recrutou
Osmar recrutou alguns vereadores movidos por diversos interesses, uns de oposição mesmo, outros caçando likes e outros doidos pra voltarem pra base do governo, e mobilizou alguns pais e alunos para pressionar, no modo invasão de gabinete, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) por soluções imediatas de segurança nas escolas. O tema é importante, mas não dá para apelar para a ignorância.
Enquanto...
... Osmar e outros vereadores aplaudiram o governador Jorginho Mello (PL) por anunciar que em 60 dias cada escola estadual contará com um policial militar, os mesmos amados heróis cobram do prefeito uma solução imediata, pra ontem. Então para o Jorginho Mello tudo bem ter burocracias, mas pro Volnei não? Isso tudo só pra causar e forçar uma candidatura a prefeito.
Enquanto... (2)
... a liberação do saque do FGTS para famílias atingidas por uma tragédia como chuvas torrenciais demora meses pra acontecer, e mesmo assim recebe elogios do Sancho Pança, o vereador quer protestar contra o município por ainda não ter liberado ajuda às famílias atingidas pelas chuvas no final do mês passado. Só porque é bonito gritar, dá engajamento e likes nas redes sociais, sem reconhecer as burocracias.
Falta respeito
Fale o que quiser do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), mas é preciso ter respeito ao ser humano por trás do prefeito, além de sua trajetória política, que chegou a diversos mandatos de deputado estadual, sendo presidente da leleia e governador interino. Se alguém conhece os caminhos pra chegar no objetivo, principalmente em tempos de crise, é o barbudinho, e não o Sancho Pança com sua gritaria.
Morreram na casca
Muitos gritões, gritonas e justiceiros do parlamento já morreram na casca politicamente. Os “Celsos Russomanos” da vida, quando saem da atividade legislativa, onde gritam à vontade, e depois concorrem a um cargo no executivo, são julgados pelo povão por falarem muito e fazerem pouco. Todo mundo sabe que a administração pública é travada e que não existem soluções mágicas.
Pesca da tainha
A senadora Ivete da Silveira (MDB/SC), acompanhada de lideranças do setor pesqueiro de Itajaí, se reuniu nesta quinta-feira com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, solicitando a revisão da portaria interministerial que regula a pesca da tainha durante o período da safra, que inicia no próximo dia 15 de maio.
Analisar
O ministro garantiu que nos próximos dias vai se sentar com técnicos da pasta para fazer uma análise e avaliar a possibilidade de revisão da portaria. “Nós aqui do Ministério sabemos da importância da pesca em Santa Catarina, economicamente e culturalmente, e por isso esse assunto é tratado como prioritário por todos”, disse o ministro André de Paula.
Diretamente
O modelo atual afeta diretamente o setor pesqueiro industrial da Santa & Bela Catarina, que definiu a cota de captura para este ano é de 460 toneladas para a modalidade de emalhe anilhado (artesanal) e de zero tonelada para a modalidade de cerco/traineira (industrial).
Credenciamento
O Ministério autorizou a temporada de pesca da tainha entre 15 de maio e 31 de julho de 2023. Para este ano, foram habilitadas 87 embarcações da modalidade de pesca artesanal – usarão emalhe anilhado com adaptações. Agora, elas passarão pela fase de credenciamento antes de começarem o trabalho efetivo em maio.
Apreendidos
A advogada e conselheira tutelar Glazielle Tereza Ponciano, em vídeo, mandou recado pra adolescentes que andam tocando o terror em redes sociais, ameaçando colegas e instituições de ensino. Glazielle, que se dedica com afinco e faz um excelente trabalho, avisou que serão apreendidos e responderão por seus atos. Correto.
Lixo humano
Cuspindo marimbondos com as notas relatando os bastidores da política dengo-dengo, o comissionado homofóbico do Instituto Ambiental de Navegantes resolveu classificar o DIARINHO como “jornal de esquerda e lixo tóxico. O articulista respeita o direito de expressão do nobre servidor, no entanto faz uso desse mesmo direito para classificar o dito cujo de lixo humano, afinal, é o mínimo que se pode dizer de um servidor que não respeita o gênero de seus colegas de administração, que usa veículos do município para fazer festinhas com prostitutas no interior e que ainda é tão barbeiro que bate a caminhonete e dá um prejuízo de mais de R$ 30 mil ao município. Ser detonado por um tipo assim não deixa de ser um baita de um mérito.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.