Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prefeito Fabrício em campanha


(foto: divulgação)


O candidato ao Senado Jorge Seif Júnior, o zero meia, acompanhado do véio da Havan, Luciano Hang, e do seu coordenador de campanha e prefeito de BC, Fabrício Oliveira (Podemos), bateram perna em busca de votos, na capital manezinha

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Povo sofre

Faz décadas que se bate na mesma tecla: o povo vira e mexe, tá sofrendo. E sofre mais quando o cidadão necessita dos serviços públicos de saúde. Ficar doente é o pavor de qualquer um. E, hoje, por exemplo, o mais problemático é quando envolve a necessidade de atendimento em um hospital.

 

Marieta

O maior hospital da região e um dos maiores do estado, o Marieta Konder Bornhausen, continua sendo um grande problema pra quem necessita de atendimento. Lógico que é preciso entender todas as dificuldades inerentes de quem atende praticamente todos os municípios da Amfri, sem que essas cidades se cocem com uma contrapartida.

Face

Centenas de pessoas aguardam, todos os dias, pra serem atendidas, por exemplo, por médicos especialistas. É neste momento que o atendimento do SUS, de que sou grande defensor, demonstra a sua face cruel.

Lá longe

O usuário do Sistema Único de Saúde espera horas e horas e, quando é atendido, é consulta rápida. O médico passa um remédio, marca retorno pra 15 dias, diz que tá tudo bem, sem nem olhar ou examinar o sofredor. O profissional de saúde manda a atendente marcar 15 dias para o retorno. Mas o hospital Marieta carimba o retorno pra dois meses após.

Vergonhosa

Não vou ser demagogo. Todo mundo tá mais do que careca de saber, infelizmente, que a tabela do SUS pra custear os médicos e os insumos é vergonhosa, e que tem muito médico que não atende mais o povão, preferindo atender no particular. Vou tirar a razão do profissional? Não! Contudo, o SUS, a Saúde Pública, é dever do Estado.

Saúde e eleição

E, neste momento eleitoral, é preciso cobrar de quem pretende continuar e de quem quer ser eleito. Propostas pra melhorar o atendimento da população que sofre amontoada em salas e corredores e que sejam exequíveis e não apenas eleitorais pra engabelar e levar o voto do eleitor. 

Goetten

A campanha a federal de Jorge Goetten (PL) cresce a cada dia. Ele tem alternado sua atuação eleitoral entre uma criativa campanha de rua - na qual o próprio candidato interage com a população através de um carro de som -  reuniões políticas e o uso estratégico das redes sociais e zapzap.

Cotados

Embora Jorge refute seu favoritismo, ele é um dos mais cotados pra garantir uma cadeira como deputado federal. A narrativa política, a campanha tem demonstrado fidelidade ao que Jorge chama de “Time 22”.

Associação

Há uma grande associação e divulgação conjunta da campanha dos liberais: do presidente Jair Bolsonaro, do candidato ao governo Jorginho Mello e do candidato ao Senado Jorge Seif. “É com esse time que pretendo chegar à câmara federal para representar os catarinenses e gerar oportunidades para as pessoas”, afirmou Goetten à coluna deste desasado e temente ao Altíssimo.

Injuriado

O vereador pexêro e candidato a deputado estadual, o Pingo d’Ouro Otto Quintino da Farmácia (Republicanos), está injuriado com o seu partido e os recursos do fundão. Enquanto o presidente da sigla, Sérgio Motta, recebeu mais de 300 mil pra sua campanha à reeleição à leleia, pingou na conta do Otto míseros 10 mil reales pra que ele se estrebuche na campanha.

No peito e na raça

Otto disse, em contato com o socadinho e desasado escriba, que na última vez que foi candidato a deputado estadual recebeu apenas 20 mil reais e conseguiu colocar na urna 11261 votos no “peito e na raça”.

Nepotismo

Continua repercutindo na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador o casamento do procurador da prefa e sua companheira, também, advogada. Os dois cargos comissionados da prefa já viviam juntos, o que poderia caracterizar nepotismo. Agora, com a oficialização da relação, não tem nem o que contestar. Aliás, todo mundo sabe na prefa e nunca alguém tomou providências.

Casa de ferreiro...

E os linguarudos de plantão contam que o procurador sempre foi severo e nem primos passaram no seu crivo, ao apontar situações de nepotismo. Teve um caso de uma mãe concursada e a filha estagiária que o procurador indiciou pedindo a exoneração da guria. É a velha história, casa de ferreiro, espeto é de pau...

Deve a alma?

Os linguarudos de plantão (oh, raça de infelizes!) dizem que o prefeito deve a alma pro pai do procurador, que tem rolo até na lava jato, mas que banca a campanha do Élcio. Caceteiam ainda que o procurador é o segundo manda-chuva da cidade. Ele e a moça que também é cargo comissionado nunca esconderam de ninguém o relacionamento. Mas os dois são advogados e sabem que não podem. 

Medo

O prefeito Elcio sabe, o vice-prefeito Junior sabe, a tia do café sabe, os nossos amados vereadores tão mais do que carecas de saber que era e é nepotismo, mas nada de se posicionarem. Parece que todo mundo se borra de medo do procurador. A lei é pra todos e, principalmente, pra quem tem o dever de zelar por sua aplicação.

Casório

O procurador se casou no último diz 10 de setembro. Há quem diga que o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) faltou na Gororoba, que aconteceu no mesmo dia, pra prestigiar os pombinhos que já estavam juntos faz cinco anos. Convidou o boa praça, radialista Luiz Carlos Tigrão, mas deixou de lado pares que trampam com ele na prefa e se achavam amigos. Oh, dor!

Gastando horrores

Tem candidato a deputado estadual da região que é mais do que latente e evidente que tá torrando horrores com a sua campanha eleitoral. Uma gastança sem freios. O problema é que esses gastos não aparecem na prestação de contas. Espertinho... Uma hora a porca torce o rabo e essa situação vai ter que ser explicada...

Abuso

Outra situação gritante é a de vereadores candidatos a deputado estadual e federal que andam abusando de seus assessores na campanha em horário de trabalho. Os assessores devem prestar assessoria aos vereadores(as) e não trabalharem irregularmente em campanhas. Fora do horário, tudo bem, mas não é o que anda ocorrendo.

Não reeleja

Assessor de vereador é pago com recursos da Câmara de Vereadores, dindim que é proveniente dos impostos do cidadão, e não pra trabalhar em campanha. Já tem denúncia comprovada na ponta da agulha e tem excelência excelentíssima que vai se incomodar como vereador e candidato. Preste atenção e não reeleja esse(a) vereador(a) safado(a).

Rachadinha

Assim como tem prestação de contas de candidato a deputado estadual/vereador, onde o seu assessor fez doação eleitoral... Pra alguns que entendem do riscado, falam sem medo de errar que tal situação é um modelo de rachadinha, onde o assessor devolve parte do salário pro político. Tipo de político canalha que posa de paladino da moral.

Bronca

E tem ainda vereador que anda postulando ir pra leleia, na capital manezinha, que ao arrepio da lei contratou com o município e até deu nota fiscal pra poder receber os valores. Algo terminantemente proibido que pode cassar, inclusive, o mandato do parlamentar e levar mais uma carrada junto...

Nem lá e nem cá

Essa situação está fortemente documentada. E o pior é que há político que arrota ser o mais correto e honesto e gosta que se enrosca de apontar o dedo...

Gritante

A criminalidade anda gritante na city pexêra que necessita medidas urgentes das autoridades da área de segurança. Os furtos andam acontecendo aos borbotões por toda cidade. Um leitor teve um portão subtraído em uma noite e os ladrões retornaram pra levar o restante na noite seguinte.

Socorro

Nem lojas no centro de Itajaí têm sido poupadas. Vários comerciantes foram acordados na madruga ou chegaram pela manhã e seus comércios tinham sido arrombados. Quem tem porta de vidro dorme preocupado em encontrar a porta arrebentada e o seu ganha-pão levado pela bandidagem alvissareira que por aqui campeia. Até quando? Acordem!

 

Batendo perna

O candidato ao senado, Jorge Seif, neste sábado (15) iniciou em Florianópolis a primeira de uma série de caminhadas ao lado do empresário Luciano Hang. Fotos e declaração de apoio a Seif, a Jorginho e ao presidente Bolsonaro tomaram toda a caminhada que reuniu mais de 200 pessoas, na região do Mercado Público da capital manezinha.

Todo bobo

“Receber o apoio de um empresário e patriota tão importante como o Luciano mostra que estamos do lado certo na batalha. Saímos fortalecidos e estamos no caminho, junto ao presidente Jair Bolsonaro e ao nosso candidato Jorginho Mello”, pontuou Jorge Seif.

Fabrício lá

Também estiveram presentes os candidatos a deputado estadual Maryane Mattos, Frigo e Alex Brasil; os federais Maikon Costa e Daniel Freitas; além do coordenador de campanha e prefeito da Dubai brasileira, Fabrício Oliveira (Podemos).

Debate

A Rede Peperi, do extremo oeste catarinense, promoveu debate entre os candidatos ao governo da Santa & Bela Catarina, em São Miguel do Oeste. Durante o debate, o candidato fala-fina Gean Loureiro (União Brasil) abordou temas como educação, saúde, combate à corrupção, infraestrutura de estradas e energia elétrica.

Precária

Ao falar sobre infraestrutura, o candidato criticou a situação precária das estradas no estado. “Estou vendo muito anúncio e pouca realização. Eu quero fazer justiça com a BR-163. Mudar a realidade da BR-282, que há anos é esperada uma duplicação.”, lascou Gean.

Malha viária

Pra concluir: “Precisamos ter como prioridade a recuperação da malha viária, com força-tarefa em todas as regiões. Além de montar uma equipe de manutenção e mudar esse quadro caótico das estradas de Santa Catarina. Falta hoje planejamento, comando, falta andar de carro por aí e não de avião”.

Energia

Gean também abordou a importância de energia de qualidade e internet para as áreas rurais. “Hoje, 70% de quem precisa de energia trifásica não tem, dificultando o trabalho do agricultor. Além disso, o Estado exige a nota fiscal eletrônica, mas ao mesmo tempo não dá condição de chegar internet à área rural”, discursou.

Saúde

Sobre o tema saúde, Gean falou sobre a grande fila de espera para a realização de cirurgias eletivas. “Vamos fazer uma força-tarefa, contratar hospitais particulares e filantrópicos. Vamos verticalizar essa contratação, garantindo a consulta pré-operatória, os exames pré-operatórios, a cirurgia, os exames e a consulta pós-operatórios. Ou seja, oferecer à população o serviço completo”.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Anna na presidência da Câmara?

JotaCê

Reitor não quer ser prefeito

JotaCê

Construtor pode ser candidato a prefeito

JotaCê

Vereador de BC chama ministro do STF de “Hitler”

JotaCê

Marcelo e Décio juntos em Brasília

JotaCê

Ju cede à pressão

JotaCê

Eleições 2024 nos bastidores empresariais de Itajaí

JotaCê

Parados no ponto

JotaCê

Vereadores de BC contra Xandão

JotaCê

Candidato à Barca

JotaCê

Colombo tá no “aquecimento”?

JotaCê

Eleições 2024 já estão em debate em Itajaí

JotaCê

História do Marieta ainda vai render

JotaCê

Jorginho quer harmonia entre os três poderes

JotaCê

Faltou o Angioletti, cobram leitores

JotaCê

João Martins dá nos dedos da pastora

JotaCê

Xepa está pistola com a Conasa

JotaCê

Investimento

JotaCê

Penha agora tem prefeita

JotaCê

Aguardem a Barca



Blogs

A bordo do esporte

Araruama (RJ) confirma calendário de regatas de 2023

Blog do JC

Quadrangular 71 anos

Blog Doutor Multas

Fumar e dirigir dá multa?

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Os poderes da Spirulina!

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Alvim Sandri

"Levei a vida que a minha mãe ensinou: fé em Deus e andar certo

Marcelo Sodré

"A hora que entrar o contrato de arrendamento essa agonia se dissipa. As empresas vêm pra fazer o porto continuar crescendo”

James Winter

“Só vai haver desemprego e demissão em massa se não tiver carga aqui no Porto de Itajaí”

Décio Lima

"Hoje, de R$ 97 bilhões que são arrecadados pelo governo federal em Santa Catarina, apenas R$ 7 bilhões voltam”

TV DIARINHO

Entrevistão com Alvin Sandri



Podcast

Entrevistão com Alvin Sandri

Publicado 03/12/2022 10:10


Especiais

Pesquisa de preços

Bora conferir as pechinchas da semana pra garantir o churrasco do jogo do Brasil

OLHO NA DOSE

Pesquisa de preço mostra onde bebidas quentes são mais baratas

Na Estrada com o DIARINHO

Maravilhas naturais fazem de Bombinhas o Caribe catarinense

Itajaí

Do imóvel popular ao de altíssimo padrão são as apostas da Lotisa

Alto padrão

Procave agrega valor e exclusividade



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação