Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Na mosca


Advogada Claudia Prudêncio é eleita presidente da OAB Santa & Bela Catarina (foto: divulgação)

Os resultados das eleições da OAB começaram a ser divulgados e mostraram que a coluna acertou na mosca em seus prognósticos. Pra este pançudinho escriba, que fez a cobertura das eleições com repercussão a nível estadual e o acerto dos resultados, é algo que orgulha muito. Advogado é um bicho danado de agradar e prever, agora imagina advogado político.

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Unidade

Tanto a chapa eleita para o comando da OAB de SC, com a Dra. Claudia Prudêncio a frente, quanto a chapa eleita para a Ordem pexêra, com a Dra. Ana Paula Colzani no comando, estavam alinhadas nas eleições, o que pode representar um melhor diálogo da OAB de Itajaí com a Seccional catarinense, porta aberta que há muito tempo não existia pelos lados da capital.

Guerreira

Parabéns à Dra. Ketrin Tavares Bastos pela coragem de encarar o desafio e personalidade que demonstrou na caminhada. Ketrin deixou de ser, no decorrer do processo eleitoral, a esposa do João Paulo e passou a ser a Dra. Ketrin, com luz própria, competente secretária da atual diretoria e defensora com unhas e dentes do legado da atual diretoria. Acabou sendo vencida pelo cansaço do grupo que domina a OAB pexêra há três gestões. O desejo de renovar prevaleceu.

Alto nível

Pelo menos na campanha local, muito em razão das candidatas à presidência, a campanha foi em alto nível, na base de diálogo, visitas, propostas e pedicho de votos. Tá certo que sempre tem aquela discórdia e fofoca para o bem da coletividade, juro que adoro quando o bem é o objetivo, mas as chefonas não deixaram a campanha descambar para a baixaria, como a promovida pela oposição estadual.

Não funciona

Mais uma vez, como a coluna previu, a baixaria promovida pelas chapas adversárias à situação na OAB de SC surtiu um efeito adverso. A nítida descida ladeira abaixo no nível da campanha era fruto do desespero pelo resultado negativo de pesquisas e engajamento. Fica o apelo para que a Dra. Claudia trabalhe em prol de todos e consiga apaziguar os exaltados ânimos dos doutores catarinenses. Nosso desejo de sucesso às mulheres no comando!

Barraco

A suspensão da última sessão da CPI das máscaras na piramidal pexêra, para que os vereadores fossem pro plenarinho decidir aqueles detalhes, protagonizou, segundo os linguarudos de plantão, o maior barraco já visto na câmara de vereadores. Mais uma vez, a Dom Quichata, minha ex-musa Anna Carolina (PSDB), teria sido a atriz principal da cena acompanhada por poucas testemunhas.

Descontrole

A Dom Quichata perdeu totalmente o controle, numa crise de birra a galega mimada xingou o presidente da CPI Bruno da Saúde (MDB) de tudo quanto é nome feio e medonho, simplesmente porque o presidente queria tomar as decisões em consenso ou, não sendo possível o consenso, pela maioria dos membros da CPI. Quem viu ou ouviu não acreditou na cena bizarra.

Mais uma?

Há quem garanta que mesmo que a cena tenha ocorrido fora do plenário, o showzinho da Dom Quichata está gravado e basta o ofendido querer que mais uma representação na Comissão de Ética da piramidal deve pintar contra a dona da verdade absoluta. Se as outras representações já eram com o batom da Dom Quichata na cueca, imagina essa, que é uma baixaria vergonhosa para a casa legislativa?

Da paz

O vereador Bruno da Saúde é um gurizão da paz, goza de muito respeito entre os colegas de parlamento, sendo sempre cortês nos seus posicionamentos e não merece esse achincalhamento público que tem sofrido. Bruno, a exemplo de outros vereadores com trânsito, tem trabalhado em suas bandeiras e avançado com propostas e projetos pra tornar a vida do povão menos sofrida.

Bandeiras

Bruno tem seguido as boas práticas da Chris bela do Selmo (PSC), da cultural Hilda Deola (PDT), da acelerada Aline Aranha (DEM), do boa gente Fábio Negão (PL) e do devoto Beto Cunha (PSDB), que possuem trânsito com todos os colegas e têm conseguido aprovar projetos que dialoguem com suas bandeiras e bases de campanha. Sinceramente, o vereador não merece esse tipo de atitude da Dom Quichata, que só pensa em destruir as coisas.

Primeiro projeto

O vereador Bruno da Saúde iniciou agora na vida política e com apenas 26 anos mostra o resultado do trabalho que vem trilhando. Ao assumir o mandato, em janeiro deste ano, não perdeu tempo e apresentou o primeiro projeto de lei da piramidal em 2021.

Zeradas

A Lei dos 30 Dias, sancionada em julho, prevê prazo máximo para a realização de exames pelo SUS. O que parecia improvável, já se vê resultado prático. Agora em novembro, o vereador afirma que as filas para tomografia e cintilografia estão zeradas. O paciente que solicita hoje o exame já pode ter agendado no dia seguinte. 

Lei

Isso é possível porque tem uma lei para cobrar agilidade das clínicas conveniadas com o município. Se o município paga pelo exame, porque fazer distinção entre paciente particular e público? Agora é ficar de olho para zerar as demais filas. Alguns exames podem demorar até dois anos para serem feitos e o paciente pode ter o quadro de doença agravado pela demora no diagnóstico.

Pequeno Anjo

Bruno da Saúde também esteve por trás da negociação do imóvel do Semasa para a Univali. O prédio  garantirá a ampliação do Hospital Infantil Pequeno Anjo. Mobilizou o Semasa nesta atual gestão e deu seguimento a algo que estava desde 2018 sendo tratado. Levou em frente uma necessidade do hospital. Esse alinhamento com a Univali era o que faltava para concretizar o acordo.

A paz

O vereador das capivaras Vanderley Dalmolin (MDB) anunciou a suspensão do pedido de vistas feito ao projeto do devoto Beto Cunha (PSDB) sobre o reconhecimento das atividades religiosas como essenciais. Com o gesto, a votação do projeto foi antecipada em alguns dias e, pelo andar da carruagem, a paz deve prevalecer entre os vereadores, base do governo e lideranças religiosas.

Jeitinho

Depois de ter percebido que a cara feia pra cima da acelerada Aline Aranha (DEM) ao pedido de vistas do projeto acabou gerando uma onda em defesa da vereadora, o devoto e seu parceiro de bancada conservadora, Adriano Klawa (PSL), tiveram jeitinho e paciência para dialogar sobre o projeto e deixá-lo pronto para votação. Mais uma vez, elogios a paciência e habilidade, que são virtudes de todo bom político que se preze.

Empoderadas

A piramidal pexêra se destaca pelo empoderamento feminino nas ações que transformam a vida das pessoas para melhor. A coluna já trouxe ações da bela do Selmo, Chris Stuart (PSC),  e da acelerada Aline Aranha (DEM) dentro de suas bandeiras e bases. Quem também tem se destacado na defesa de seu público é a cultural Hilda Deola (PDT).

Encaixando

Este espaço, que soltou previsões do Pai Atanásio sobre a dificuldade da cultura se encontrar na função legislativa, agora tem o dever de reconhecer que Hildinha, como chamam os mais próximos, tá se encontrando na defesa da cultura, área da qual saiu praticamente eleita no último pleito.

Caminhos

Mesmo com ação legislativa limitada, Hilda conseguiu a aprovação de projeto para lançamento de editais para novos escritores, através do programa Meu Primeiro Livro. A cultural também tem feito uma série de sugestões e requerimentos para melhorar a vida dos artistas locais. Quem tem boa vontade sempre encontra um caminho para trilhar e defender suas bandeiras, sopra um linguarudo simpático ao timaço de mulheres que bota a mão na massa na piramidal.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação