Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Fabrício e Hang vitoriosos


(foto: divulgação)


O véio da Havan Luciano Hang e o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) são os vitoriosos da eleição

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Avisados

Em clima de terra arrasada nos bastidores da política local, os linguarudos de plantão têm lembrado que a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), e seu novo ex-noivo, o Paulinho Figueirense (PSD), foram avisados por este pançudinho que, ao celebrarem a dobradinha esdrúxula, seriam julgados sem dó nem piedade pelo eleitor, pra lá de sacudo com esse tipo de arranjo.

 

Fiasco

A galega derreteu seu capital eleitoral quase pela metade e viu despencar sua votação de 32.199 em 2018 para 18.325 nesta eleição. A Dom Quichata também perdeu o posto de mais votada da cidade, amargurando a terceira posição, atrás do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) e da campeã de votos em SC, Ana Campagnolo (PL). E olha que fundão não faltou. Fiasco tem nome!

Viola no saco

O itajaiense também deu um sonoro recado pro Paulinho Bornhausen, que achou que seria carregado pela galega na city após o enlace entre os dois armado pelo ex-tucano Robison Coelho (sem partido) e pelo futebolista Níkolas Reis (PSD). O torcedor do Figueira foi apenas o sétimo mais votado em Itajaí, com 3343 votos. É de botar a viola no saco!

Sepultando

Em resumo, o eleitor sepultou Anna, Paulinho, Níkolas, Robison e cia limitada junto com o velho jeito de fazer política. O enlace foi financeiro, casamento comprado, os noivos nitidamente não se engoliam e um puxou o outro pra baixo. O eleitor não perdoa mais. Além das votações na city abaixo do esperado, a dupla ficou longe das vagas em seus respectivos partidos.

Digitais

Com todas as digitais possíveis e imagináveis nesse fiasco, mas esperando até a última hora para se posicionar, o ex-vereador Robison Coelho, sem ter ido pras urnas nesta eleição, sai derrotado do processo eleitoral. Só faltava agora se encostar no Seif e dizer que foi ele quem o elegeu senador pra não dizer que tomou um cacete das urnas.

Ascenção

Quem ascende como liderança da oposição na city, é o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), que, mesmo sem estrutura e traído pelo Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD), fez uma expressiva votação em Itajaí, alcançou os 20% do cálculo das sobras, mas viu seu partido não lhe ajudar em votos para fazer o necessário. Apesar de novo, não se pode desprezar o que tem construído.

Merecido

A eleição do empresário Jorge Goetten (PL) para a Câmara dos Deputados coroa um trabalho primoroso do dono das Empresas Minister durante quatro anos. Embora não tenha sido eleito pelos votos de Itajaí, Jorge tem uma história de afinidade com a cidade e não deve deixar o povo pexêro de lado na Câmara Federal. Foram 159.339 votos no estado e 10.349 na city.

Federal da Gema

Na briga pelo federal da gema por Itajaí, com certeza a cidade tinha todas as condições de eleger outro deputado federal. Quem pagou mico, e não foi por falta de aviso da coluna, foi o todo-poderoso presidente municipal e estadual do PSC, Fábio Rezes, o Fabinho. Seu produto, ops, candidato, Marcelo Werner (PSC), foi o segundo mais votado de Itajaí, mas a nominata do PSC ficou a anos-luz de colocar um deputado.

Estelionato eleitoral

A coluna avisou, no meio da semana passada, que Fabinho estava praticando estelionato eleitoral pra cima dos filiados do partido e da tchurma que abraçou a candidatura do presidente da piramidal pexêra com unhas e dentes. Fabinho não contou pra ninguém que não tinha, dentro do PSC, nomes pra lotar um busão de votos. Por pura vaidade pessoal, colocou a campanha na rua.

Longe, muito longe

Pro PSC faltaram, nada mais nada menos, que 150 mil votos pra eleição de uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ou seja, além dos 23 mil votos de Marcelo, o partido todo junto fez só mais 12 mil votos. Alguém mesmo achou que isso ia dar certo? Vexame no Pix, crédito, débito, cheque, promissória e fiado!

Atrapalhou

Com isso, quem tinha chances reais de ser deputado federal por Itajaí, resgatando o sentimento de pertencimento do itajaiense com um representante em Brasília, o vereador Márcio Dedé (UB), se viu fora da briga dentro do União Brasil. Pra Dedé, faltaram os votos que Marcelo fez para ser o primeiro ou segundo deputado federal da sigla. Fabinho dando aula de como destruir projetos...

Cobrado

Ou eu estou muito doido, ou Fabinho deve ser cobrado pelo Marcelo Werner e por todas as lideranças que confiaram numa eleição perdida e deram a cara a tapa só pra prejudicar as chances de representatividade de Itajaí. Ficou mais do que claro nessas eleições que quem faz política da desconstrução está fadado ao ostracismo.

Rifado

E na disputa entre Marcelo Werner e Dedé, quem acabou sendo rifado foi o ex-barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos), que escolheu bem o partido, fez contas, fechou a base do governo em torno da candidatura única e, por pouco mais de três mil votos, deixou de ser deputado estadual. A “base” brigou pelo estadual e esqueceu do federal. Se bem que dizer que o PSC é da base não passa de mentira né.

Dobradas

Werner fez dobradas com um monte de candidatos de fora, sem contar o time do Jorge Negão e do Mamão (PSB), que se abraçaram com a candidatura do Juliano Campos (PSB) pra estadual, mesmo mamando, ops, indicando cargos no governo. Mais uma vez fica claro que a política de desconstruir, a instalação do caos, é o que alimenta Fabinho e sua turma. Triste pra nossa cidade.

Pop star

Um dos grandes vencedores desta eleição, mesmo sem disputar mandato, foi, sem dúvida, o prefeito pop star da Dubai brasileira Fabrício Oliveira. O pop star, que buscou na pré-campanha espaço para disputar o governo do estado, levou uma rasteira do Podemos, mas não caiu no canto de sereia de Moisés e de quem o cercava.

Barba, cabelo e bigode

O empenho do prefeito Fabrício Oliveira foi decisivo na votação vitoriosa dos candidatos que apoiou nesta eleição, notadamente do senador eleito, Jorge Seif, o zero seis (PL) a quem coordenou a campanha.

Somou

O vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo e agora deputado eleito Carlos Humberto (PL), que grudou em Fabrício, e ao candidato ao governo do Estado, Jorginho Mello, que somou grande resultado na região e vai ao segundo turno do governo do Estado da Santa & Bela Catarina contra o petista Décio Lima.

Feeling

Na reta final da campanha, Fabrício Oliveira, empenhado em eleger seus candidatos, completou sua transição para o PL a convite de Jorginho Mello. Sem dúvida, o pop star, mesmo sem ter sido candidato, saiu politicamente muito fortalecido.

Firmou

Fabrício acabou firmando seu nome nesta eleição como uma das mais importantes e influentes lideranças da Santa & Bela Catarina, recolocando Balneário Camboriú no mapa político do estado. Mandou bem.

Força da grana

Inegável, também, a força do véio da Havan, o empresário Luciano Hang, que arregaçou as mangas da camisa e pegou Jorge Seif pela mão e circulou estado afora, pedinchando votos para o seu pupilo. Hang ou se ama ou se odeia, mas impossível de ser ignorado.

Pessoa Idosa

O Dia Mundial da Pessoa Idosa foi comemorado na Dubai Maravilha com gato pingado, digo, poucas pessoas com tempo chuvoso. O início das comemorações em alusão à data foi na manhã do último sábado (1º) e teve direito à caminhada, dança e música na Praça Almirante Tamandaré.

Estremecido

A ação foi promovida pela Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) da Dubai. Tem quem diga que os relacionamentos entre alguns servidores e a secretária Juliethe anda estremecido e que ninguém aguenta os mandos e desmandos da secretária, sempre autoritária e dona da razão. Alguns casos já chegaram ao Ministério Público e dizem que pode ser de assédio moral e profissional. Sério?

Saiu bonito

A candidata a deputada estadual da Dubai brasileira Ciça Mulher (PDT) saiu bonito do pleito de domingo. Mesmo sem nunca ter sido candidata a um cargo eletivo, Ciça fez 925 votos, ficando à frente de muitos nomes fortes na city da praia alargada.

Na frente

Ciça ficou à frente da deputada reeleita, a bonitona Paulinha da Silva (Podemos), e do vice-prefeito da cidade-mãe, Camboriú, o pastor Júnior Cardoso (PTB), que sonhava em estar na leleia. Nome forte pra casa do povo em 2024.

Na estrada

O ex-prefeito de Porto Belo Emerson Stein (MDB), apesar de ter feito mais de 25 mil votos, não logrou êxito. Tinha pela frente uma eleição difícil e caiu no mar das desilusões eleitorais, sendo que se tivesse ficado de boa teria ainda mais de dois anos de mandato como alcaide da capital dos transatlânticos.

Descanso

O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) deve se licenciar por uns dias pra descansar e cuidar da saúde. Não se tem ainda a data pra que o alcaide tire uns dias de folga pra arejar e voltar com força total.

Trambique e estepe...

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ofendeu as senadoras e ex-candidatas à presidência da República Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) de estepe e trambique. A fala foi feita a apoiadores do mito no cercadinho do Palácio da Alvorada, na noite de domingo, logo após o pleito.

Self-service

Bolsonaro se referiu às senadoras ao comparar a política com um self-service: “Uma política é um self-service pessoal. Você tem ali eu, Lula, Ciro, a estepe, a trambique ali, que é a decorada sabe daquilo, né? A decorada. E acabou. Não adianta procurar. ‘Ah eu quero uma pessoa assim’, É que está ali pô, agora, a pior hipótese é não votar em ninguém”, debulhou o presidente.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação