Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Acertada


Paulo Maes foi reeleito para a presidência do Conselho Regional de Educação Física, representando 23 mil profissionais da área (foto: divulgação)

As medidas no âmbito de saúde que a city peixeira, a Dubai brasileira e outros municípios da região têm tomado pra combater os crescentes casos da pestilenta covid-19, suas variantes e as doenças respiratórias têm sido assertivas. Assim como a capital do pirão, Barra Velha, cancelar shows que iriam contribuir com o aumento da contaminação.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Por outro lado...

...medidas como o uso de máscaras em lugares fechados, que ainda estão em vigor por decreto estadual, em muitos lugares não têm sido respeitadas. Tem comerciante que afrouxou e não usa e, por conseguinte, clientes também não têm usado. A fiscalização tem que ser mais rigorosa e aplicar as pesadas multas previstas.

Obrigatória

E, infelizmente, ainda tem muitos negacionistas que não acreditam que a Terra redonda e ficam nas teorias de que seja plana ou triangular. Não se vacinam e muitos nem permitem que seu entorno se previna com a agulhada. Vacinação deveria ser obrigatória, porque perpassa o direito e liberdade individual pra uma questão de saúde pública, coletiva.

Vacine-se

Não existe vacina que garanta 100% de imunização, mas está mais do que comprovado que, se o cidadão for positivado, os sintomas não se agravam e o vírus perde força. A doença ganhou força e fôlego, não apenas pelas suas variantes, como a Ômicron, mas, também, por terem baixado a guarda neste final de ano, com festas de aglomerações insanas.

Humanidade

É preciso se vacinar e continuar com os cuidados do uso de máscaras, higiene de lavar as mãos, usar álcool gel. Entre outros cuidados. É preciso - e tenho dito e batido nesta tecla nos últimos dois anos - ter empatia. Cuidar da vida de quem amamos, nossos parentes, amigos e colegas de profissão e vida. E, principalmente, de quem nunca vimos e nem conhecemos. Humanidade, pessoal, por favor!

Nem te ligo

Quando está tudo 10 e nossa saúde está bem, não ligamos pra nada. Agora, quando a doença como esse vírus de fácil transmissão nos acomete, daí é correr atrás de unidade de saúde, operadoras de saúde particular. Não se pode culpar o sistema de saúde, os profissionais depois de colaborar para que o quadro se agrave. 

Voltando

A vereadora de Souza Machado, a Andreia do Pedro Paulo (MDB) da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, deve retornar à secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Andreia já ocupou a cadeira estofadinha da pasta e angariou, durante sua passagem, um problema por conta de uma suposta compra de cestas básicas superfaturadas que virou CPI na câmara de vereadores.

Pra chefia

Com a chegada de Andreia, fica a dúvida do destino do titular da Assistência e Desenvolvimento Social, Edson Godinho Mafra. Há quem defenda que Godinho vá pra chefia de gabinete, cujo ocupante é o Fábio Borba.

Desagradou

Uma pá de linguarudos detona Fábio nos corredores do poder. Lascam que Fábio peca pela grosseria e falta de traquejo numa função que é cartão de visita do chefe do executivo, prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Com o seu jeito ‘suave’ de ser, Fábio conseguiu angariar uma montanha de desafetos. Ai, ai, ai, qui dor!

Quase lá

Enquanto isso, continuam as negociações pra definição da nova Mesa Diretora de Camboriú, e muitos apostam que pode rolar consenso em torno do nome do vereador e líder do governo, Claudinei Loos (MDB). Claudinei tem sido fiel ao prefeito e um defensor ferrenho do governo do paço de pedra.

Caminho certo

O prefeito da capital manezinha, Gean Loureiro (DEM), está no caminho certo ao afirmar que a variante Ômicron da covid-19 já está circulando no país e em Floripa e que um dos caminhos é a testagem. E que a prefa de Florianópolis está aumentando os serviços e testagem (pra que se isole a transmissão), ao mesmo tempo em que recomenda que todos redobrem os cuidados.

Educação física

O primeiro suplente do DEM peixeiro, Paulo Maes, foi reeleito para mais um mandato de três anos à frente do Conselho Regional de Educação Física, onde representará os 24 mil profissionais de educação física da Santa & Bela Catarina.

Potencial

“Quero manter, nessa próxima gestão 2022/20224, que possamos trabalhar em favor dos profissionais em tudo que for possível. E acima de tudo valorizar o profissional de Educação Física”, declarou Maes. Será que tem potencial para uma candidatura a deputado estadual?

Assumiu

O secretário adjunto na secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Urbano, Lu Pedroni, assumiu no dia 3, e segue até o dia 20, titular da secretaria. Lu tem dito que o trabalho não para, e garante que estão revolucionando a antiga estrada de Brusque.

Maurílio

Quase vice-prefeito em 2016 e retornando à casa do povo com uma votação bem inferior ao que era de costume, o progressista Maurílio Moraes não trouxe nada de novo para a piramidal pexêra em seu quinto mandato de vereador. Tem linguarudo que diz que a única coisa que o Maurílio fez foi tirar o Tonho da Grade (PP) da câmara. Ui!

Maurílio 2

Sem apresentar nada de novo, Maurílio pouco fala durante os debates da piramidal pexêra e tem votado com a oposição. Se o governo tem a Célia, a oposição tem o Maurílio, comentam os fofoqueiros. No apagar das luzes, o vereador conseguiu aprovar uma emenda no orçamento de 50 mil reales, só não se tocou que nesse acordo acabou dando uma emenda de meio milhão de reales para Dom Quichata tirar do transporte público e colocar nas pinturas em tela.

Mamão

Secretário da mesa diretora, o dublê de vereador Odivan Linhares, o Mamão (PSB), ainda não mostrou a que veio. Fiel da balança e membro do grupo que determinou a vitória do vereador Marcelo Werner (PSC) ao comando da casa do povo, o Mamão pouco fala ou discute além das leituras obrigatórias dos expedientes legislativos.

Mamão 2

Por vezes, Mamão tem feito o papel de base rebelde, atacando a ex-vereadora Renata Narcizo (SD) à frente da causa animal e o secretário de Desenvolvimento Urbano Rodrigo Lamim, durante sua sabatina. Em outras vezes, Mamão articula a base governista em votações. Durante a votação da lei orçamentária, foi um dos poucos que manteve-se fiel até o fim no acordo de tratorar as emendas da oposição.

Osmar Teixeira

O Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), governista no início do mandato e um dos líderes da oposição agora, acabou se queimando bastante durante o ano, com as posições antes e depois da exoneração de seus cargos na prefa. Osmar ficou marcado por dizer que o governo veria o que é oposição, após exonerar seus cargos. Ou seja, antes ele fechava os zoios pra tudo?

Osmar Teixeira 2

Ao sair da base governista, Osmar correu pra saia da Dom Quichata, minha ex-musa Anna Carolina (PSDB), fazendo tudo em conjunto com a galega. Há fontes que garantem que Osmar já entendeu que tá sendo usado na maior cara de pau pela BBB e teria cobrado de sua equipe pautas que lhe dessem luz própria e distanciamento da sua atual chefa.

Osmar Teixeira 3

Outro fator que pode determinar a atuação de Osmar em 2022 é a relação de dependência histórica do Zé Calo Francelino com os governos da vez. Pra pagar o 13º Salário do pessoal da rádio teria sido uma dificuldade tremenda e muitos garantem que se a fonte continuar assim seca, o patrão de Osmar na rádio não aguenta muito tempo na oposição. A saber!


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação