Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ampliação do Pequeno Anjo


O prefeito Volnei Morastoni, o diretor geral do Semasa, Rafael Luiz Pinto, e o reitor da Univali, Valdir Cechinel, assinaram termo repassando imóvel pra ampliar o Pequeno Anjo (foto: Marcos Porto)

A prefa peixeira, por meio do Semasa, repassou essa semana à Univali um imóvel pra garantir a ampliação do Hospital Infantil Pequeno Anjo. O termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni, pelo diretor geral do Semasa, Rafael Luiz Pinto, o Russo, e pelo reitor da universidade, Valdir Cechinel, o Sábia.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Mais atendimento

A ampliação do hospital pro prédio da antiga Casan, do ladinho do Pequeno Anjo, vai possibilitar a melhoria e ampliação dos serviços e atendimentos aos pequenos de Itajaí e região. Uma ótima iniciativa do governo Volnei e da Univali, que vinham alinhando a parceria desde 2018.

Cardiologia pediátrica

O novo prédio do Pequeno Anjo será reformado e deverá abrigar o setor administrativo e consultórios. Com isso, sobrará espaço pra ampliar o pronto-atendimento e a cardiologia pediátrica. Notícia boa para os pequerruchos.

Mães atípicas

Interessante o projeto da bela do Selmo, a vereadora Chris Stuart (PSC), que valoriza as mães atípicas da city pexêra, criando uma semana exclusiva para ações de sensibilização e acolhimento das mulheres que passam o maior perrengue na criação de seus filhos com necessidades especiais ou algum tipo de deficiência.

Baita diferença

A semana das Mães Atípicas tem uma baita diferença daquelas leis que criam datas comemorativas sem representatividade nenhuma, como o famoso dia do vizinho, saudade zero do ex-vereador e dublê de pastor Calinho Mecânico né, Pai Atanásio?

Sem berrar

Chris bela do Selmo Stuart tem uma baita folha de serviços prestados na área da assistência social, e agora na piramidal pexêra, sem precisar berrar ou constranger ninguém, tá colocando a mão na massa para dar mais dignidade às pessoas que passam por dificuldades. Parabéns a vereadora, acredito que o caminho da transformação é através de ações desse tipo, propositivass e com conteúdo.

Roda, roda

Outras amadas excelências excelentíssimas que merecem os parabéns, pra não dizer que esse pançudinho escriba anda com muito ódio no coração, são aqueles que reconhecem que suas eleições não foram obtidas individualmente, mas sim em grupo. Tá cada vez mais na moda o rodízio dos titulares da cadeira estofada com seus suplentes.

Inédito

Confesso que não me alembro de um início de legislatura com tanto desgrudar de cadeira de vereador para posse de seus suplentes (sem contar os casos dos vereadores-secretários, é claro). Atualmente o Otto da Farmácia (Republicanos) e Fábio Negão (PL) estão licenciados, dando oportunidade ao Carlos Reis do Remédio (Republicanos) e ao Sandro Andrade (PL) de sentirem o aroma do poder.

Outros

Além desses, o rodízio também já foi oportunizado pelo Maurílio Moraes (Progressistas) com a posse da Professora Bete, pelo galego Rubens Angioletti (Podemos) para posse do Gabriel Zanon e pela acelerada Aline Aranha (DEM) que abriu espaço para o boa praça do Paulo Maes (DEM).

Valorizado

Tá certo que entre um rodízio e outro, sempre aparece um suplente mal agradecido que logo desembarca do partido, mas na maioria dos casos o rodízio tem valorizado titulares e suplentes e fortalecido os partidos.

Passado

Num passado nem tão passado assim, tinha vereador que fazia questão de se licenciar por um prazo menor do que o regimento interno da piramidal previa para a posse dos suplentes, só pra não deixar o colega de partido sentar a buzanfa na cadeira estofada. Teve caso de vereador que se licenciou por 30 dias, quando o necessário para convocar suplente era 31 dias no mínimo. Gulosinho!

Última bolachinha

Ninguém ganha a eleição sozinho, talvez, por isso, muitos vereadores que judiavam dos suplentes nos quatro anos sem dar um arzinho pro cara respirar e juravam que eram as últimas bolachinhas do pacote, não conseguiram repetir suas votações e voltar pra piramidal. A coluna parabeniza todos os edis e partidos que incentivam o rodízio dos suplentes, tá aí uma prática que se pode chamar de boa política.

Dividido

Lideranças estaduais do Podemos estiveram reunidas com o governador bombeiro Carlos Moisés, e com prefeitos da sigla na Santa & Bela. O presidente de honra do partido, Paulinho Bornhausen, não teria se agradado muito do encontro e uma das ausências mais sentidas teria sido do alcaide pop star e pré-candidato ao governo, que postou uma nota num grupo de zapzap do partido em BC.

Disposição

Em um dos trechos, a nota alfineta: “Sinto que esta disposição ao diálogo não tenha sido demostrada pelo governador Moisés em anos anteriores”. A nota diz que a sigla não vai se submeter a projetos individuais.

Fiel a quem?

Agora como cobrar “fidelidade” ao Podemos se o próprio prefeito Fabrício vai apoiar o Sérgio Moro para presidência? O discurso estadual não está alinhado ao federal, pois fontes coladas ao alcaide FO, garantem que seu governo está empenhado em trazer o presidente Bolsonaro para participar da cerimônia de inauguração do alargamento da faixa de areia na Praia Central.

Deu ruim

Bem no dia que este pançudinho rogou aos dotores da OAB juízo e debate de propostas na reta final das eleições que definirão os novos dirigentes da Ordem na Santa & Bela Catarina e nas citys catarinas, um debate que seria promovido pelo Grupo SCC SBT entre os postulantes ao comando da OAB/SC foi cancelado.

Pena

O debate, que seria gravado na tarde de quinta-feira e veiculado em rede estadual no próximo sábado (será que ia ter um telão pra assistir lá no Costelaço da Dra. Ketrin?), acabou sendo cancelado em cima da hora, por desacordo entre as chapas que concorrem às eleições da OAB. Uma pena que para campanha destrutiva algumas chapas parecem ter tempo de sobra, mas pra debater nem tanto...

Acusações

As chapas trocam acusações sobre quem deu motivos para o cancelamento do debate, mas o que o advogado incauto menos quer é esse tipo de troca de farpas, que ficam limitadas aos apoiadores dos candidatos. Quem tá fora dessa bolha quer ouvir propostas, quer ver debate de alto nível, quer olhar no olho e ver quem pode resolver os gargalos da profissão.

Histórico

O mais engraçado disso é ver o candidato ao comando da OAB/SC, Dr. Hélio Brasil, que na eleição passada fugiu de todos os debates, imputar à Dra. Cláudia Prudêncio culpa pela não realização do debate. “É pública e notória a aversão do Hélio Brasil ao debate, na campanha passada ele recusou todos”, soprou um desses cabeças brancas da OAB que deixam a coluna informada.

Pelas beiradas

Enquanto isso, em Itajaí, a campanha anda a mil nos bastidores. As chapas têm se dividido para visitar todos os escritórios de advocacia e correr atrás dos votos fora da bolha dos apoiadores e bajuladores de plantão.

Cansada

Nossos observadores atentos sopram que a eleição da Dra. Ketrin, que parecia tranquila, está arriscada pela vontade dos advogados pexêros em mudar a cansada administração atual. Renovar é preciso, muitos têm dito!

Família

Em um encontro esta semana, na casa de um membro do alto escalão do governo do Estado, na Lagoa da Conceição, o governador Moisés (sem partido) esteve reunido com familiares tradicionais do ex-governadores Raimundo Colombo (PSD?) e lideranças políticas da Serra, como o ex-prefeito Juarez Furtado (MDB). A janta foi entendida como uma verdadeira afronta ao Raimundão.

Afronta

Tem lageano faca na bota, que ao ver o cunhado, o sobrinho de Colombo e próprio prefeito Antônio Ceron (PSD), defendendo o apoio ao governador Moisés, pelo volume de recursos que tem depositado, digo, investido em Lages, não poderia apoiar outro candidato que não fosse o Moisés, por questão de gratidão e lealdade. Isso tem surtido como uma ofensa ao ex-governador e ao povo serrano.

Volta

Será que Colombo não investiu em sua city natal? O povo lageano pode interpretar essa manobra como uma “traição” e Colombo ainda sair por vítima nas urnas e se eleito for, esse povo que virou a mesa, digo, a casaca, pode ter que voltar a pedir favores ao ex-governador. O mundo dá voltas...


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura



Blogs

Blog do JC

Crea da Santa & Bela Catarina, homenageado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação