Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prefeita Milena vence a queda de braço


(foto: divulgação)


O assessor Lucas Dias, do gabinete do deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL), com a prefeita de Vargem, Milena Lopes (PL), eleita presidente da Fecam

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Arrogância

O povo fofoqueiro da city parece que tirou a semana pra comentar o evento de filiação do ex-vereador Robison Coelho ao PL. Coçando a sacaria e fofocando, a turma faz a alegria da coluna, com comentários ácidos sobre o evento. Quem foi, e os que não foram, dizem que é difícil explicar a arrogância do senador que não se desfaz do sotaque carioca e do prefeito da Dubai brasileira.

 

Querem mandar

Isso porque Coelho tem anunciado o zero-meia Jorge Seif Jr. (PL), eleito senador sem mérito próprio nenhum, e o prefeito em fim de carreira Fabrício Oliveira (New-PL) como os grandes padrinhos da sua ida para o PL.

Petulância

Ou seja, uma baita petulância Robison ser lançado candidato a prefeito por gente sem raiz numa cidade como Itajaí. Se colocar o Seif no Promorar ou o Fabrício no Brejo, ninguém vai saber quem são, e nem eles vão saber voltar pra casa.

Escondeu

Ao mesmo tempo que se utiliza das duas figuras estrangeiras pra tentar se cacifar candidato a prefeito em Itajaí, Robison deu de ombros para ex-colegas de oposição, deixando eles bem deslocados durante o evento, e também cuidou pra nenhum dinossauro da política antiga (e como tinha gente sedenta por voltar ao poder) aparecer nas suas publicações. Enalteceu os forasteiros e escondeu a velha guarda. Mas eleição não se ganha assim...

Largou cedo

Problema disso tudo é que Robison largou muito cedo, e agora é vitrine de cristal pra essa turma que adora implicar com todo mundo. Com mais de um ano e meio para as eleições, Robison vai ter que fazer malabarismo para explicar pro seu eleitor onde está a sua coerência em ser lançado candidato por gente de fora e antiga, depois de um tempo bradando renovação e valorização política de Itajaí.

Sem entusiasmo

Quem esteve presente no evento também se constrangeu com o enaltecimento ao zero-meia e ao prefeito da Dubai brasileira, enquanto pra falar do deputado federal Jorge Goetten (PL) o entusiasmo de Robison não parecia ser o mesmo. Apesar de anfitrião do evento, o único deputado federal de Itajaí não parecia ter tanta importância quanto os forasteiros.

Ponderado

Isso porque Goetten tem se apresentado ponderado contra fanatismos e radicalismos da extrema direita, movimento que Robison nunca teve coragem de condenar e, quase sempre, passou pano para atos como as manifestações em frente à Marinha do Brasil e os atos golpistas no dia 8 de janeiro, recheados de incentivo à desobediência e ao vandalismo. Outra ginástica interessante pra Coelho se equilibrar.

Falando em velho

E por falar em velharia, o PT de Itajaí, através de seu presidente Gerd Klotz, cravou que Coelho já nasce um candidato envelhecido, mas o partido também não tem capacidade de olhar para o seu próprio umbigo. O PT nunca se renovou em Itajaí ou em Santa Catarina, razão pela qual não elege vereador há duas eleições, e nem deve se renovar para o próximo pleito. Bora olhar pro próprio rabo, gente.

Mesmos de sempre

Na manifestação do Partido dos Trabalhadores, os nomes sugeridos são os mesmos de sempre, de muitos e muitos anos, sem nada novo para o eleitor que gostaria de optar por uma candidatura mais à esquerda. É fácil apontar o dedo pro Robison nessas horas, mas na vez de fazerem a renovação também ficam devendo. Não tem votos nem pra síndico de sindicato...

Destino Sodré

A pá de cal no discurso do PT deve ser o destino do partido em Itajaí, que não vai ter pra onde correr a não ser indicar um nome de vice para o Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), que, na impossibilidade de ser novamente candidato a vice-prefeito, deve arriscar uma candidatura “unificada da esquerda”. A pergunta que fica é: onde está o novo nisso? Talvez o Sodré enfrentando a urna seja a novidade. Criou coragem...

Décio e Dário

A própria eleição de 2022 mostrou a dificuldade do PT da Santa & Bela Catarina em se renovar. A frente de esquerda liderada pela sigla tinha nos bastidores da articulação o ex-deputado Gelson Merísio (SD), Décio Lima (PT) candidato ao governo e Dário Berger (PSB) ao senado. Somados, mais de meio século de mandatos só nesses três nomes. Podem até ter razão em falar do envelhecido Coelho, mas fazem igualzinho ou pior...

