Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Amin e Pavan juntos?


(foto: divulgação)


O senador turco-careca Esperidião Amin foi consagrado candidato ao governo na convenção dos Progressistas

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Mais dois anos

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), está em Brasília pra uma importante reunião com membros do Governo Federal, que deverá confirmar a prorrogação do convênio de delegação do Porto de Itajaí por mais dois anos, garantindo a autoridade portuária pública municipal neste período.

 

Não deu conta

A extensão é um pedido do próprio Ministério da Infraestrutura, que não deu conta de lançar o edital de desestatização do terminal pexêro dentro dos prazos estipulados. Além de confirmar o interesse na prorrogação, o prefeito Volnei deverá solicitar alguns ajustes importantes no convênio para garantir a manutenção e o fortalecimento da atividade portuária durante o período.

Fundamental!

O chefe do executivo pexêro lembrou que, com o fim da delegação previsto pra dezembro deste ano, é fundamental confirmar essa prorrogação do convênio para o município seguir na gestão do Porto de Itajaí enquanto a União conclui o edital de desestatização. “Itajaí vai atender ao pedido do Ministério da Infraestrutura. O nosso porto é uma peça essencial na economia do Estado e do Brasil e não pode ser afetado por essa situação”, destacou Volnei.

Retirada de cláusula

O prefeito, porém, fará um pedido especial ao Governo Federal. Num dos documentos que será entregue à secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, a prefa pede a exclusão de uma cláusula resolutiva, garantindo o prazo de delegação ao município pelos próximos dois anos, sem possibilidade de encerrá-lo antes.

Segurança aos operadores

A medida é necessária pra dar maior segurança a operadores portuários pra manutenção e busca por novas linhas pra operarem no porto de Itajaí neste período de transição. “A retirada dessa cláusula mantém o nosso porto competitivo no mercado internacional, dá segurança aos operadores, garantindo mais este período de progresso para nossa cidade, enquanto o edital de desestatização não é concluído pela União”, reforça o barbudinho.

Batalhador

Podem falar o que for de Volnei, mas o homem é um baita batalhador. Pegou o porto de Itajaí vazio em 2017, mas transformou a realidade do terminal, com Itajaí bombando em linhas e contêineres. Agora, com o iminente fim da autoridade municipal, por vontade exclusiva do Governo Federal, segue pensando no melhor pra cidade, sem nenhum tipo de vaidade. Atitude que todo gestor ou político deveria ter!

Oposição interna

Mas enquanto Volnei se mata de trabalhar, tem gente dentro da administração municipal que faz oposição ao próprio governo que lhe paga. Prova disso foi o Entrevistão com o superintendente das Fundações, Normélio Weber.

Detonou a Festa

O chefão da Cultura detonou a vinda de shows nacionais na Festa do Colono, fato que já ocorre há décadas e é tradição no evento que rola no interior pexêro. A fala de Normélio, que vira e mexe ameaça sair do governo (deveria fazer e não só ameaçar), é extremamente infeliz. O superintendente já cansou de trazer atrações nacionais pros seus eventos, seja de música ou teatro, mas resolve detonar algo só porque ele não gosta do gênero.

Individualista

A atitude é extremamente individualista, de alguém que só pensa no próprio umbigo e não no time do qual faz parte. Todos nós temos opiniões pessoais, gostamos de fulano e não gostamos de beltrano... Agora, tornar público uma crítica pessoal, fazendo parte dessa engrenagem, é uma ação de alguém que joga contra.

Festa consagrada

Na minha humilde opinião, desculpa Normélio, a Festa do Colono é consagrada em Itajaí e os shows nacionais são adorados pelo público, tanto que arrastam multidões ao parque do Agricultor. Depois de dois anos de pandemia, a festa voltou com tudo, com grande aceitação popular, e não precisava do comentário infeliz de alguém do próprio governo. Deixe a inveja de lado e aceite a pluralidade de gostos. Será mais feliz assim!

Faça o que digo...

...mas não faça o que eu faço. O ditado deve servir bem pra minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), que tem se estrebuchado em tentar mostrar pro cidadão que seu mandato dá resultado pra sociedade, só porque ela fiscaliza a aplicação de recursos públicos. Mas na hora de usar recursos públicos, ela nem pensa duas vezes.

Fundão Eleitoral

Qualquer um que esteja curioso pra saber como as campanhas da Dom Quichata são financiadas, pode acessar as prestações de contas das últimas três eleições da galega, disponíveis nos portais da justiça eleitoral, e ver que tem dinheiro suado do povão em todas as suas campanhas.

Economizar pra mim!?

“Será que Anna Carolina fiscaliza o dinheiro público pra não faltar pra ela na hora de abocanhar os recursos do Fundão Eleitoral, que ela se lambuza em receber?”, sopram fontes da coluna sacudas com a demagogia da galega.

Aos números

Quando candidata a prefeita, em 2016, a Dom Quichata abocanhou R$ 116 mim do Fundo Partidário, direto de Brasília. A cifra representou quase metade dos gastos da galega naquela eleição e, desde que se lambuzou pela primeira vez, nunca mais parou de recorrer aos cofres públicos para suas campanhas.

Aos números (2)

Descolada com as facilidades da campanha eleitoral com o dinheiro do povão, em 2018, quando concorreu a Deputada Estadual, Anna Dom Quichata Carolina assaltou, ops, recebeu, mais de meio milhão de reais em dinheiro do Fundão da Vergonha e do Fundo Partidário. Foram exatos R$ 537.461,36, mais de 90% de todo custo de sua campanha.

Aos números (3)

Mesmo rebaixada em 2020, quando teve que se contentar com a eleição para vereadora, a Dom Quichata não deu um tempo em seu apetite pra cima do dinheiro do cidadão pagador de impostos. Quase 40% dos gastos da campanha para vereadora foram arcados com recursos públicos, num total de 21 mil reales do povão.

Pras pinturas!

Desse jeito, Anna poderia abrir mão de concorrer às eleições e destinar essa bolada para cuidar das pinturas em tela, já que em quase dois anos de piramidal, o único projeto aprovado pela galega era para trocar o orçamento, tirando dinheiro do transporte público e colocando na manutenção de pinturas em telas. Tás é doido!

Moisés

Foi dirigindo o seu Fusca que o governador da Santa & Bela Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), chegou à convenção do partido que confirmou a sua candidatura à reeleição. Moisés chegou acompanhado da esposa, a professora Késia Martins da Silva.

Udo

Na disputa eleitoral, o governador terá a seu lado o empresário e ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), como candidato a vice, definição que ocorreu mais cedo. Podemos e PSC também confirmaram o apoio à candidatura, que ainda deve receber mais adesões nos próximos dias.

Dirigir

Não é a primeira vez que o Fusca de Moisés chama atenção em Santa Catarina. O governador costuma dirigir o Fusca pela capital manezinha nos períodos de folga, quando também aproveita para gravar vídeos para as redes sociais.

Gean

A candidatura oficial de Gean Loureiro, ex-prefeito da capital manezinha, para a eleição ao Governo do Estado, foi homologada no sábado, na convenção estadual da coligação “Bóra trabalhar!”, formada pelos partidos União Brasil, PSD e Patriotas. Junto a Gean, Eron Giordani oficializou sua candidatura como vice. O evento reuniu cerca de 5 mil pessoas no CentroSul, em Floripa.

 

Homologadas

Na convenção também foram homologados para oficialização as candidaturas de 150 nomes para os cargos de Deputado Estadual e Deputado Federal, além do ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo, ex-governador de Santa Catarina, como único candidato ao Senado pela coligação.

Apoio à Bolsonaro

Principal apoiador de Bolsonaro em Santa Catarina, o pré-candidato ao governo, senador Jorginho Mello, marcou presença, neste domingo, na convenção do PL, no Rio de Janeiro. O evento formalizou a candidatura do presidente Bolsonaro à reeleição.

Capitão

“SC está firme ao lado do presidente Bolsonaro.  Antes de pedir voto pra mim, vou pedir voto pra ele. Ao contrário do atual governador, que elegeu-se na aba do presidente Bolsonaro e, depois, afastou-se... Aqui seguiremos juntos com o Capitão para ajudar Santa Catarina”, destacou. Participaram do evento vários pré-candidatos do PL em SC, a exemplo de Jorge Seif, que deve disputar o Senado.

DD

A chamada Frente Democrática realiza evento que homologará a pré-candidatura de Décio Lima (PT) ao governo da Santa & Bela Catarina e fará o anúncio oficial da pré-candidatura reeleição do senador Dário Berger (PSB).

Convenção

A convenção dos vermelhinhos para homologar a indicação de Décio Lima como pré-candidato ao governo do estado e das pré-candidaturas a Deputados federal e estadual para as eleições de 2022 será nesta segunda-feira, a partir das 18hs.

Ato

Em seguida, às 19h, haverá um ato político da Frente Democrática, com a participação do senador Dário Berger e dos presidentes dos partidos da Frente, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura

JotaCê

Ideli falando m… sobre BC

JotaCê

Mistério na disputa da eleição em BC

JotaCê

Marisa foi a Brasília ver Lula



Blogs

A bordo do esporte

Melhores do Ano de VA'A premiam atletas do YCB

Blog do JC

Crea-SC presta homenagem aos profissionais e empresas com a Medalha do Mérito Catarinense

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog da Ale Francoise

Lanchinho do bem!

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Porto de Itajaí recebe novos equipamentos para operação de contêineres, mas segue sem autorização de ...




Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação