Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Moisés com covid


Moisés com covid
O governador Carlos Moisés positivou pela segunda vez ao coronavírus (foto: divulgação)

O governador bombeiro Carlos Moisés (sem partido) positivou novamente para covid. O mandatário-mor anunciou que está contaminado mas que,  graças as doses da vacina, os sintomas são leves. Ele está em isolamento para proteger as outras pesssoas.

 

Plano 1000

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Plano 1000

Em 2020, o governador Moisés já tinha positivado com covid-19. Com esse fato, a agenda do governador no início da semana que vem na região foi cancelada. Moisés iria passar por vários municípios da região, assinando com prefeitos o Plano 1000 que prevê recursos da ordem de R$ 1000 por habitante. 

Aqui sim e acolá não

O governador iria passar por Itapema, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras e Bombinhas. Na agenda não constava Porto Belo, Balneário Camboriú e Barra Velha. Em Itajaí, iria ter, inclusive, um almoço chique no Iate Clube Cabeçudas.

MDB e PSDB

As negociações e expectativas eleitorais para pleito estadual deste ano que promete muita disputa e polêmica na Santa e Bela Catarina já começaram. Na capital manezinha, o comentário último é que o senador Dário Berger teria seu ingresso já encaminhado para as hostes do partido da pombinha branca, o PSB.

PSB

Como o MDB não lhe deu confiança em relação a uma possível disputa ao cargo de governador do Estado neste ano 2022, Berger estaria propenso a se mudar para o partido socialista, que seria sua oitava sigla e, no caso, apoiador da provável candidatura de Lula da Silva, do PT, à presidência da República.

Composição

Falando no MDB, o que não se conta nem oficialmente e nem nos bastidores é sobre a tão propalada prévia do partido para a escolha oficial do candidato a governador. Principalmente depois que a bancada do partido na leleia assumiu de vez o apoio e defesa do governador bombeiro Carlos Moisés da Silva (ainda sem partido), o que pode gerar uma composição, até no cargo de vice. 

Anedotas

Tal realidade chegou a gerar anedotas políticas de bastidores políticos, a última dando conta de que “há três coisas difíceis de se acreditar na Santa & Bela Catarina: Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e “prévias no MDB”.

Bater asas

Piadas à parte, outro bagrão que poderia mudar de partido é o ex-deputado estadual, presidente da leleia e ex-candidato a governador Gelson Merisio, segundo os bastidores políticos da capital manezinha.

Sem espaço no ninho

O neotucano estaria sem espaço no PSDB, já que o prefeito Clésio Salvaro e a deputada federal Geovania de Sá, presidente do partido, ambos do sul do Estado, não estariam dando o aval e o sinal verde para Merísio assumir e deslanchar a pré-candidatura.  Comenta-se que ele pode assumir um pequeno partido e compor com Dário Berger para o Senado. A conferir.

Correção

O articulista pançudo trocou as bolas na coluna de quinta-feira ao comentar sobre a mudança de diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. A ex-diretora do cargo, Josiane Farias, pediu exoneração por questões particulares e assumiu Pedro Augusto Mendonça e o Lucas Aparecido Moraes Rodrigues, o Lukinhas, foi guindado para o cargo de chefe de divisão de Vigilância Epidemiológica e não para o cargo da Josiane. Escusas pela derrapada. 

Contra

Acontece que o Lukinhas foi candidato a vereador e estava indo bem na campanha. Segundo os linguarudos de plantão, o caldo entornou em uma reunião com seu meio irmão, ferrenho adversário do prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB).

Se bandear

Nessa reunião, segundo as bocas de tramela, Lukinhas teria combinado valores pra na última hora desistir da candidatura e se bandear pro lado da ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB). O fato foi explorado por uma página do feicebuque que detonou o então candidato. Além disso, Lukinhas é do Republicanos, que foi abocanhado pelo ex-candidato a prefeito Altamir Montibeller (PSD).

Pegando fogo

Continua fervendo a possível renúncia do presidente da casa do povo de Camboriú, Fabiano Olegário (PDT),  do seu mandato no comando do legislativo e, com isso, o nome que anda circulando pelo lado do governo pode ser o de Claudinei Loos (MDB).

Jogando

O problema é o que a coluna já explanou: Claudinei é amigo de todos e, portanto, não é amigo de ninguém. E só estaria pensando em seu próprio umbigo, caceteia um observador da cena política da terra da pedrada. Além disso, Claudinei vira e mexe tá jogando cartas na casa do Montibeller. Será que entre uma jogada ou outra não se fala de política?

Foto caliente

Uma foto que seria supostamente de um ex-candidato a prefeito da região, em pleno ato sexual com a sua esposa, andou circulando no zapzap. Cada um faz da sua vida o que bem entender, mas essa história de tirar fotos ou os chamados ‘nudes’ e gravar vídeo peladões ou no rala-rola é complicado no mundo digital que vivemos. Né?

Meio salário mínimo

O Pai Atanásio tá soprando que, além do rala-rola, o ato foi acompanhado de um brinquedinho que custa meio salário mínimo... Oh, Pai Atanásio, não faz isso comigo, pra que comentar essa coisas? Mas, assim, se por algum motivo alguém tem acesso a essas gravações feitas no celular, ferrou. Por isso, sei lá se vale a pena gravar. Vale?

Água

Depois de receber diversas reclamações e constatar “in loco “ os problemas de poluição e assoreamento em diversos trechos do rio Itajai-Mirim, em suas andanças pela região, o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), na qualidade de presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da leleia, confirmou nesta semana que deve acontecer em breve uma nova audiência pública regional.

Situação hídrica

Essa audiência pública será para tratar da situação hídrica do manancial que abastece a city pexêra e Navega City. A realização da audiência, inclusive, já foi aprovada no ano passado no âmbito da comissão da leleia e só falta marcar a data e o local, o que deve acontecer a partir do reinício dos trabalhos legislativos, em fevereiro.

Pra todo mundo

A preocupação, segundo Naatz, é que a longo prazo esse manancial vai ser o único capaz de abastecer Itajaí, Navegantes e outras cidades próximas da região, onde a qualidade e quantidade da água vem caindo gradativamente e rapidamente.

Barragem

Naatz pretende convidar também representantes do governo estadual para atualizar a quantas anda o projeto de construção da Barragem e Botuverá, lançada há anos e ainda no papel e que servirá para o controle de cheias na região, mas também para complementar o abastecimento.

Botuverá

O local previsto para a barragem de Botuverá no rio Itajaí-Mirim fica lá em riba de Botuverá, a cerca de 17 km da sede municipal. A barragem terá como objetivos principais atenuar as ondas de cheia no vale do rio Itajaí Mirim, onde estão localizadas Botuverá, Brusque e Itajaí.

Abastecimento

Ela também garantiria a segurança hídrica de Guabiruba, Botuverá, Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú, além de manter a vazão ecológica do rio Itajaí Mirim e promover o desenvolvimento socioeconômico regional.

Guindado

O primeiro suplente de vereador do Patriota do outro lado da vala, Marlon Andrade Bento, foi nomeado assessor de comunicação da prefa de Navega City. Marlon tem uma página na internet e assumiu por um mês a câmara no lugar do titular, o vereador Toninho Uller (Patriotas).

Zoios lindos?

O vereador Toninho Uller esteve na campanha de 2020 ao lado do ex-candidato a prefeito e atual presidente do MDB dengo-dengo, Fredolino Bento, o Lino. Contudo, quanto o Liba ganhou, Toninho percebeu ou só aí que notou que os zoios do eleito eram lindos e sedutores.

Será?

E o suplente de vereador e agora assessor de comunicação na prefa dengo-dengo Marlon, quando estava na câmara, também achou o prefeito lindo, daí, elogios aos montes ao alcaide... Será que foi por isso que ganhou o cargo?

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha do cancelamento do Molhes in Vibe?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

No primeiro ano sob o Marco Temporal, 211 indígenas foram assassinados, aponta Cimi

MARCO TEMPORAL

No primeiro ano sob o Marco Temporal, 211 indígenas foram assassinados, aponta Cimi

Ex-mulher de Rodrigo Constantino trava batalha judicial pelo direito de ver o filho

NA JUSTIÇA

Ex-mulher de Rodrigo Constantino trava batalha judicial pelo direito de ver o filho

O que os números do Censo não revelam sobre os evangélicos brasileiros?

RELIGIÃO E IBGE

O que os números do Censo não revelam sobre os evangélicos brasileiros?

O que significa o ataque à única igreja católica de Gaza

Cruz profanada

O que significa o ataque à única igreja católica de Gaza

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista



Colunistas

Amin quer Brasil de joelhos

JotaCê

Amin quer Brasil de joelhos

Árvore centenária

Charge do Dia

Árvore centenária

Itália (e o Brasil)

Coluna Esplanada

Itália (e o Brasil)

Prefeito em situação de rua

Coluna Acontece SC

Prefeito em situação de rua

“Priscilla”

Via Streaming

“Priscilla”




Blogs

Majorações repercutem

Blog do JC

Majorações repercutem

Saúde e Medicina: O Cuidado na Perspectiva da Medicina BioFAO

Espaço Saúde

Saúde e Medicina: O Cuidado na Perspectiva da Medicina BioFAO






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.