Colunas


Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Velhos atores


Nem assumiu, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu séquito já provocaram duas crises passíveis de consequências futuras no governo do PT. Guido Mantega, que vagueia atrás de uma função sem sucesso, aloprou e tentou abater a candidatura de Ilan Goldfajn à presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento, sem qualquer autoridade para isso – movido pelo ciúme. Illan, ex-presidente do BC, não é bolsonarista, apesar de avalizado pelo atual governo. E Lula não pode ver um jatinho que pula dentro. Não foi diferente na viagem que fez para o Egito, onde foi prestigiar a COP27 a convite da ONU. Viajou no Gulfstream 600, o mais caro do mundo, em companhia do dono, o empresário José Seripieri Jr, proprietário da Qualicorp, de planos de saúde. Quando veio a repercussão, o vice Alckmin correu para explicar que foi uma carona (ainda tem a volta) e que Seripieri foi convidado para o evento. O que o empresário entende de meio ambiente é um mistério, como sua delação para o MPF, na Lava Jato, que lhe rendeu uma facada de R$ 200 milhões de multa na conta. A carona de luxo deixou a Qualicorp, que deve se submeter às regras da ANS, na mira da oposição no Congresso: o deputado Sanderson (PL-RS) protocolou na PGR pedido de investigação sobre suspeita de conflito de interesse. 

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Volta dos amigos

Nomes que já foram importantes em gestões de Lula e Dilma, que andavam anônimos e esquecidos na praça, aparecem na transição e poderão ter cargos importantes no futuro governo. Entraram nos grupos temáticos os ex-ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc (Meio Ambiente), da Educação, Cristovam Buarque (Relações Internacionais), da Pesca, Altemir Gregolin (mesmo tema), dos Transportes, Anderson Adauto (Minas e Energia), da Saúde José Gomes Temporão (mesmo tema), da Educação, Henrique Paim (mesmo tema). A ex-deputada federal e jornalista Manuela D’ávila (PCdoB), que virou consultora de campanhas, entrou no GT da Comunicação.

Batalha do Turismo

A entrada de Marcelo Freixo (PSB) no GT do Turismo na transição atiçou a curiosidade dos próximos de Lula da Silva, que desconfiam de que o aliado carioca possa ser nomeado ministro. Freixo tem a companhia de dois expoentes do setor: a ex-ministra Marta Suplicy – cotada também para voltar ao cargo – e o senador Veneziano Vital do Rego, que representa a forte bancada suprapartidária do Nordeste ligada ao tema. Do setor hoteleiro, apareceu a única representante, Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree.

S.O.S. Guanabara

O deputado Gustavo Schmidt (Avante-RJ), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, pediu apoio na Capitania dos Portos para vistoria de barcos fundeados na Baía de Guanabara. Em especial no entorno da Ponte Rio-Niterói. A Baía tem 412 km quadrados, há relatos de centenas de embarcações abandonadas (desde pequenos barcos até navios como o que colidiu à deriva com a ponte) e suspeita de que alguns são usados pelo crime como depósito se armas e drogas.

Boletim médico

Os medicamentos vendidos nos hospitais do Brasil registraram em outubro deste ano queda de 0,61%. Segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais  desenvolvido pela Fipe e Bionexo, a variação foi menor do que a prévia do IPCde outubro dada pelo IPCA-15 (+0,59%), embora tenha superado o comportamento mensal do IGP-M/FGV (-0,97%).

Só piora

O Monitor do Fogo, do MapBiomas, indica que em outubro deste ano as queimadas no Brasil aumentaram 66%. Neste período, 3,4 milhões de hectares foram queimados (1,3 milhão de hectares a mais do que no mesmo mês de 2021). O Cerrado foi o bioma que mais pegou fogo em outubro: 1,8 milhão de hectares foram atingidos, crescimento de 196% em relação à mesma época do ano passado.

ESPLANADEIRA

# Marca de calçados sustentáveis Yuool conquista certificação internacional de Empresa B. # Austral Seguradora aborda Seguro Garantia no “Austral Talks”. # Estão abertas incrições para Programa Legisla Brasil. # Grupo Petrópolis inicia venda de lúpulo em pellets pelo e-commerce Bom de Beer. # Capemisa Capitalização se une ao Clube Utua. # Hospital São Vicente de Paulo do RJ recebe reconhecimento internacional do Programa Angels da Boehringer Ingelheim.

 

Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Esplanada

Anistia na canetada?

Coluna Esplanada

“Apagão” no MME

Coluna Esplanada

Saidinha é presentão

Coluna Esplanada

Sedex desastroso

Coluna Esplanada

Meu governo, meu jatinho

Coluna Esplanada

Ele não quer voltar

Coluna Esplanada

Oh, Minas Gerais

Coluna Esplanada

Palácio seria incendiado

Coluna Esplanada

Loteamento via Sedex

Coluna Esplanada

Faltam R$ 7 bi

Coluna Esplanada

Briga de coturno

Coluna Esplanada

Bye, bye, Miami

Coluna Esplanada

PF reforçada

Coluna Esplanada

Ingrediente político

Coluna Esplanada

Conselho custa caro

Coluna Esplanada

La vita è bella

Coluna Esplanada

Mesa para dois

Coluna Esplanada

Autofagia silenciosa

Coluna Esplanada

Casa em condomínio

Coluna Esplanada

Cai morte por armas



Blogs

A bordo do esporte

Recife (PE) pronta para receber a Globe 40

Blog Doutor Multas

Divisão de Registro de Veículos: entenda como funciona

Blog do JC

The Ocean Race

Blog da Ale Francoise

Moringa para imunidade

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Evandro Neiva

"Vila da Regata de Itajaí vai atrair mais de meio milhão de visitantes

Luíza Moreira

"Meu avô tinha uma marca de ferro na coxa. Hoje em dia eu me revolto ainda por causa da escravidão, porque ainda tem muito preconceito”

Alvim Sandri

"Levei a vida que a minha mãe ensinou: fé em Deus e andar certo

Marcelo Sodré

"A hora que entrar o contrato de arrendamento essa agonia se dissipa. As empresas vêm pra fazer o porto continuar crescendo”

TV DIARINHO

PROIBIDO ESTACIONAR! O principal acesso à praia do Cascalho, em Penha, voltou a ser palco do desrespeito ...




Especiais

Pesquisa de preços 

Sorvetes apresentam diferença de até 50,62% nos principais supermercados

80 ANOS

Sorveteria Seara chega à quarta geração unindo receitas de família e novas tendências

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Sete dicas pra curtir Balneário Camboriú num fim de semana 

Dia no mar

O que levar para uma refeição perfeita al mare

Deixa o vento me levar

Veleiros alugados navegam com grupos para alto-mar



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação