Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ações relevantes


Ações relevantes

Nesses últimos tempos, o socadinho escriba tem dedilhado algumas linhas para informar aos leitores desta coluna sobre as importantes ações, projetos e iniciativas desenvolvidos pela Univali, a nossa universidade maior da city peixeira.

Escancarar

Sob o comando do reitor Valdir Cechinel Filho, o Sabiá, a Univali voltou novamente a escancarar as portas para a comunidade de Itajaí e dos municípios vizinhos, provando, na prática, e não só no papel, seu DNA de instituição comunitária.

Campanha de imunização

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Escancarar

Sob o comando do reitor Valdir Cechinel Filho, o Sabiá, a Univali voltou novamente a escancarar as portas para a comunidade de Itajaí e dos municípios vizinhos, provando, na prática, e não só no papel, seu DNA de instituição comunitária.

Campanha de imunização

Também no início deste ano, o templo do ensino superior, nascido em berço itajaiense, continua se destacando, agora em ações relevantes para minimizar os efeitos dessa desastrosa pandemia do lazarento do coronavírus junto à nossa gente.

Contribuir

Ainda no início de suas atividades desse incerto ano de 2021, a Univali se juntou com uma carrada de instituições e órgãos públicos na campanha nacional de imunização da covid-19, colocando toda a sua infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos à disposição para contribuir com os trabalhos de vacinação e imunização da comunidade de Itajaí e região.

Novos acordos e parcerias

Estreitando a aproximação com entidades privadas e órgãos públicos, a Univali também acaba de firmar mais um importante Acordo de Cooperação Técnica com o Governo Federal, agora com a secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca do ministério da Agricultura SAP/MAPA.

Reconhecimento

Nesse acordo, a secretaria Nacional da Pesca demonstra a expertise e, sobretudo, o reconhecimento da iniciativa privada e dos poderes públicos com o sério e competente trabalho realizado pelo qualificado time de funcionários, professores e gestores da universidade.

Amplitude do Acordo

Este pançudo temente ao Altíssimo acessou o Diário Oficial na internet, e viu que o tal acordo de cooperação firmado pela Univali com a SAP/MAPA tem o objetivo de realização de pesquisas, inovação, desenvolvimento tecnológico, aplicação de metodologias, técnicas e tecnologias, avaliação e monitoramento de recursos naturais da aquicultura e pesca, análises de organismos aquáticos, avaliação de impactos ambientais e sociais, formação de pessoas e certificação, desenvolvimento de ações de empreendedorismo, cooperativismo e associativismo, além de consultoria e assessoria científica e tecnológica em tratativas nacionais e internacionais. É coisa adoidado, hein?!

Setor pesqueiro

Esse acordo de cooperação firmado pela Univali com o governo Federal, mais que apenas só reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido por nossa universidade, também traz uma tarrafada de benefícios e prestigia o setor pesqueiro local e da Santa & Bela, mais ainda do povo papa siri e de nossa Itajaí, capital nacional da pesca e maior polo pesqueiro do sul do Brasil. Que boas notícias possam se repetir muitas vezes nesse ano de 2021.

Encosto do PROS

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) fez parte da coligação do prefeito reeleito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB). Os dois candidatos da sigla não fizeram 60 votos. Foi a maior fiasqueira, mas mesmo assim, segundo os fofoqueiros de plantão, estariam exigindo cargo no governo. Ai, ai, ai, que dor!

Enrolado?

A boquinha em questão seria pro próprio presidente do PROS em Itajaí, Carlos Patrick, que não teria qualificação técnica pra compor o governo e ainda estaria sendo acusado de dar um suposto golpe e vender terreno que não existe.

Ameaçou

Uma publicação que circulou ontem nas redes sociais mostra uma pessoa pra lá de cabreira com Carlos Patrick, expondo denúncias e dizendo que tá procurando o presidente do PROS por ter enganado seu tio, vendendo o tal terreno fictício. “Eu vou te achar, vagabundo”, esbravejou o cidadão.

Sem condições

Se tudo isso for realmente verdade, fica difícil pro prefeito barbudinho Volnei nomear uma pessoa com esse perfil. Cargo comissionado, independente se no executivo ou legislativo, é pago com o dinheiro do povo e precisa ser ocupado por gente qualificada e idônea, que trabalhe para e pela comunidade.

Veio da Havan

O veio da Havan, Luciano Hang, e sua patroa pegaram o maledeto covid-19 (saúde!). Ao saber que tava contaminado Hang se internou em um hospital de São Paulo. Não  tomou uma dose de cloroquina e correu pra se internar ali no hospital da Azambuja, em Brusque, como seus conterrâneos e reles mortais. Será que seus colaboradores que adoeceram terão o mesmo tratamento e oportunidade de usufruir de um baita hospital particular paulistano?

Cloroquina nele

Mas, peraí, Luciano sempre criticou quem defendia normas mais severas no tratamento da doença.  Porque se internou? Não podia cumprir quarentena em casa, se empanturrando de cloroquina? Informação não confirmada relata que a sua mãe estaria internada, também, em São Paulo, em estado grave em uma UTI. Saúde pra todos!

Laranja na estrada...

Uma ação na dona justa eleitoral da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, questiona a legalidade da eleição do PSD por suposto uso de candidato laranja. A situação é tão complicada que tem gente cantando aquela música: “Laranja madura na beira da estrada tá bichada, Zé, ou tem marimbondo no pé...”

Tucano pousou na prefa

Os linguarudos de plantão contam que o ex-candidato a prefeito derrotado da Dubai brasileira, o melhor, melhor do mundo, Auri Pavoni (PSDB), já estaria de volta ao paço da Vila Operária. O que anda provocando insatisfação em quem estava na campanha e trabalhou pra reeleger o prefeito Volnei.

Plantar o c... em casa!

Auri, todo prosa, estava em altos papos com o secretário Lamim, do Urbanismo, conta a raça da língua solta (arreda, cambada de infelizes!) e, inclusive, dando receita de como não pegar covid-19: “É só plantar o c... em casa”, falou pra uma raça que tava por lá. Será que é da turma da cloroquina ou sonha em ser secretário da Saúde? Ou é da tchurma do faz o que eu falo, mas não o que eu faço?

Num tem?

Auri não perdeu a boquinha na city peixeira, ao que parece. Isso acabou por revoltar os engenheiros da pequena pátria. Teve, inclusive, profissional da área questionando nos bastidores se em Itajaí não tem engenheiro e se é preciso importar candidato derrotado de cidade vizinha... Qui coisa, meu povo!

Zicas elétricas

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL), entregou, ontem, no Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, bicicletas elétricas adquiridas com recursos de emendas de sua autoria. Os equipamentos serão usados pelos guarda-vidas nas rondas de praia e também para atender ocorrências, dando ainda mais agilidade ao trabalho de prevenção e salvamento.

Alcatraz

O período de recesso da leleia, sem atividades de plenário, apenas com atividades administrativas e trabalho interno em alguns gabinetes, contribuiu para estancar um pouco as repercussões parlamentares da nova fase da Operação Alcatraz.

Hemorragia

A nova fase, batizada de “Hemorragia”, deflagrada na manhã de ontem, atingiu em cheio o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que teve prisão preventiva domiciliar decretada, a pedido do ministério Público Federal.

Bagrões

As investigações da PF e do MPF começaram em 2018 e investigam um montão de gente, inclusive muitos bagrões da área pública  e política, que estariam envolvidos em casos de corrupção, com desvio de dinheiro público de órgãos do governo do Estado, além de uso destas funções públicas para beneficiar empresas e pessoas ligadas ao atual presidente da leleia. Julio Garcia tem jurado de pé junto que é inocente e que há um “exagero” nas ações do MP e da Justiça. Mas o fato é que agora com a prisão domiciliar e uso da tornozeleira eletrônica a imagem tanto do legislador como do legislativo estadual, ficam bastante arranhadas.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada

Linha Infinita

Clique diário

Linha Infinita




Blogs

Entre ovos, poder e silêncio: o fim de semana que falou alto no litoral catarinense

Blog do JC

Entre ovos, poder e silêncio: o fim de semana que falou alto no litoral catarinense

Saúde não tira férias: o que você constrói hoje acompanha você no próximo ano

Espaço Saúde

Saúde não tira férias: o que você constrói hoje acompanha você no próximo ano

Alimentos que rejuvenescem!

Blog da Ale Françoise

Alimentos que rejuvenescem!

 Escrever para aprender — um exercício de silêncio

VersoLuz

 Escrever para aprender — um exercício de silêncio



Podcasts

Últimos dias de 2025 devem ser com chuva forte

Últimos dias de 2025 devem ser com chuva forte

Publicado 29/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.