Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Univali: novas conquistas


Secretários de Itajaí, Murilo Sodré, Evandro Neiva, Thiago Morastoni, e o empresário Paulo Collares na feira Smart City, na Espanha (foto: divulgação)

Em mais uma semana desta primavera de muita chuva, além dos bocudos, fofoqueiros e linguarudos, também as muitas mídias noticiaram novas e importantes conquistas de nossa universidade maior da city peixeira.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Construção de casas populares

O inovador projeto, desenvolvido pela Univali em parceria com a respeitada empresa Fischer, de Brusque, tem rendido muitos comentários positivos. Quem conheceu, recentemente, o projeto foi a prefeita bonitona Nilza Simas (PSD), de Itapema.

Casas a baixo custo

Nilza ficou pra lá de empolgada com a concreta possibilidade de resolver a grave questão do déficit habitacional na capital do ultraleve, uma das grandes necessidades do município (e de todas as cidades brasileiras).

Univali Internacional

Consolidando uma das principais bandeiras da atual gestão do templo do saber peixeiro, liderada pelo reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, nesta semana, ocorreu a pomposa solenidade de entrega dos diplomas de dupla titulação do Mestrado em Ciência Jurídica da Univali.

Chique

Evento em parceria com o General Master of Laws da Widener University - Delaware Law School, nos Estados Unidos. Dentre outras ilustres presenças no evento, destaca-se a do reitor norte-americano Rodney Smolla. Chique o negócio.

Pequeno Anjo

E, para completar o ciclo de boas novas, conforme já noticiei recentemente, o barbudinho prefeito Volnei, juntamente com o superintendente Rafael, do Semasa, e o reitor Cechinel, da Univali, assinaram o termo de comodato, que transfere a área central da antiga Casan, na city pexêra, para o hospital Pequeno Anjo.

Agradecem

A ampliação e as melhorias no nosso hospital Pequeno Ano, sem dúvida alguma, favorecem muito a cidade e toda a região. Resultado de uma parceria entre o poder público e a universidade. Nossos pequerruchos, de toda região, agradecem.

Itajaí Nazorópa

A comitiva itajaiense, que participa do Smart City Expo World Congress, na Espanha, retorna à terrinha neste fim de semana. Na bagagem dos secretários municipais, muita imersão, networking e troca de experiências. O evento é o maior do mundo sobre cidades inteligente e rola em Barcelona.

Gestão

Além do secretário de Turismo, Evandro Neiva, integraram a comitiva por Itajaí o secretário de Desenvolvimento Econômico, ex-barbudinho Thiago Morastoni, e o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré. Ambos empenhados em trazer soluções para melhorar a gestão pública e simplificar processos na city pexêra.

Projetos

A participação de Itajaí na feira estava sendo bastante aguardada. Nossa cidade participou do evento em 2019 e trouxe boas ideias. Foi a partir dessa participação, aliás, que a prefa pexêra implementou o aplicativo Conecta.í e começou a desenvolver projetos como o portal GeoItajaí.

Convite de honra

Ao longo deste ano, o presidente executivo da feira, Josep Piqué, manteve contato próximo com o ex-barbudinho Thiago Morastoni. Vinha atuando, com entusiasmo, para auxiliar o município a progredir no processo de se tornar uma Smart City, tanto que fez um convite especial para que Itajaí participasse do evento neste ano.

Coringa

Quem, também, circulou pela Smart City Expo World Congress, na Espanha, foi o CEO da Coringa Inteligência e Segurança Ltda., Paulo Collares, sempre focado em novos projetos e com mais de 20 anos de experiência em alta tecnologia.

Pi7 e OAB

O irrequieto do Pi7, que dia desses andou desancando suas ácidas opiniões sobre a nova licitação do Porto de Itajaí, causando a discórdia que a coluna adora, agora se manifestou sobre as eleições da OAB, que estão marcadas para acontecer na próxima quinta-feira. O ex-vereador parece que tá doido pra voltar à vida política e causar com suas posições sempre firmes!

Politizada

Para o desassossegado, a Ordem nunca lhe representou, e olha que ele paga, religiosamente em dia, as anuidades há 40 anos. A OAB, pro Pi7, tá sempre representando interesses políticos, de esquerda, uma hora; e de direita, outras horas, deixando os coitados dos advogados a ver navios na representação de seus legítimos interesses.

Divisão

A divisão dos dotores, que ficam nas bolhas das chapas que concorrem nas eleições, é o principal sintoma dessa politização da OAB, na visão do irrequieto. A coluna, quando começou a cobrir as eleições da OAB, graças ao Pai Atanásio dos advogados, já previu que essa seria a tônica do processo eleitoral. Infelizmente, as chapas insistem nesses erros e, desse jeito, ganhando A, B, C ou D, aparentemente, nada deve mudar.

Me cobram

Pi7 conclui, xatiado, que, com muita tristeza, vê a sua ordem lhe cobrando por serviços que nunca prestaram a si ou a seus associados. O dotô cabeça branca defende a briga e o contraditório, mas deixa a entender que o  respeito e a educação, neste processo eleitoral, foram pras cucuias. Eitcha que Pai Atanásio, mesmo discordando do desassossegado, às vezes, tem uma saudade dessa acidez.

Lenda urbana

Há uma lenda de que o Mago do Gravatá, que se auto intitula pensador político e fofoqueiro profissional, e o passarinho falador, famosos por estarem sempre presentes nas rodas de discussões políticas em Navega City, são onipresentes. Inquieta, a dupla é pautada pelos próprios personagens da política dengo-dengo.

A Estrela Sol (itária)

Os boca de tarrafa do outro lado da vala cochicham que a líder do Governo em Navega Beach, na câmara dos vereadores, a estrela Sol(itária)... ops, Sorilei Dapper (DEM), têm procurado, algumas vezes irritada, com grande ansiedade, mas sempre com correção, enquadrar alguns vereadores de oposição pelas suas falas sem conexão com os fatos.

Pela crítica acima de tudo

Liderados pelo vereador Jonas (PL), o mano Bob, as excelências excelentíssimas de oposição não estão preocupadas em compreender a essência da necessidade social de Navega City. Demonstram dificuldade de entendimento, insistem em uma fofoca fora de contexto. 

Compartilhar ideias é sempre bom

Navega Beach tem muitas demandas sociais. Estava na hora de um diálogo e não desta correria desesperada, uma verdadeira sangria desatada, já tentando antecipar a disputa eleitoral. Por isso, a imagem da cidade anda tão desgastada, apesar do potencial de desenvolvimento econômico e do bom momento que a city atravessa. Imagine se houvesse engajamento, todos no mesmo caminho.

Jurássico

Depois de um conturbado governo junto com o Mano Bob, e a presença em páginas que nem sempre foram de política, o vereador Jonas arrepia os poucos cabelos e assume discursos desconexos, como os que praticou no passado. Tem sido alvo de chacotas dentro do próprio partido. Deus o guarde!

Dás um banho

Sem cair em armadilhas, a vereadora Lú Bitencourt, do mesmo PL, se posiciona com inteligência, equilíbrio e independência. Assim, desmoraliza as falas do seu colega de partido ao se colocar contrária às falas do Mano Bob e seguir apoiando o governo Liba.  A popularidade de um político não se constrói apenas pela crítica eloquente, mas, sobretudo, pela coerência e pela trajetória.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação