Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Entre ‘vivos’ e mortos...


O ano de 2022 tá chegando e é importante não jogar seu voto fora (Charge do Miro)

O pau tá pegando na Mariscolândia por conta das funerárias. Tudo porque, em 2018, fizeram uma lei considerando que, a cada 25 mil habitantes, a cidade poderia ter uma funerária. Ou seja, Penha hoje, com 34 mil habitantes, tem direito a ter uma concessionária. As empresas funerárias, contudo, operam de forma irregular e o ministério Público se manifestou pra acabar com a bagunça. Tá certo.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Não foi

Só pode ter duas funerárias a partir de 50 mil habitantes. Sendo que a concessionária de serviços funerários tem que atender pessoas carentes, comprovadamente. Em 2020, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) tentou fazer um processo de concessão. Funerárias entraram com medidas judiciais e o processo de concessão não foi pra frente.

Caso sério

O que se sabe é que existem rumores medonhos de que servidores estariam recebendo comissões pra favorecer, supostamente, funerárias no sentido da liberação de corpos. Há quem diga que o coitado estava recebendo uma massagem cardíaca e a funerária já estaria na porta doida pra carregar o corpo... Cosadiloco!

Emergencial

O município teria aberto um processo administrativo pra apurar essas denúncias cabulosas. E, frente à atual situação, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) resolveu fazer um decreto pra contratar, emergencialmente, funerárias por seis meses pra fazer o necessário trabalho com as pessoas que falecem na cidade.

Compromisso

E, isso, com o compromisso de respeitarem a lei que obriga a concessionária a atender pessoas carentes que não têm como promover um enterro digno. As funerárias da Penha não participaram, aparentemente, por não concordarem com a referida obrigação. Quem ganhou o direito no decreto emergencial foi uma funerária de Navegantes.

Brecou

Interessante que o vereador Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB), saiu em defesa de uma funerária de Penha, querendo saber isso e mais aquilo e a dona justa de Piçarras brecou, através de uma liminar, o decreto de contratação emergencial. A licitação pra uma nova concessão vai acontecer. E, com isso, qualquer funerária da Penha pode participar.

Não pode

Outra coisa, também, é que existe uma tabela de preços a ser cumprida. Se a funerária quiser vender um caixão de ouro é outra história, mas não pode, a seu bel prazer, explorar os vivos por conta de seus entes queridos que se foram.

Atiçou

Com isso, o vereador Tibeco ficou atiçado em criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o intuito de investigar o decreto do alcaide por, supostamente, crime de responsabilidade fiscal. O que não é o caso. Essa história vai ter novos capítulos, pelo que se comenta nos bastidores, medonhos e infelizes. Não respeitam nem os mortos.

Do bolso

Interessante que tem excelência excelentíssima na Mariscolândia que, quando morre alguém, consegue fazer todo o trâmite do enterro de boa. Será que puxa pelo bolso ou sei lá, pergunta o Pai Atanásio, abismado com essa história toda na terra do marisco. Credo em cruz!

Progressistas

No dia de hoje, tem eleição no Progressistas peixeiro, comandado pelo polido João Paulo Tavares Bastos Gama. O partido, que já comandou a city peixeira por 16 anos e tinha uma forte bancada, hoje, amarga ter apenas um vereador, o Maurílio Moraes.

Voltar

Os linguarudos de plantão lascam que o Progressistas só vai voltar a ter protagonismo se retornarem o ex-homem dos galináceos e ex-prefeito, Jandir Bellini, e o ex-secretário de Obras e ex-presidente da sigla, o narigudo Tarcísio Zanelatto. Hummmmm...   

Peido de Fanta

No fim da semana que passou, o vídeo, em que um jornalista chama o galego Rubens Angioletti (Podemos) de “peido de fanta”, circulou nos bastidores da política pexêra e arrancou risadas de uns e um bocado de palavrões de outros ligados ao paladino da moralidade e vereador mais votado nas últimas eleições.

Faz sentido

Pior que a crítica, que viralizou, faz mesmo sentido. O radialista questiona a postura do galego Rubens Angioletti, que criticou a viagem de uma comitiva itajaiense a Barcelona, numa feira de tecnologia. O fato é que a feira pode trazer bons resultados para a gestão municipal, representando um investimento e não um gasto.

A comitiva

Na comitiva, estavam o barbudinho Jr., vereador licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni (MDB); o secretário de Turismo, Evandro Neiva; e o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré, além de diversas outras autoridades de cities vizinhas, em uma ação promovida pela Amfri.

Pensamento pequeno

O galego criticou o uso de diárias para a viagem do pessoal, mas sisqueceu de citar que um bom negócio ou um bom produto, adquirido na feira, pode representar uma economia infinitamente maior que os custos da viagem. Pensamento pequeno demais pra quem diz que quer ser prefeito de uma cidade do porte de Itajaí.

Pra mim podia

Outra coisa que o galego esqueceu de citar é que, enquanto era radialista, antes de ser vereador, Rubens teria viajado pro exterior algumas vezes, com tudo bancado com recursos públicos, para acompanhar etapas da Volvo Ocean Race. As viagens do “peido de fanta”, nas palavras do radialista, não teriam rendido porcaria nenhuma pra cidade. Demagogia pura, concluiu o dono da latinha.

Morrendo

A deputada federal Carmen Zanotto está cada dia mais próxima do Partido Liberal e mais afastada de seu partido, tida como certa no projeto do senador Jorginho Melo ao governo do Estado. Apesar de negar, tem deixado seu partido morrer.

Apagar a luz

Os linguarudos não entenderam a estratégia da parlamentar, que também é presidente do partido Cidadania,  pois, ao mesmo tempo em que flerta com o PL, deixa cada vez menor o Cidadania, no tipo: o último que sair, apague a luz.

Banco Ortopédico

O Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público (Funservir) da Dubai brasileira, que tem como superintendente o Eduardo Mafra, tem realizado um bom trabalho em prol dos servidores. Nesta semana, implementou o programa Banco Ortopédico, com o intuito de emprestar, aos seus beneficiários, equipamentos ortopédicos.

Gratuito

O Banco Ortopédico funciona dentro da sede do Funservir e tem, à disposição, cadeiras de rodas, cadeira de banho, muletas e andador. O empréstimo é gratuito. Segundo o superintendente do Fundo, Eduardo Mafra, “o Funservir é o único plano de saúde no Brasil que fornece esses tipos de materiais para os beneficiários”.

Vitória

Mafra acrescenta que o Banco Ortopédico é uma grande vitória para os servidores públicos de Balneário Camboriú, e promete mais melhorias para o setor, em 2022. Oxalá, aconteça, porque os barnabés precisam e merecem.

Emocionou

O vereador das capivaras Vanderlei Dalmolin (MDB), ao promover homenagens aos profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), na piramidal casa do povo, se emocionou ao falar da sua história, dos desafios e do momento atual, agradecendo à ciência e à Epagri, pelas conquistas e melhorias no campo, e aos agricultores de Itajaí.

Abelhas

Dalmolin, com um pequeno pote de mel, que só dava pra cova do dente, pediu, gentilmente, para os profissionais entregarem ao governador bombeiro Carlos Moisés, reforçando seu pedido de que o mandatário-mor cuidasse das abelhas que se encontram em vias de extinção e podem gerar um descompasso, sem precedentes, na natureza por conta da não polinização. Caso realmente sério.

Vão sumir

Dalmolin assustou, inclusive, a minha musa acelerada, a vereadora Aline Aranha (DEM), ao dizer que, se não fizéssemos algo com o fim das abelhas, em, no máximo, três anos, até os cachorros que a parlamenta defende desaparecerão. 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura



Blogs

Blog do JC

Crea da Santa & Bela Catarina, homenageado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação