Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pirica e Pavan juntos


(Charge Manfredini)


Hummmmm... Os políticos pássaros, Edson Periquito (Republicanos) e Leonel Pavan (PSDB), podem se abraçar com interesses comuns em Balneário Camboriú e Camboriú

 

Caldeirão ferve

Pra quem estava esperançoso de que com o fim do verão as altas temperaturas ficariam mais amenas na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, pode se preparar porque tão cedo a temperatura não vai baixar, pelo menos nos bastidores políticos.

 

Pé na bunda?

A última conversa, e possível acordo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), seria de exonerar o secretário de Obras, Alexandre Silveira (MDB), para voltar pra casa do povo, onde seu suplente, o irmão Mayer (MDB), uma sessão sim e outra também fala um monte de bobagens, inclusive contra o governo.

Pirica?

O burburinho é de que o novo secretário de Obras seria o ex-prefeito da Dubai brasileira Edson Periquito, que deixaria o Republicanos pra retornar ao MDB e ser o candidato à sucessão do prefeito Elcio. Pirica tem feito vídeos sobre Camboriú há algum tempo, com propostas de resolver problemas etc.

Não fica...

E existe a possibilidade de que a condenação do ex-prefeito psitacídeo de Balneário Camboriú possa estar resolvida até 2024 e, com isso, Pirica possa ser candidato em Camboriú. Imaginem só. Os puxas mais afoitos dizem que, com o Pirica, pior não fica!

Amor & Ódio

Inclusive, quem poderia deixar de lado seu intento de ser candidato a prefeito em 2024, na cidade-mãe, é o também ex-prefeito da Dubai brasileira, o ex-tudo Leonel Pavan (PSDB). E isso seria pra apoiar Periquito, que por sua vez apoiaria a filha bocuda e emplumada, a vereadora Juliana Pavan (PSDB), que deseja cair na disputa da principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca.

Vaca voa!

O PSDB e o MDB dos dois lados da BR 101 nunca se bicaram. Sempre viveram um ódio sincero. Agora, por interesses e conveniência, as siglas e suas lideranças, Periquito e Pavan, podem se unir um apoiando o outro. Pavan gosta de dizer que na política até vaca voa...

Azedou

No MDB, o secretário de Obras Alexandre sonha acordado em ser o candidato à sucessão. O vereador Claudinei Loos é outro que também quer ser o ungido do MDB e do prefeito, e ainda tem a secretária de Educação Maria Alice, só pra citar alguns do mandabrasa. Essa situação já teria azedado os ânimos no partido.

Furdunço

O problema é convencer as lideranças tucanas e emedebistas de que esse acasalamento, digo, união, seria o melhor pra cidade e as siglas. O MDB seria cabeça de chapa e vice o PSDB. Imaginem o furdunço desse povo todo junto?

Filho do Galo

Por outro lado, tem um grupo de oito vereadores que pode colocar água nesse chope. O cenário pode ter outro desenho, com o PSD, União Brasil, Podemos, PDT e PL lançando o filho do saudoso ex-prefeito Edson Olegário, o Edinho Galo.

Apoio

O filho do Edinho Galo, o Fabiano Olegário, o Fabianinho (PDT), que quis ser vice do prefeito Elcio e foi rifado na reeleição do alcaide, teria o apoio do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), e do deputado federal Jorge Goetten (PL).

Rejeitado

O ex-líder do governo Gelson Merísio, ops, Rodrigues (Cidadania), teria rejeitado colocar seu nome na CPI do Saneamento da Dubai brasileira. Ah, desculpem, continua líder, acabei me atrapalhando, porque o ex-oposicionista ferrenho e dublê de vampiro italiano, o Nilson Probst (MDB), defende muito mais o governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) do que o Gelson. Política dinâmica?

Culpa de Camboriú

O vereador Gelson, sem nem ficar corado, além de recusar o pedido de CPI do saneamento, ainda escrevinhou no documento que “BC não tem culpa se a cidade de Camboriú não faz a sua parte com relação ao saneamento, pois nossa cidade é 97% saneada, a mais saneada de SC!”

No mundo da lua

Não se pode negar que a falta de coleta de esgoto de Camboriú, que é despejado no rio Camboriú, prejudica a balneabilidade, desembocando no mar. Mas a Emasa, o tratamento, os erros e problemas impactaram e muito. Será que Gelson anda no mundo da lua?

Bronca aquosa

Uma pendenga judicial que se arrasta desde 2004 envolvendo uma ação popular junto à justiça federal, de autoria do hoje atual deputado estadual Ivan Naatz (PL), teve mais um capítulo nesta semana, desta vez na chamada última instância recursal, neste caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Derrubou

Uma decisão do ministro relator Sérgio Kukina derrubou recurso especial do município de Penha e Casan, que tentavam barrar decisão ainda de 2010, do Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4), dando ganho de causa à ação popular de Naatz e determinando a implantação da rede de esgoto em Penha “até 2013”.

Contrato e objeto

Casan e prefa alegavam no recurso a perda do objeto, já que depois de 33 anos de vigência o contrato entre a prefa e a concessionária havia acabado em 2011. Só que a decisão do STJ deixou claro que “o final do contrato de concessão não representa perda do objeto da ação”. Ou seja, a prefeitura, como ente responsável pelo saneamento municipal, continua com a obrigação da implantação da rede de esgoto.

Bloqueio

Na época da ação, um pouco antes da decisão de mérito de 2010, entre 2007 e 2008, a justiça federal já havia concedido também uma decisão liminar, obrigando a prefeitura a reter-bloquear 50% de tudo que arrecadava com a cobrança da água em Penha para criar um fundo de implantação da rede de esgoto. Entretanto, Casan e prefeitura conseguiram derrubar a liminar no Superior Tribunal de Justiça.

Vai executar

Agora, com a nova decisão do STJ, negando o recurso especial da Casan e da prefeitura, o deputado Ivan Naatz entende que está valendo a decisão inicial da justiça federal de 2010. Assim, pretende pedir imediatamente a execução da sentença e novamente o bloqueio de 30% dos recursos arrecadados com o pagamento da taxa de água à concessionária Águas de Penha e à prefeitura.

Inédita

Para Naatz, “a decisão do STJ é inédita e extraordinária para os interesses da população, das comunidades, de terem efetivamente uma forma de assegurar direitos básicos como saneamento e saúde diante dos impostos e taxas que pagam para terem esse serviço.”

Cronograma

Enquanto isso, conforme já noticiado, a prefeitura de Penha e a atual concessionária já anunciaram publicamente, na semana passada, um cronograma de obras para implantação do sistema de esgoto, prometendo que desta vez a coisa vai para a frente. A conferir como vai terminar essa pendenga toda, se o povo contribuinte realmente será beneficiado ou mais uma vez as promessas se arrastarão por anos a fio, como neste caso judicial.

Mercado de pulgas

Desde a noite desta sexta-feira, durante este sábado e até o final da tarde de domingo acontece o maior mercado de pulgas do Sul do Brasil, na capital do marreco assado e da pronta-entrega, Brusque. O evento cresceu tanto que em vez de duas edições anuais este ano serão três. Oportunidade de adquirir peças antigas, revisitar o passado e conhecer também. No mínimo vale o passeio.

Suspensão da pesca das escamosas

O senador Jorge Seif, o zero meia (PL), oficializou pedido de informações aos ministérios da Pesca e do Meio Ambiente sobre a suspensão da pesca das escamosas, ops, tainhas. Seif fez requerimento onde solicita informações e parecer técnico sobre a portaria interministerial que inviabilizou o exercício da atividade pesqueira industrial, essencial para a economia da Santa & Bela Catarina.

Requerimentos

O senador Jorge Seif oficializou o envio de requerimentos com pedidos de informações à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao ministro da Pesca, André de Paula, sobre a drástica redução nas cotas de captura da tainha para a safra de 2023.

Cotas

Na sua solicitação, Seif traz subsídios técnicos e relembra que, na sua gestão, enquanto secretário Nacional da Pesca, estabeleceu cotas para todas as modalidades de pesca, que no caso da tainha é uma tradição cultural, gastronômica e que move toda a economia do estado.

Redução brusca

“Essa portaria representou uma brusca redução dos níveis praticados até o ano passado em relação aos pescadores artesanais (68%) e inviabilizou o exercício da atividade pesqueira industrial, essencial para a economia de Santa Catarina. Tudo isso de maneira abrupta e sem qualquer discussão prévia com as pessoas e empresas afetadas”, justificou o senador.

Prejuízos

Para Seif, além de prejudicar os consumidores que pagarão muito mais pelo produto, toda a cadeia produtiva será prejudicada, como pescadores, empresas pesqueiras, indústrias de transformação e transportadores de pescados e produtos processados. “A portaria é absurda e não traz informações ou dados técnicos que a sustentem. Por isso, exigimos explicações para essa medida arbitrária”, completou.

Revisão

Ainda no dia 1º de março, Seif esteve em audiência com o ministro da Pesca, André de Paula, solicitando a revisão da portaria, como também enviou ofício ao ministro, solicitando essa e outras reivindicações do setor pesqueiro, que aguarda respostas.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você já está protegido contra as doenças respiratórias e vacinado?

Ainda não, mas vou conferir como está a vacinação da minha família

Eu não acredito em vacina!

Nem sei...

Sim, tomei a vacina da gripe e estou com a da covid em dia

Tô indo me vacinar agora



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Colunistas

Acidente, auxílio-acidente e aposentadoria: quando a limitação garante mais do que um benefício

Direito na mão

Acidente, auxílio-acidente e aposentadoria: quando a limitação garante mais do que um benefício

Navegar na orla fica proibido na safra da tainha

Charge do Dia

Navegar na orla fica proibido na safra da tainha

Convocações

Coluna Esplanada

Convocações

Prefeitos da região em reunião com banco BTG nos States

JotaCê

Prefeitos da região em reunião com banco BTG nos States

Nova cara do Marinheiro

Show de Bola

Nova cara do Marinheiro




Blogs

Você utiliza  sementes de melão?

Blog da Ale Francoise

Você utiliza sementes de melão?

Congresso inédito sobre comunicação pública na capital manezinha

Blog do JC

Congresso inédito sobre comunicação pública na capital manezinha

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos

A bordo do esporte

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.