Colunas


Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Congresso chuta a pauta


Os deputados já chutaram o balde de 2021 e disfarçam uma presença em Brasília a partir de hoje, mas focam suas atividades nas bases eleitorais em ritmo de férias – e com foco nas pré-campanhas para ano que vem. A turma ficou aliviada com um Ato da Mesa (218/21) que adiou para 2022 a obrigatoriedade de “votação presencial no mérito das proposições”. Isso quer dizer que as excelências não precisam mais vir a Brasília. Os parlamentares podem continuar a marcar presença e votações remotamente. Já tem gente comprando passagens para praias do México e da Flórida, nos Estados Unidos.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





No alambrado

O BB procurou a CBF para oferecer patrocínio à Seleção Feminina de Futebol e os diretores saíram da sede enconstando no alambrado. A entidade esportiva quer dinheiro na conta, não prestação de contas.

Bolsa-Detento

O deputado Loester Trutis (PSL-MS) quer acabar com o famigerado Bolsa-presidiário, que custou R$ 3,6 bi ao Brasil nos últimos seis anos. Seu PL 2.426/21 em tramitação prevê, a priori, a suspensão do pagamento do benefício por quatro anos.

Finita

Com o fim de sua adidância na Embaixada em Roma, o delegado federal Fernando Segovia, ex-diretor geral relâmpago da PF na gestão Michel Temer, pode se lançar candidato à presidência da Fenadepol.

Damares Air

A ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, promove caravanas políticas em jatos da FAB. Dados via Lei de Acesso à Informação mostram plano de voo eleitoral, com passageiros deputados, assessores, secretários. Nos últimos seis meses, 31 deputados caroneiros viajaram com a anfitriã, com média de 12 passageiros por avião.

Lotação aérea

Em 26 de agosto, Damares foi ao Mato Grosso do Sul para conferir “a real situação que assola os indígenas”. Levou a senadora Soraya Vieira Thronicke (PSL-MS), as deputadas Bia Cavassa (PSDB-MS) e Rose Modesto (PSDB-MS), e mais 10 pessoas. Em agenda no Paraná, para “Visita Oficial aos Municípios de Cianorte, Paranavaí e Maringá/PR”, a ministra levou Filipe Barros (PSL-PR) e Ricardo Barros (PP-PR).

Tiros..

Os homicídios por armas de fogo oscilaram misteriosamente de 2015 a 2019, segundo dados do Atlas da Violência. Em 2015, foram 41.817 casos. Em 2016, 44.475 registros (+ 6,4%). No ano seguinte, 47.510 assassinatos (+ 6,8%). Em 2018, redução expressiva de 13% (41.179 casos). Em 2019, mais queda: 30.825 homicídios – menos 5,1%.

...nos dados

O que seria boa notícia é tido como potencial camuflagem da realidade. O Atlas alerta que a redução “deve ser vista com grande cautela”: Desde 2019 o governo Bolsonaro já editou pelo menos 30 medidas que alteram o modelo de apuração de índices.

Turista na lama

Destinos turísticos internacionais do Sul da Bahia, as paradisíacas Praias do Espelho e de Caraíva, em Porto Seguro, viram inferno para turistas em dias de chuva. Em especial na ‘reta dos búfalos’ – o rio dos Frades alaga a estrada de terra. Há 10 dias, dois caminhões tombados e uma van atolada bloquearam a pista. O Estado empurra a conta para a prefeitura, e a administração informa que passa o trator.

E você na fila

Game Talks BB, BB Game Series, Stream Battle BB etc. A gama de produtos do bancão oficial para os “gamers” vem de pesquisa do marketing: a instituição precisa investir neste mercado. Jovens consomem cada vez mais produtos via e-games. Enquanto isso, com 28 mil funcionários em home office, o cliente sofre na fila.

‘Refugiados’ daqui

A atenção do brasileiro para imigrantes estrangeiros não é a mesma a “refugiados” dentro do país. Sobrevivem com apoio da Igreja no DF há seis anos sete famílias expulsas por milícias de Campo Grande, no Rio. Um pai foi executado ao fugir para o Piauí. Outro, recusado no programa de proteção a testemunhas e segue escondido.

ESPLANADEIRA

# O Centro Cultural TCU encerra dia 18 a exposição “Ô Culpa”, do artista Rodrigo Koraicho e curadoria de Eder Chiodetto. # Yvonne Bezerra, do projeto Uerê, fala hoje sobre “Mulheres e Políticas”, no @yvonnefarmor . # Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia inicia atividades com 158 boxes e 28 lojas. # Gocil e Ancar Ivanhoe fecham parceria para vigilância de dois shoppings no Rio. # Acontece até o dia 12, no Rio, Festival Ilumina Zona Oeste. # Fintech Neon abre 90 vagas de trabalho para as áreas de tecnologia, jurídico, marketing e crédito.

 

 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Coluna Esplanada

Fila contida

Coluna Esplanada

Ombro amigo

Coluna Esplanada

Dias contados

Coluna Esplanada

Insatisfação na Eletrobras

Coluna Esplanada

Lista suja da escravidão

Coluna Esplanada

Enrosco no PL

Coluna Esplanada

Operação tartaruga

Coluna Esplanada

Ingrediente eleitoral

Coluna Esplanada

Tensão na energia

Coluna Esplanada

Conexão Brasil-Israel

Coluna Esplanada

Pardal já de olho

Coluna Esplanada

Projeto eleitoral

Coluna Esplanada

Saída para Lula

Coluna Esplanada

Peso da cadeira

Coluna Esplanada

Condicionante

Coluna Esplanada

Aversão à GLO

Coluna Esplanada

Custo Eleiçõe$

Coluna Esplanada

Mega na Subida

Coluna Esplanada

Palavra dos generais



Blogs

Blog do JC

Crea da Santa & Bela Catarina, homenageado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação