Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Sindipi e o novo comandante


(foto: divulgação)


O presidente do Sindipi, Agnaldo dos Santos, o Agoniado, e o ex-secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, visitaram a choupana do JC

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Pesca em alta

Difícil lembrar um ano em que a pesca teve tantas novidades quanto em 2023. Não bastasse a recriação do Ministério da Pesca no governo federal, a principal instituição do Brasil que agrega o setor também está de cara nova. O Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região) elegeu uma nova diretoria e agora está sob o comando do Agoniado, ops, Agnaldo Hilton dos Santos.

 

Agoniado

Corre à boca miúda que nunca um apelido carinhoso dado pela coluna fez tanto sentido quanto o do Agoniado. Isso porque o homem não para. Além de armador de pesca e empresário, ele é soamarino e faz parte da diretoria do Marcílio Dias. Depois de ter acumulado experiência na Secretaria da Pesca e do Turismo de Itajaí, Agnaldo está pra lá de gabaritado pra dar conta da pesca.

Confiante

Mesmo com decisões polêmicas e o desafio da gestão compartilhada do MPA, Agnaldo se diz confiante. Já mostrou que tem bom trânsito na esfera federal com o ministro do PSD e com o secretário estadual, Valdir Colatto.

Movimentou

Goste ou não do perfil entusiasmado, fato é que o novo presidente tem movimentado o Sindipi. A casa anda cheia desde que ele assumiu o leme da maior instituição sindical patronal da pesca do Brasil. Ao chamar o ex-presidente Jorge Neves para atuar ao seu lado como secretário da entidade, mostrou respeito à história da instituição.

Vai movimentar mais

Se a pesca já anda agitada, a expectativa é que fique ainda mais. Durante todo o evento da Ocean Race o Sindipi manterá no espaço da ACII (Associação Empresarial de Itajaí) um telão com transmissão de vídeos da pesca pro povão assistir essa atividade milenar que é a base da nossa terrinha.

Festa do Peixe

Além da regatona, o Sindipi também já está se articulando para conseguir toneladas de pescado para a Festa do Peixe e a ExpoMar - um evento que vai debater os rumos da pesca no Brasil e reunir parceiros comerciais da economia azul.

ExpoMar

Acerta o Sindipi ao trazer para Itajaí o protagonismo da pesca. Afinal, aqui é o maior polo pesqueiro industrial e não é à toa. Além de ter as maiores indústrias enlatadoras, a região tem mão de obra especializada e um grande potencial a ser explorado.

E a política?

Com um perfil democrático e agregador, é natural que o nome do Agnaldo seja cotado para um cargo político. Em visita ao socadinho escriba na manhã desta segunda-feira, na companhia do italiano entisicado Tarcísio Zanelato, Agnaldo jurou de pés juntinhos que não quer saber de política e fala em alto e bom som pra quem quiser ouvir que o partido dele é a pesca. Então tá.

Não querem

O ex-deputado estadual coronel Onir Mocellin estaria convidando os filiados do Republicanos pra uma reunião da executiva com o futuro novo presidente Fábio Rezes, o Fabinho, que continua no comando do partido do peixinho, o PSC, mas que na iminência da sigla se fundir com o Podemos deve deixar esse aquário partidário.

Via Moisés

O atual presidente Neguinho da Janamar e outros que os seguem não estariam nem um pouco contentes. Há quem defenda o boicote da bendita reunião da executiva com uma debandada, inconformados com a chegada de Fabinho via lá de riba, através do presidente estadual, o ex-governador bombeiro Carlos Moisés.

Gostem ou não

A verdade é que, gostando ou não, Fabinho tem dois vereadores que o seguem e forte liderança entre as outras excelências excelentíssimas. O Republicanos será presidido por Fabinho quer gostem ou não. É favas contadas e parece que os incomodados que não estão satisfeitos terão que desembarcar e pegar outra canoa...

Revoada

Desde as eleições municipais de 2020, o ninho do PSDB da mariscolândia tem sofrido com voos sorrateiros. Diversas aves de peso têm escolhido outras siglas para galgar seu espaço e obter êxito no próximo pleito de 2024, situação que tem preocupado o tucano chefe, o ex-prefeito Evandro Eredes. Na última semana, chamou todos para uma reunião. Bico por bico.

Penas ouriçadas

Evandro anda todo preocupado com o próprio pupilo e sócio, Adriano Tibeco, que recentemente fez um acordo com MDB, do prefeito Aquiles da Costa, para ser presidente da casa do povo. Agora, o Jesuel Capela, o Juju, detentor do simbólico título de maior puxa-saco, ganhou um cargo no governo de Aquiles. É o novo gerente administrativo da Procuradoria Jurídica.

Ficou atucanado

O ex-prefeito da capital do marisco ficou atucanado com a bicada pelas costas de Juju. Num grupo de zapzap, afirmou que o ex-companheiro de ninho vai para onde lhe dão comida e que durante 16 anos o ninho quentinho serviu. Por sua vez, Juju rebateu que foi esquecido pelas belas aves, as quais considera, hoje, serem de rapina.

Ninho com novo chefe?

Dentre os tucanos com maior experiência, há quem afirme que Tibeco e o atual vereador Célio Adolfo, o Celinho, estariam querendo tomar a presidência do partido, mas que ainda lhes carece poder de convencimento para unir os tucanos em um lindo coro único. Outra ave parece chamar a atenção: Luizinho Américo.

Ave que trabalha

Hoje ainda filiado ao PSDB, o ex-vereador Luizinho Américo tem trabalhado ativamente na defesa da pesca da Santa & Bela Catarina e tem o apoio das lideranças evangélicas. Os papa-mariscos afirmam que ele é o único nome capaz de dar um sabor especial no lambe-lambe - popular prato gastronômico à base de mariscos.

MDB tem um plano?

Flertando com Tibeco e trazendo Juju, além da briga e o distanciamento com a vice Juraci Alexandrino, nome não muito popular para as cabeças de um pleito, o plano do prefeito Aquiles pra ser o primeiro na história da política local a fazer o sucessor parece caminhar bem.

Cheio de ego

Aquiles está enfraquecendo as bases dos adversários e seus possíveis opositores não estão se alinhando. O Partido Liberal, o PL, por exemplo está a cada dia mais cheio de ego e não consegue convencer a população com seus pré-candidatos.

Deba

Nas últimas quatro eleições municipais do outro lado da vala, em Navega City, o ex-prefeito Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza, disse que seria candidato a prefeito, mas na hora H pulou fora.

Acabar com o currículo

Agora, o vereador Paulo Melzi, o Paulinho Meia Praia (MDB), segundo os linguarudos dengo-dengo de plantão, dizer que o Deba, aos 78 anos, será vice dele nas eleições de 2024 é acabar com o currículo. Além disso, os mais novos nem sabem quem é ou foi o Deba.

Carona

O que Melzi dos olhinhos azuis quer é pegar uma carona com o Debinha Malvadeza para se gabaritar e tentar ser o candidato do MDB nas próximas eleições pelo partido. Só que antes disso ele tem que disputar dentro da sigla com o ex-vereador Samuel Paganelli que é bem visto entre os emedebistas.

Não se renovou

O problema do MDB navegantino é que pouco se renovou. As lideranças envelheceram politicamente e não permitiram uma renovação. Não deixaram ninguém se apresentar com medo de que pudessem fazer sombra...

Mesa posta

O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), reuniu os seus colaboradores do paço de pedra de Camboriú pra um almoço no último sábado. O intuito foi promover um maior entrosamento. O resultado positivo fez com que o alcaide pense em promover outros encontros com outros setores da prefa.

Pegou mal

As benditas placas erradas que foram colocadas em obras do outro lado da vala, em Navega City, citando nome de abobrões, inclusive da secretaria de Obras que saiu ano passado, e destacando que a presidente da câmara seria a Lu Bittencourt (PL), enquanto o presidente é o Gabriel dos Santos (PSC), repercutiu negativamente entre as excelências excelentíssimas.

Daí se entende...

Ou é má-fé, burrice ou proposital colocar em placas o nome errado de quem está no cargo e enaltecer quem não está mais na função. Há quem diga que o prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), que vira e mexe afirma que não vai à reeleição, que seu nome nas placas poderia dar lugar a ex-presidente da câmara de vereadores, a Lu Bittencourt. Sério?


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Bate-papo com quem manda

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta



Blogs

A bordo do esporte

Novidades da vela oceânica brasileira debatidas pela ABVO e Velejar

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação