Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Projeto das creches não é votado


(foto: Davi Spuldaro/CVI)


Sessão na piramidal casa do povo ferveu na última terça-feira entre oposição e situação, com rounds de ambos os lados...

 

Polêmica

A base governista, mesmo em minoria na piramidal pexêra, segundo os perdigueiros da coluna, tá despertando apoio popular para um projeto de compra de vagas em creches particulares.

 

Na parede

Com habilidade, o líder, o barbudão Douglas Cristino (PDT), tá botando na parede a oposição. Alguns perdigueiros lascam que o interesse não seria o orçamento, e sim queimar quem for contra. Sério?

Acordo com Anna?

Um dos pontos chaves da estratégia, segundo a raça de linguarudos, é um acordo de bastidores com a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB). A galega teria negociado sua posição a favor do projeto em troca do apoio logístico da Secretaria de Educação para levar alunas do 9º ano do ensino fundamental para eventos da Procuradoria da Mulher.

Não é boba

A galega, que de boba não tem nada, escolheu para a ação justamente as alunas do ensino fundamental, cuja idade está mais próxima de fazer o título de eleitor. Muitas das meninas levadas pela Secretaria de Educação para ouvirem o falatório já estarão aptas a votarem no ano que vem, e, as demais, em 2026. 

Muy amigos

A raça também tá querendo fazer colar na Anna a alcunha de “biscoiteira”. Isso porque depois da primeira discussão sobre a urgência do projeto, quando a Dom Quichata deu uma banana pra oposição e anunciou voto favorável, o líder do governo fez chegar ao gabinete da galega dois carrinhos carregados de biscoitos.

Biscoiteira 2

Os mimos do líder do governo para a Dom Quichata seriam para incrementar o lanche das alunas levadas pra piramidal. Quem conhece bem de política sabe que não existe almoço grátis. 

Versões

Outra estratégia tentada pelo governo foi a de encher o plenário da piramidal de pessoas pedindo a votação do projeto de lei. Segundo os olheiros na plateia, só tinha gente ligada às escolas que vendem vagas e muitas funcionárias dessas escolas estavam lá obrigadas. Já os governistas alegam que eram mães de crianças que precisam das vagas nas creches e que estão cabreiras com politicagem com um assumto tão sério. E agora?

Outros caminhos

Os entendidos dizem que o governo tem lastro de sobra para ampliar o orçamento por decreto, sem que o projeto de lei precise passar pela piramidal, mas estaria usando um tema de apelo popular  pra tentar colocar a oposição na parede. Sério isso? Mas o jogo não era justo o contrário?

Parado

Já os governistas alegam que o projeto é importante e o que anda acontecendo é sacanagem da oposição pra tentar queimar o governo. Contam que o projeto ficou parado pra ser analisado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e não foi à votação.

Três do contra

Comissão que tem como presidente o Bruno da Saúde (MDB), vice-presidente Odivan Linhares, o Mamão (PSB), e relatora a bela do Selmo Chris Stuart (PSC). E que a ação foi pra lá de feia, parecendo uma baita politicagem, visto que a comissão recebeu oficialmente todos os documentos na segunda-feira e Mamão já tinha recebido na sexta-feira.

Presentão

O vereador barbudão Douglas Cristino (PDT), líder de governo, lamentou que na véspera do Dia Internacional da Mulher a piramidal estava dando esse “presentão” pras mães que tanto precisam que seus filhos entrem na creche. Todos sabem que a filha por creche em Itajaí está gigante.

Vaiado

O jovem Bruno da Saúde, que se continuar desse jeito não se reelege nem pra síndico, tentou justificar o injustificável e tomou uma baita vaia da mulherada. Mamão também tentou argumentar o fato de sentarem no projeto e foi outro que ouviu o berraceiro. O griteiro seja de mães ou de donas de creches que alugam vagas foi alto.

Politicagem...

No final, pra alguns ficou claro o jogo pesado entre situação e oposição que está presente na comissão e que começam a tratar com politicagem até mesmo os projetos fundamentais pra sociedade, só pra ser contra tudo que o governo manda pra câmara. Jogo sujo.

Pensem nas pessoas

O fato foi lembrado pelo vereador Fabio Negão (PL) na última sessão, mostrando que pra tudo tem limite, e que os trabalhos, tanto de situação como de oposição, não podem nunca prejudicar o povo de Itajaí.

Só o primeiro?

Por outro lado, nos bastidores dizem que este seria só o primeiro ato de Bruno, Chris e Mamão pra brigar com o governo do qual faziam parte num passado recente. Se isso realmente rolar, acredito que será um grande tiro no pé dos próprios edis que estão queimados por terem perdidos cargos no governo. Vamos aguardar pra ver.

Dia da pink, digo, da mulher

Minha musa eterna da melhor idade, a pink Christina Barrichello, deu um show, digo, coloriu a praça Tamandaré na Dubai brasileira, para comemorar o Dia da Mulher. A foto oficial da prefa mostrou pracinha lotada e, enquanto a caminhada que iniciou as comemorações já tinha chegado na praça, ainda tinha gente saindo lá na rua 2000, onde começou.

Deixou de escanteio

Teve gente que disse que Christina tem entusiasmo de uma pré-candidata e isso é natural na pink, que chegou a deixar de escanteio a vereadora Juliana Pavan (PSDB) ao anunciar os vereadores que estavam no palco. Citou o presidente da câmara, David LaBarrica (Patriota), Kaká Fernandes (Podemos), Anderson da Silva (Podemos) e o Arlindo Cruz (PSD), que preferiu assistir na plateia.

Pré-candidata?

Segundo olheiros e fofoqueiros da coluna espraiados com camisetas do programa Abraço, o evento foi uma demonstração de que a pink não está para brincadeira, se posiciona e discursa como pré-candidata e sabe fazer um “fuzuê” como poucos.

Lotou

A Secretaria do Idoso encheu ônibus, convocou que cada comissionado levasse mais uma meia dúzia e lotou a praça Tamandaré, contrariando até as previsões do tempo, que mandou água na madrugada e nasceu um lindo dia ensolarado.

Foi depor

O uso da tribuna da vereadora acelerada Aline Aranha (União Brasil) durante a última sessão da piramidal pexêra deu um alento pra mulherada que andava cabisbaixa com o esquecimento de um suposto caso de assédio sexual ocorrido pelos lados do legislativo pexêro. Empoderada, a vereadora confirmou que denunciou o caso ao Ministério Público e para Polícia Civil, e que dentro do inquérito em andamento ela foi depor sobre o caso.

Audiência

Aline deve promover ainda este mês uma audiência pública sobre o tema assédio sexual. Se tem uma coisa pela qual a acelerada deve ser parabenizada é a garra de ter ido até o fim. O suposto caso já tem mais de um ano, e Aline tem lutado contra tudo e contra todos para que ele não seja sepultado pelos passadores de pano. Que bom que a polícia está investigando, e isso se deve à acelerada!

Rota de colisão

O clima anda quente na Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana. Não convidem o secretário Vanderley Dalmolin e o subsecretário Lu do Pedroni para estarem juntos no mesmo ambiente. Tudo porque Lu já está há tempos na pasta, tem feito um bom trabalho e granjeado respeito pelo pessoal da zona rural. Já Dalmolin chegou agora e anda enciumado com a atuação do Lu. Complicado...

Avô, tio, pai e filho

O João Olindino Koeddermann, que assumiu na casa do povo da Dubai brasileira na última terça-feira, tem o pai, o tio e o saudoso avô vereadores em Balneário Camboriú. Seu pai é o Dão Koeddermann e o tio o Gil Koeddermann. Os dois com dois mandatos. Já o avô Altamiro Koeddermann chegou a ser presidente da câmara de vereadores.

No sangue

O Altamiro era MDB, o primeiro mandato de Gil foi pelo MDB, o Dão hoje é MDB, e o seu filho Olindino também. Em 2001, Gil deixou o mandabrasa e se filiou no PSDB pelas mãos do Aécio Neves. A família tem o sangue na política.

Vai ter

A Cristiane Lira, que em contato com o socadinho escriba diz que “está presidente do PT” de Navega City, afirmou que não é verdade que a sigla será vice em uma candidatura ao paço do outro lado da vala liderada pelo ex-prefeito Bob Carlos (PSD) em 2024.

Albino vermelhinho

A chefona dos vermelhinhos dengo-dengo falou com todas as letras que o Partido dos Trabalhadores terá candidato à prefa. Questionada sobre possíveis nomes, Cristiane citou apenas o do ex-vereador Tarcísio Weise, o albino vermelhinho. Aparentemente, igual ao PT do lado de cá, em Itajaí, não existe novidade e nem renovação.

Gororoba do JC

Em 2023 a Gororoba do JC completa 15 anos de existência e tem tudo pra ser um dos maiores eventos. Quem deseja participar em apoio ao maior encontro político do sul do mundo, basta contatar através do (47) 98842-9084.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura



Blogs

Blog do JC

Baixinho rebaixado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação