Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Dupla conservadora


(foto: divulgação)


Os senadores Jorginho Mello e o turco-careca Esperidião Amin se reuniram na manhã desta sexta-feira. Os líderes do PL e PP retomaram as conversações entre as legendas, rezaram juntos na gruta e juram que vão caminhar juntos. Só que nenhum deles quer ir de vice...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Festa do Colono

Desde a última quinta-feira todos os caminhos levam à tradicional Festa do Colono de Itajaí - que conta com dezenas de atrações e prestigia a nossa cultura rural com atrações musicais e gastronômicas. Bora lá!

 

Convenções

Grande parte das siglas da Santa & Bela Catarina realizam neste sábado suas convenções estaduais, escolhendo os candidatos a governador, senador, deputado estadual e federal. Daí, com os nomes indicados, será possível estudar com afinco os postulantes e votar consciente. Votar em nomes, e não em ondas...

Levou dados

Tudo corria bem na última sessão da piramidal casa do povo pexêra até o ex-barbudinho Thiago Morastoni (Podemos) usar a tribuna para debulhar uma montoeira de dados. Isso porque na semana anterior minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), tinha provocado o vereador a trazer números sobre sua gestão na secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Carrada de ações

O ex-barbudinho reuniu os tais dados e, mais calmo do que água de poço, despejou todos eles na tribuna. Falou das mais de 102 mil pessoas encaminhadas para vagas pelo Balcão de Empregos, dos 21 mil atendimentos on-line feitos pelos servidores da secretaria, e do programa Juro Zero, que vai injetar R$ 30 milhões na economia da cidade.

Muitos empregos

O ex-secretário também fez questão de lembrar os recordes batidos por Itajaí durante sua gestão, como em número de abertura de empresas e geração de empregos. Este último, no ano passado, foi três vezes maior do que em anos anteriores, atingindo a casa de nove  mil empregos gerados.

Passou até o tempo

Falou de uma penca de números positivos e programas que foram e estão sendo implementados. Chegou a exceder o tempo de fala e ainda ficou faltando falar de uma pá de coisas. Minha ex-musa ouviu tintim por tintim, bem atenta e de bico fechado, o que é raridade.

Sem respeito

Mas como não podia sair do plenário sem aprontar uma das suas, tacou um palavrão e acabou com o decoro. “Não achei porra nenhuma”, disse ela, assim que Thiago deixou a tribuna. O ex-barbudinho tirou o palavreado de letra e agiu com bom humor. Mas fato é que não é o tipo de coisa que se espera de uma excelência excelentíssima.

Vendedor de ilusões

Ou eu estou muito doido, ou Pai Atanásio anda adormecido e me deixa no escuro, ou o mundo mudou muito e não me avisaram mesmo. Isso porque o Patriota de Itajaí vai lançar cinco candidatos a deputado estadual na city, todos eles compradores da ilusão vendida pelo Patrick Dauer, que será o único candidato a deputado federal do partido por aqui.

Acredita na mentira

A dúvida que persiste é se Patrick acredita na própria mentira, ou sabe bem a ilusão que está implantando na cabeça desses pré-candidatos e na sua própria mente. Alguns dos enganados, ops, engajados pelo Patrick, já concorreram a vereador, não chegaram a 100 votos, e agora andam todos pimpões, se achando deputados eleitos por Itajaí. É força de gente sonhadora, dá pra abrir uma padaria!

Será que pode?

Patrick, que só pode ser candidato porque deixou de fugir das intimações da Justiça Eleitoral e começou a pagar a carcada de 50 conto da última eleição, está sendo irresponsável com a vida dessas pessoas e com a própria cidade. Daqui a pouco essa turma de cem votos cada um soma 500 votos e tira a eleição de alguém da city por pouco, como já aconteceu!

Para mim

Quero acreditar que Patrick não cobra nada dessa gente inocente para serem candidatos. Tem linguarudo que aposta que o vendedor de ilusões está cobrando “estrutura” desses coitados para colocar na sua pré-campanha. Outros questionam porque Patrick não deixou ninguém ser pré-candidato a deputado federal, e só ele abocanhou a vaga! Arreda, raça de fofoqueiros!

Mínimo

No domingo, na Pizzaria Vovózena, no bairro São Vicente, está previsto o lançamento da pré-candidatura de Patrick e seus cinco anões. Só faltava a Branca de Neve cobrar que cada um pague o seu rodízio, ops, a sua parte da conta. Aí ficam os cinco candidatos a estadual bancando os custos e se digladiando com a mixaria de votos que tem para o Patrick posar de bonito. Devo mesmo estar doido!

Urnas, eu confio!

As urnas eletrônicas fazem 26 anos em 2022. Neste período elegeram bons e maus políticos, respeitando o sagrado direito do eleitor em escolher seus representantes. Modelo de eleição para o mundo, as urnas são seguras e confio plenamente nas instituições democráticas.

Federações empresariais

O governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) recebeu nesta semana que se encerra representantes das federações empresariais com a participação do Udo Döhler (MDB), o vice dos sonhos (neste sábado tem a convenção do Republicanos na leleia).

Infraestrutura

Falaram sobre questões relacionadas à infraestrutura rodoviária, que dominaram a conversa. Os empresários puderam ouvir sobre investimentos que foram realizados pelo governo do estado em malha rodoviária, fomentando a parceria com o setor produtivo. Eles também tiveram informações sobre importantes estudos que estão sendo realizados para melhorias em portos e ferrovias.

Reconheceu

O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, reconheceu os investimentos do governo e pediu uma maior participação das federações em relação ao planejamento de investimentos e decisões sobre as prioridades. Para o governador Carlos Moisés, o pedido é legítimo e irá acontecer.

Diálogo

“Esta abertura de diálogo poderia acontecer mais vezes, para trocarmos ideias produtivas para o bem de Santa Catarina”, pontuou o ex-prefeito de Joinville Udo Döhler na reunião entre o governador e os empresários.

Quanto custa

Deu uma ciumeira danada a informação da coluna na semana passada sobre o milhão de reais que o ex-deputado Paulinho Bornhausen (PSD) conseguiu para o Hospital Marieta via emenda parlamentar da bancada federal.

Não ter deputado

Mas esse pançudinho escriba deixa claro que não é a favor de ninguém, nem contra, muito pelo contrário. É que o fato de Itajaí não ter deputado federal custa caro, muito caro, e é bom que isso mude para que nossas demandas tenham alguém para brigar favoravelmente.

À míngua

As informações que pipocaram por aqui é que enquanto Criciúma ganhou quase 10 milhões de reais para seu hospital regional, se não fosse o milhão do Paulinho, que nem deputado é, o hospital Marieta Konder Bornhausen teria ficado com menos de 2 milhões esse ano.

Como?

Se a ex-terra do carvão, Criciúma, tem a mesma população de Itajaí, a diferença tão grande só se explica porque lá eles votam na turma de lá, e aqui, também, votam na turma de lá, e ficamos sem dindim para bancar a saúde. Temos que votar nos candidatos daqui: Márcio Dedé (UB), Jorge Goetten (PL), Paulinho Bornhausen (Podemos), entre outros.

Pequeno Anjo

No meio dessa crise medonha das UTIs infantis pelo estado, a história se repete. Emendas pequenas de deputados de fora somam pouco mais de um milhão no caso do hospital infantil Pequeno Anjo que atende a city pexêra e região.

Tem que dizer

Aí tem que dizer, o não deputado Paulinho Bornhausen, que recentemente emplacou emenda de 500 mil pro hospital dos nossos pequerruchos, colocou tanto ou mais dinheiro do que os que são deputados.

Votar aqui

Cada um vota em quem quiser, é claro, e todos têm motivações diferentes para escolher o voto, e esse pançudinho respeita. Mas que é importante olhar para os candidatos locais, isso é, ou depois não adianta reclamar…

Encontro histórico

O pleito da OAB para pagamento este ano de honorários da advocacia, que foram adiados para 2023 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região em ações finalizadas que viraram precatórios federais, resultou em encontro histórico de catarinenses em posições de liderança em Brasília, e em imediato encaminhamento da questão.

Mussi e Horn

No encontro, o ministro Jorge Mussi, presidente interino do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e oriundo do Quinto Constitucional da advocacia, recebeu o presidente em exercício da OAB nacional, Rafael Horn, e a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que estava acompanhada da conselheira federal Gisele Kravchychyn.

Pautou

Imediatamente, Mussi anunciou que pautou sessão extraordinária do STJ para examinar a questão no dia 2 de agosto, já que trata-se de verba de natureza alimentar, uma questão prioritária para a advocacia. Na sequência, o presidente interino do STJ determinou a suspensão de todos os pagamentos de precatórios de tribunais regionais federais relativos a 2022, sem prejuízo de atraso no repasse aos credores.

Decisão cautelar

“É uma decisão cautelar que garantirá uniformidade de tratamento em todo o país à verba honorária destacada nos precatórios quando for proferida decisão colegiada em 2 de agosto, dando mais segurança e tranquilidade à advocacia brasileira”, considera Horn. O pleito ao ministro catarinense foi encaminhado a Brasília com as presenças, ainda, das diretorias das OABs do Paraná e do Rio Grande do Sul.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação