Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Voto secreto e escondido


Voto secreto e escondido

Vive-se agora no Brasil período de eleições gerais para o executivo federal e estadual, bem como para cargos de deputados e senadores. Em nosso país, vota-se desde 1532, quando, em São Vicente/SP,  foram eleitos  vereadores da Câmara Municipal da Vila, a primeira fundada no Brasil.

Itajaí passou a conviver com eleições desde 1834, quando os votantes escolheram aqui eleitores para ir votar na sede do distrito eleitoral, em São Francisco do Sul.

Então, vale relembrar como, no país e município de Itajaí, eram realizadas as eleições de antigamente e como se votava. As eleições gerais para a Assembleia Provincial, Câmara e Senado se faziam em duas etapas, porque a escolha dos representantes era indireta. Primeiro, em cada paróquia, os votantes escolhiam o eleitores e estes, reunidos na Igreja Matriz de cada município sede de colégio eleitoral, elegiam então os representantes: senadores, deputados gerais e deputados provinciais. Isso no tempo do Império.

Na primeira República, 1889/1930, acabaram-se os distritos eleitorais e a eleição em dois graus ou duas etapas. Eram eleitos diretamente os representantes legislativos; assim como presidente da República, governadores dos estados e prefeitos municipais.

Todavia, esses dois períodos da história do Brasil  tinham um proceder comum: o voto do cidadão não era secreto. Depois de ser alistado como votante, pela Junta Municipal de Alistamento, um serviço da Câmara Municipal, porque então não existia a Justiça Eleitoral, o eleitor tinha um título ou credenciamento para votar.

No dia da eleição, em frente à Mesa Eleitoral, ele recebia uma cédula onde deveria escrever o nome de seu candidato ou, quando apareceu a cédula impressa, apresentá-la aos mesários,  sem haver cabine indevassável. Isto quer dizer, tudo na frente dos mesários. O voto secreto só foi implantado no Brasil depois de 1930; bem como o voto das mulheres.

Então, em 1945, quando recomeçaram as eleições, na redemocratização,  despois da queda da ditadura de Vargas, em Itajaí sucedeu-se o caso seguinte. Na seção da Navita, na altura da rua Blumenau, apresentou-se uma mulher para votar. Tendo recebido um envelope para aí colocar a cédula de votação, ela se dirigiu à cabine secreta, de onde retornou sem  envelope e  cédula.

Os mesários logo indagaram onde estava o envelope com a cédula que deveria ser colocado na urna. A mulher retrucou contrariada: - Mas o voto não é secreto, como vou mostrar para vocês?

Depois de muitos argumentos e explicações pacientes dos mesários, a eleitora ficou convencida a retornar para a cabine e buscar o seu voto, que ela tinha posto escondido, numa fresta da parede, atrás de um armário!...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Sertanejos em BC

Coluna do Ton

Sertanejos em BC

Jair Renan faltou a Câmara para visitar o pai na prisão

JotaCê

Jair Renan faltou a Câmara para visitar o pai na prisão

Projeto 2026

Coluna Esplanada

Projeto 2026

Segurança reforçada para receber Alexandre de Moraes e Fachin em SC

Coluna Acontece SC

Segurança reforçada para receber Alexandre de Moraes e Fachin em SC

Black Friday

Charge do Dia

Black Friday




Blogs

Mais árvores para a cidade

Blog do Magru

Mais árvores para a cidade

Sacaneou o pai

Blog do JC

Sacaneou o pai

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil

A bordo do esporte

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil

O Socorro Improvável - Poema

VersoLuz

O Socorro Improvável - Poema






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.