Copia & Cola...

Perdigueiros de plantão no outro lado da vala sopraram pra este escriba que a prefa de Navega City pagou R$ 900 mil para a elaboração de um novo Plano Diretor, mas na verdade o documento é uma cópia do Plano Diretor de Timbó.

Especialistas...

E, não bastando dar com a língua nos dentes, o perdigueiro dengo-dengo, antenado que é, fotografou o documento entregue pela conceituada universidade que comprova a cópia, na qual os “especialistas” nem se deram ao trabalho de mudar o nome das cidades. Eitcha gente linguaruda...

Considerações

Aliás, valem mais umas considerações frente aos envelhecidos e sem expressão nomes do PT em Itajaí: uma possível candidatura do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, é inevitável. Sodré está há seis anos como vice-prefeito. De suas relações restaram o que foi construído durante o último pleito, quando o PDT estreitou laços com o PT catarinense, encarando a onda violenta dos bolsonaristas.

Segundo turno

Gostando ou não, a aliança estadual colocou o PT no segundo turno e firmou posição mesmo que de oposição. Não se pode desdenhar de uma aliança que vá para o segundo turno, principalmente no meio de todo o tiroteio que foi e do agravante geográfico. Sodré estaria mais do que certo e merece ocupar esse espaço.

Pela esquerda

Se o casal Lima (Décio e Ana) realmente quiser ampliar e renovar essa aliança na Santa & Bela Catarina, pelo menos na city pexêra, essa conta vai ter que passar pelo PDT. Primeiro, pela lealdade do processo difícil que ambos passaram para defender a candidatura de Lula por aqui.

Prioridade

Segundo, porque o nicho eleitoral do povo que votou em Lula é um eleitorado de respeito e que tende a voltar se o desempenho do governo federal for satisfatório. Se se confirmar o que está posto, a candidatura a prefeito de Sodré com o apoio programático dos vermelhinhos, por respeito, será a prioridade do comando do PT catarinense.

Espaço

A união das bases de esquerda e que mobilizam a massa trabalhadora pública e privada, se não der a eleição a Sodré, lhe dará sem dúvida um espaço favorável para se fazer política longe da letargia em que o governo do barbudinho se encontra há algum tempo, completamente isolado, inclusive da política ativa, que deveria estar sob seu comando. E, voltando a rabiscar aqui, a novidade é o Saldré, ops, Sodré, enfrentando as urnas... E vão dizer que não é?

Roleta russa

Segundo políticos que circulam no paço da Vila Operária, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) tem pensado isoladamente diferente de tudo e de todos. Ele deve tentar a sorte para o pleito de 2024, apostando em uma mulher conhecida apenas nos corredores do paço.

Poderosa

Mulher essa, poderosa, que nos últimos tempos tem sido empoderada, inclusive, com os cargos que Morastoni tomou das excelências excelentíssimas, que, segundo o próprio Volnei afirmou em entrevistas, traíram sua confiança.

 

Depender da sorte?

Confiança traída durante as tratativas das últimas duas eleições pra mesa diretora da piramidal, segundo o alcaide. Depois de tantos anos de luta, depender da sorte para algo tão importante como a sucessão que consolida o legado de um político seria acreditar em milagre além da conta. Não? Mas Volnei acreditou (ou acredita?) até em cloroquina contra a covid...

Influência do Naatz

A eleição da prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes (PL), como presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), teve as digitais do gabinete do deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz.

Escalou

A liderança do partido na leleia escalou o assessor Lucas Dias, que bate ponto no gabinete do Naatz, pra trabalhar na articulação pelos votos dos prefeitos na vitória de Milena, que venceu o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), de lavada: foram 96 votos pra Milena e minguados 68 pro Aquiles.

Força no gogó

O assessor Lucas passou o final de semana ao telefone com diversos prefeitos do estado, a pedido da liderança do PL. Milena teve o apoio total dos deputados do Partido Liberal, do governador Jorginho e trabalhou muito pela eleição.

Água no chope

Aquiles tinha tanta certeza na vitória que tinha até preparado a festa para segunda à noite na capital manezinha. Ainda na segunda, ele almoçou com o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) num chiquetoso restaurante do Shopping Itaguaçu. Moisés tava tentando ajudar Aquiles na busca por votos. Não logrou êxito.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Bate-papo com quem manda

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta



Blogs

A bordo do esporte

Novidades da vela oceânica brasileira debatidas pela ABVO e Velejar

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação