Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Smart City


Secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, a diretora do terminal de cruzeiros de Barcelona, Maria José Amorós, e o diretor de operações da MSC, Javier Pino Blanca (foto: divulgação)

Prefeitos e representantes de toda a Amfri fazem parte da comitiva brasileira que está em Barcelona, na Espanha, participando do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo de tecnologia, fomento e inovação, com o objetivo de tornar as cidades mais inteligentes.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Cruzeiros

Um dos participantes é o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, que tem buscado novas tecnologias pra potencializar ainda mais o setor na city peixeira. Além de participar do mega-evento, Neiva também tem marcados outros compromissos, pensando em ampliar ainda mais os cruzeiros que chegam e partem da city pexêra.

40 mil passageiros

O secretário peixeiro fez visita técnica ao terminal de passageiros de Barcelona, um dos maiores e mais modernos do mundo, que num só dia chega a receber mais de 40 mil pessoas em quatro terminais exclusivos pra transatlânticos. Ele foi recebido pela diretora do terminal, Maria José Amorós, e pelo diretor de operações da gigante MSC, Javier Pino Blanca.

Bons exemplos

Neiva, responsável pela retomada dos transatlânticos na city peixeira, conheceu toda a estrutura do terminal espanhol, além da parte burocrática e administrativa, e teve bons exemplos de ações e projetos que podem ser implementados em Itajaí.

Pandemia prejudicou

Itajaí seria a cidade com mais paradas do sul do Brasil neste verão. Porém, com a fronteira internacional ainda fechada pros navios de cruzeiro em rotas internacionais, a MSC cancelou a parada prevista pra city pexêra. Mesmo assim, o município ainda vai contar com 15 escalas nacionais do Costa Fascinosa. Pro próximo verão, se a pandemia permitir, a expectativa é aumentar muito esses números.

Ex-tucano

O agora ex-tucano Robison Coelho bateu um fio para este pançudinho escriba, para falar sobre a sua desfiliação do ninho tucano, noticiada em primeira mão pelo devoto Beto Cunha (PSDB) na piramidal pexêra e replicada neste espaço. Sempre pregando o diálogo, Robison garante que saiu de boa do PSDB, deixando muitos amigos.

Responsabilidade

Coelho pontua que sua expressiva votação para prefeito o faz ter responsabilidade com o futuro da cidade, pra justificar que, por enquanto, ficará sem filiação partidária. “Foram quase 47 mil votos que pregavam uma renovação, não fiz esses votos sozinho. Foi tudo graças a um grande grupo de apoiadores”, pontuou Coelho.

Nunca me impus

Robison lembrou que sua candidatura a prefeito não estava nos planos em 2020, mas graças a forma de fazer política agregando e ouvindo, conseguiu viabilizar em poucos dias uma robusta coligação. “Não foram apenas partidos, foram lideranças, pessoas da base, empresários, gente que queria mudança e acreditou,” frisou o ex-vereador.

Pressão

Na visão do ex-tucano, agora os partidos devem fazer pressão em busca de candidaturas, para no final elegerem deputados de fora e fazerem pressão com a força de suas bancadas. Robison afirmou que sua missão é auxiliar no diálogo das lideranças locais, para que Itajaí volte a ter representatividade. “Não faço questão de ser candidato, o que não abro mão é que Itajaí eleja representantes, volte a ser protagonista,” lascou.

Escada

“Não vou ser escada de projetos de partidos”, esbravejou o sempre sereno Robison, afirmando que as lideranças locais precisam ter consciência e diálogo nesta hora, deixando de ouvir os caciques partidários e pensando na cidade. Pai Atanásio já tem dito isso há muito tempo, mas só acredita vendo essa união pela cidade, pois chega na hora, todo mundo acha que tem que ser.

Espaço

Embora não tenha falado, Coelho deu a entender que dentro do PSDB a liberdade para essa construção era mais restrita. Pai Atanásio jura que as mágoas políticas entre Robison e a presidente do PSDB ainda não foram superadas. Sem filiação partidária Coelho e seu capital eleitoral podem ser um ingrediente importante na unificação das oposições em Itajaí... Vamos acompanhar.

Reta Final

As eleições internas da OAB acontecem daqui uma semana, na próxima quinta-feira, e com as campanhas entrando na reta final, tudo que os advogados merecem é ver as trocas de acusações e xingamentos de tudo quanto é lado serem colocados em segundo plano, afinal, não é sempre que se tem espeto corrido e happy hour a preços módicos. Tá faltando proposta!

Disseminadores

Até os disseminadores da discórdia, amparados algumas vezes por esse espaço, que filtra a discórdia para o bem da coletividade da discórdia meramente pessoal, concordam que os mais interessados em ouvir as propostas, os dotores que votam nas eleições da OAB, estão sacudos com tanta campanha destrutiva entre as chapas.

Enquanto isso...

... temas como honorários irrisórios para advocacia pública, anuidade cara, planos de saúde caros, defesa das prerrogativas dos advogados, defensoria pública sem estrutura para atender o povão carente, entre outros, ficam relegados a um segundo plano, baseados em propostas genéricas e que muito dotô com anos de OAB já não acredita mais que sejam resolvidas.

Analogia

Daqui a pouco esses temas, que são primordiais para a vida profissional dos advogados, vão ser encarados em tom de zombaria pelos defensores da democracia. Defesa das prerrogativas, talvez vire Reforma Tributária, que todo governo promete e nenhum faz... Ai que dor!

Desejo

Sinceramente, quando o espaço começou a cobrir as eleições da OAB, não imaginava a repercussão que alcançaria e nem a importância que esse pleito tem para o fortalecimento da categoria. Vincular a OAB a um partido político ou a uma posição de governo, ou então ao clube do bolinha que comanda a entidade, é muito pequeno para o tamanho que o órgão tem.

Protagonismo

Que os novos (ou velhos) dirigentes, possam levar à Ordem ao mais alto grau de protagonismo que a instituição merece. Resolvendo os problemas dos seus filiados, mas saindo desse casulo e atuando em toda a sociedade, trazendo resultados e mais justiça pros cidadãos de bem. Credo, desse jeito eu me empolgo e viro candidato da OAB na próxima. Arreda, raça de bocudos, já falei que não!

Tapetão

A toda ex-poderosa da OAB da capital da pedrada, Jucelia Vinholi, anda no desespero e atirando para tudo quanto é lado para tentar vencer as eleições no tapetão. Até eleitor que demonstra apoio público para a chapa adversária ela está tentando impugnar e tirar o direito democrático do voto. Tem sobrado até para os projetos da OAB que beneficiam os advogados de maneira geral.

Bastidores

Ao todo já foram 11 pedidos de impugnação contra a chapa adversária, mostrando que a briga que ela trava não é pelo voto do eleitor e sim pela vitória de bastidores. A última vergonha que ela passou no débito foi a de transferir três advogados de Balneário Camboriú para completar a chapa na Capital da Pedrada.

Perceberam

O problema é que os bagrões da comissão eleitoral da OAB da Santa & Bela Catarina perceberam a estranha movimentação nos 48 do segundo tempo e, ainda não homologaram a candidatura da chapa da toda-ex. Na prática, ela faz a campanha mas ainda não tem certeza se vai ter permissão para aparecer na urna no dia 25 de novembro enquanto não resolver esse imbróglio. Será que vai?


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura



Blogs

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação