Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio - janioflavio@terra.com.br
Jânio Flavio de Oliveira é comunicador, comentarista esportivo, apresentador, colunista, radialista (DRT 2608/SC) e jornalista (DRT 7183/SC). Atualmente, preside a Associação Catarinense de Cronistas Esportivos (ACCE)
Veio a primeira vitória
O Marcílio Dias finalmente venceu sob o comando do técnico Jorginho. Após cinco jogos sem vencer, o Marinheiro derrotou o Hercílio Luz por 3 a 2 na última semana e deu um pouco mais de tranquilidade para a sequência do trabalho do treinador. É claro que ainda é um começo, Jorginho pegou o Marcílio Dias em ruínas na série D, com poucos jogadores e praticamente eliminado. Depois começou a montagem do elenco para a Copa Santa Catarina, com muitas peças ainda chegando ao longo da preparação, e por isso é normal que o treinador precise de tempo, mas muitos erros que eram possíveis de se corrigir aconteceram. Alguns já foram ajustados contra o Tubarão, mas Jorginho sabe que o time ainda está muito longe do ideal. O próprio comandante assumiu isso na coletiva, que erros individuais e coletivos continuam e será preciso melhorar muito ainda. O Hercílio Luz ofereceu menos resistência do que se esperava dele, o ataque rubro-anil funcionou melhor, mas ainda há muitas falhas na criação de jogadas. Já a defesa, mais uma vez foi vazada duas vezes, como já havia sido contra o Carlos Renaux. E não dá para dizer que faltam jogadores de qualidade pra isso. Falta organização do sistema de marcação como um todo, do meio para trás, para evitar que o adversário chegue com tanta facilidade na meta do goleiro Rodolfo Castro. O Marinheiro deve chegar às semifinais, mas vai precisar render mais e que algumas mudanças aconteçam com urgência, como a entrada de Rafael Silva no time titular e a inversão de lado do Jean Dias, que está jogando pela esquerda, mesmo que a sua posição correta seja pelo lado direito. O meia Luiz Fernando ainda vai melhorar sua forma física, o que também vai dar mais mobilidade para a equipe. Outros jogadores ainda nem estrearam, como é o caso do meia-atacante Juninho, que também pode ser útil ao técnico Jorginho. Ao contrário da série D, dessa vez há opções e escolhas melhores que ainda podem ser feitas.
Bagunça na tabela
A participação do Figueirense provocou uma bagunça na tabela da Copa SC, já que o time da capital também está disputando a série C do Brasileiro e teve vários jogos adiados pela Copinha. A Federação Catarinense de Futebol precisa se impor e agendar os jogos do time alvinegro seguindo a tabela base da Copinha, afinal, quando optou por disputar a competição, o Figueira já tinha ciência de que teria que ter outra equipe se quisesse priorizar o Brasileiro. O que não dá para acontecer é a FCF deixar os jogos do time da capital em aberto e, com isso, times como o Marcílio saírem prejudicados, com uma pausa de mais de 10 dias entre um jogo e outro, em um momento em que a equipe mais precisa de ritmo de jogo.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
