Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Zanatta e Boulos juntos em Brasília


(foto: divulgação)


O vereador Eduardo Zanatta (PT), entre vários encontros e compromissos em Brasília, acabou se encontrando com o deputado federal eleito Guilherme Boulos (Psol/SP)

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Cabo de aço

A volta do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) desencadeou uma guerra declarada entre cabeças coroadas do governo sobre a questão do porto de Itajaí. No foco das discussões acaloradas a prorrogação do contrato da APM Terminals, acertada pelo prefeito em exercício Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), e pelo superintendente Fábio da Veiga após ouvirem a Antaq.

 

Do contra

Problema é que uma minoria barulhenta dentro e fora do governo, que exerce pressão e influência nas decisões do barbudinho, estaria tentando convencê-lo a dizer um tchau para maior armadora do mundo e aceitar a CTIL sem cargas no comando da área privada do Porto de Itajaí. Se o prefeito precisava voltar aos poucos, essa raça não respeitou as recomendações médicas.

Entraves

Enquanto o prefeito cuidou da saúde, em Brasília com as decisões da Antaq e na city em inúmeras reuniões envolvendo toda cadeia portuária, ficou claro que a CTIL não tinha condição de manter movimentação de cargas nos níveis atuais, sem contar os entraves burocráticos de toda ordem, como alfandegamento, uso de equipamentos e falta de segurança jurídica.

Racha

A influência dessa tchurminha do contra, que tem tirado a paciência do prefeito e trabalhado contra sua saúde há algum tempo, causou um verdadeiro racha na equipe do barbudinho. Secretários estrelados e de extrema confiança do alcaide, além do próprio superintendente do Porto de Itajaí, ameaçaram entregar seus cargos caso Volnei mande a APM embora.

Indecisão corrosiva

Problema disso tudo é que esse vai e vem, fica APM, sai APM, já deveria ter sido resolvido, no pior dos cenários, até metade deste ano. Todo esse tempo de indecisão é corrosivo pra cadeia portuária. Já perdemos linhas e navios para diversos portos da região e, mesmo se o contrato da APM for prorrogado, os reflexos já são pra lá de danosos, imagina mais um passo atrás.

Soco na mesa

O prefeito Volnei sempre foi um cara ativo, líder com mãos de ferro. Sua trajetória política tem tudo para se encerrar com chave de ouro, em 2024, e nesses dois últimos anos de mandato o barbudinho deveria ouvir menos essas pressões e mimimis e dar um soco na mesa pra cidade evoluir.

Univali

Como tem sido praxe desde que assumiu a gestão de templo do ensino superior peixeiro, o reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, acompanhado de seu staff de gestores, recebeu os edis da piramidal casa do povo itajaiense - da situação e da oposição -, além de outros representantes do paço da Vila Operária, para um plá bem de pertinho.

Prestação de contas

Relatam os fofoqueiros plantonistas que lá estiveram presentes que, fazendo uma espécie de balanço de gestão nesses quase cinco anos em que está à frente da nossa Univali, o reitor Cechinel escancarou em detalhes – sem letras miúdas nem pegadinhas – informações e números da universidade maior da city pexêra o que, segundo as mesmas fontes, impressionou positivamente a todos.

Evento prestigiado

Para se certificar das fofocas que chegaram em meus zovidos, este pançudo escriba visitou, inclusive, as redes sociais de alguns dos nobres edis pexêros. Realmente, confirmando o zunzunzum, ficou muito evidente o quão prestigiada foi a reunião na Univali.

Informações

O encontro teve a tchurma de excelências excelentíssimas da piramidal e da prefa pexêra presentes em peso ao evento, se acotovelando para conhecer os dados, os números e as informações apresentadas pelo reitor Cechinel.

Avanços

Além dos relevantes avanços nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação, da internacionalização, da cultura e da prestação de serviços para os poderes públicos e a iniciativa privada em todas as áreas, até os bocas de conflito, de boca aberta, mencionaram a sempre crescente posição da Univali nos mais chiquetosos rankings nacionais e internacionais de qualidade da educação superior.

Credibilidade

Os números impressionam, mesmo no meio da lazarenta pandemia do coronavírus que assolou o país e o mundo (e que ainda anda rondando), falando também da robustez e da impressionante velocidade da recuperação da credibilidade econômico-financeira, administrativa, jurídica e acadêmica de nossa casa do saber peixeira.

Índices econômicos – infraestrutura

Nozovidos deste escriba temente ao Altíssimo, os linguarudos presentes ao evento, tanto da situação como da oposição, disseram a uma só voz que os índices econômico-financeiros e de sustentabilidade apresentados por Cechinel demonstram que a Univali, que estava à beira da insolvência no final de 2017, encontra-se cada vez mais saudável e pujante.

Investimentos

Esta robustez da nossa universidade maior tem permitido, inclusive, expressivos investimentos financeiros em infraestrutura em todos os campi da universidade, garantindo melhores condições para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, com benefícios diretos para professores, alunos e toda a imensa comunidade atendida pela instituição.

Transparência

Como demonstrado através de inúmeras ações desde o início de 2018, quando, legitimamente eleito, Cechinel assumiu o comando e os destinos da Univali, a transparência tem sido uma das principais marcas da gestão capitaneada pelo atual reitor. Afinal de contas, é conhecido o ditado: quem não deve, não teme! (Pronto, falei!).

Aplausos

Segundo os relatos, vereadores da piramidal e administradores do Paço Municipal, orgulhosos e positivamente impactados com os números, as informações e, sobretudo, com os impressionantes resultados alcançados pela Univali em tão pouco tempo, fizeram questão de, ao final do evento, aplaudir o reitor Cechinel e toda a sua equipe pela excelência do trabalho de gestão realizado.

Nossa

A Univali é nossa: por isso este socadinho escriba, em sua conhecida missão de disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno (sempre para o bem da coletividade), fica muito feliz com notícias como esta, e se soma nos aplausos e cumprimentos a todos os administradores do grandioso templo do ensino superior peixeiro.

Em Brasólia

Prestes a assumir o poder em Brasília, o partido do vereador da Dubai Brasileira, Eduardo Zanatta (PT), aventa nomes que comporão o novo governo Lula. Esta semana ele e o vereador Patrick Machado (PDT) foram até a capital federal dar um plá para fazer novas conexões com os futuros administradores progressistas.

Boa circulação

Jovem parlamentar da Dubai, Zanatta tem boa entrada e receptividade junto à petezada na capital federal. Foi recebido pela senadora eleita Teresa Leitão, integrante do GT de Educação na Transição do governo Lula e referência nacional na pauta. Zanatta discutiu com Teresa assuntos relativos aos Institutos Federais, que deverão ganhar fôlego no governo petista a partir de 2023.

Professor Boulos

Outro encontro do vereador foi na hora do almoço na quarta-feira, quando conversou com o deputado federal eleito por São Paulo Guilherme Boulos (PSOL). Zanatta já foi aluno de Boulos num curso de Pós-Graduação, teve um papo animado com o antigo mestre, que se colocou à disposição m Brasília a partir do próximo ano.

Enquanto isso...

Na casa do povo da Dubai Brasileira, os bastidores para as eleições da mesa diretora vão de vento em popa. Segundo línguas afloradas da avenida das Flores, o nome do ex-presidente da casa Omar Tomalih (Podemos) não caiu bem no meio dos servidores da câmara, que, segundo nossa fonte, não gostam da gestão do vereador árabe.

Tabuleiro

Nas peças do tabuleiro de xadrez que virou as eleições para a casa do povo têm emedebista querendo entrar para o governo Fabrício, já com a ficha de filiação ao PL na gaveta para entrar de cabeça na administração do pop star. Tem também a oposição se articulando para complicar ainda mais a vida do prefeito. Muitos capítulos até a eleição da mesa diretora.

Coerente

O deputado federal eleito Jorge Goetten (PL)  gravou e postou vídeo no seu Instagram onde fala abertamente com os manifestantes que se fazem presentes em frente de quartéis espalhados pelo país. Goetten diz que se solidariza com o sofrimento dos manifestantes, mas que não pode se omitir de que nada vai mudar as eleições que aconteceram no fim de outubro.

Coragem

O empresário e deputado fala que permanece fiel ao PL, ao presidente Bolsonaro e ao governador eleito Jorginho Mello, e conceitua que, se tivesse um pingo de chance de mudar as eleições, ele iria pra rua. Foi o único dos políticos eleitos, do partido do presidente, que teve coragem e lucidez pra falar a verdade.

Golpistas

Lógico que o articulista não vê nenhum tipo de sofrimento em muitos que se dizem manifestantes, quando pedem golpe de estado, atentam contra a eleição, as instituições democráticas, o estado de direito, a democracia e a Constituição.

Punição

Não se pode deixar que tal situação passe em brancas nuvens. É preciso que as autoridades ajam, identifiquem quem banca essas atitudes criminosas e punam com rigor. Afinal, daqui a pouco o país vira uma balbúrdia por conta de arruaceiros e golpistas.

Foi pra cima

Ação de investigação judicial eleitoral foi protocolada pela advogada do deputado estadual Ricardo Alba (UB) por irregularidades na prestação de contas do deputado federal reeleito Fábio Schiochet (UB) e mais sete investigados por serem candidatos laranjas e receberem irregularmente a verba do Fundo eleitoral e do Fundão partidário.

Pedido

Na peça jurídica que tem mais 40 páginas, é feito pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Santa & Bela para que investigue os casos de abuso e irregularidades eleitorais supostamente cometidas pelo então candidato Fábio Schiochet, com a alegação de que a prestação de contas está irregular e o repasse do dinheiro também foi feito de forma lesiva, digo, ilegal, conforme aponta a denúncia.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura



Blogs

Blog do JC

Baixinho rebaixado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação