Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ela voltou!


{Charge: Pirão d’água}

A minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), começou o segundo mandato de vereadora na piramidal casa do povo da mesma forma que acabou o primeiro: buscando sempre lascar o pau no governo.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Quer saber

A galega colgate, que tem fama de berrona e reclamona, abriu 2021 pedindo a suspensão do reajuste do IPTU e querendo saber quem são os nomeados na autarquia de água & esgoto, o Semasa.

Pra torcida

Anna meio que joga pra torcida na questão do IPTU, pois isso nem é pauta de vereador, mas sim uma decisão do executivo. Além disso, a revisão da planta genérica era uma obrigação do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que poderia responder por improbidade administrativa caso não fizesse o procedimento.

Povão perderia

O reajuste anual do IPTU não pode ultrapassar 15% na city peixeira, pois existe um limitador. Já os descontos pra bons pagadores e pra quem quitar o tributo à vista, que são mais da metade dos contribuintes, podem chegar a 30%. 

 

Semasa

Anna deve ter lido a coluna deste socadinho escriba esta semana, que trouxe uma preocupação de servidores efetivos do Semasa sobre a competência dos comissionados, e questionou a qualificação profissional dos nomeados. Até aí tudo bem, uma boa iniciativa, pois se trata de dinheiro público.

Na câmara pode!

O problema é que a galega faz isso no executivo, mas não olha pro próprio umbigo no legislativo. Por que será que Anna faz vistas grossas às indicações na piramidal casa do povo? Nesse ponto a minha ex-musa brabona, berrona e bonitona nada diz.

Na mira

Por que não bota “na mira” quem não tem formação técnica e experiência pra assumir cargo? Dizem os bocudos que é por que lá tem indicação da própria galega que anda posando pras fotos com um sorriso colgate. Arreda, cambada!

Dedicação

O novo presidente da casa do povo da Dubai brasileira, Marcos Kurtz (Podemos), está surpreendendo. Marquinhos tem atendido prontamente todos que procuram o gabinete e não deixa ninguém esperando.

Surpreendendo

Sua assessoria está alinhada ao presidente e tem sido solicita em todos os gabinetes, até as excelências excelentíssimas que votaram contra na eleição da mesa diretora tem se surpreendido com a disposição e atenção que Kurtz vem dando.

Traído

O empresário Vendelino Raimondi, em contato com a coluna, diz que quem apoia a permanência do secretário de Agricultura e Expansão Urbana é fraco. E que o governo lhe traiu em 2016, depois da eleição, ao nomear o bagrão.

Movimento

Vendelino é o mentor do movimento emancipacionista que pretendia criar um novo município que abocanharia 70% da city peixeira. Fizeram, inclusive, um plebiscito entre os moradores que escolheram o nome de Verde Vale. Na verdade, o intuito maior foi chamar a atenção das otoridades pra aquela região.

Traiu

Vendelino caceteia ainda que, na eleição de 2016, conseguiu milhares de votos na zona rural que ajudaram a eleger o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). E, agora, com o secretário, entre outros, os votos minguaram pra menos de uma centena. Diz que o secretário traiu o prefeito.

Nada

Com relação ao nome do vereador reeleito da piramidal casa do povo peixeira, Vanderlei Dalmolin (MDB), que vem sendo citado pra ocupar a secretaria de Agricultura, Vendelino afirma que não tem nada contra. Hummmm...

Conectado

A mudança do comando do porto cinco estrelas da city peixeira, de Marcelo Salles para o Fábio da Veiga, tem sido positiva. Fábio tem conhecimento, trânsito, vida na cidade, ao contrário de Salles. Marcelo era técnico  mas parecia desconectado da cidade, distante...

 

Dulce e Murilo

A visceral Dulce Amaral (PL) vai ocupar o cargo de superintendente de Esportes e o Murilo Pereira (PL) vai ser secretário de Administração da prefa de Itajaí. Ambos ex-vereadores. O Zico Pedroni também  estará no governo.

ITBI

O vereador peixeiro Beto Cunha (PSDB) está propondo alterações no ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. O imposto é previsto na Constituição Federal e é cobrado sempre que há compra e venda de imóveis.

Parcelado

Atualmente o ITBI na city peixeira pode ser parcelado em até 12 meses, porém a transferência das matrículas dos imóveis só tem sido possível após a quitação total das parcelas. Essa regra tem impedido muitas pessoas que adquirem seus imóveis, através de financiamento bancário, a aderirem ao parcelamento do imposto, já que os bancos exigem a imediata matrícula dos imóveis.

Regra

Em um dos projetos, Beto propõe a ampliação do parcelamento em até 24 meses. No outro projeto a proposta é que a transferência dos imóveis nos cartórios seja possível após o pagamento da primeira parcela, permitindo assim que as aquisições através de financiamento bancário sejam incluídas na regra de parcelamento.

Fomentar

O emplumado Beto lembrou da sessão extraordinária na casa do povo da Dubai brasileira que diminuiu a alíquota do ITBI de 3 para 2%, justamente para fomentar o mercado imobiliário. Aqui na pequena pátria a alíquota já é de 2%. Aumentar o parcelamento pode ser um gás pra, também, fomentar o mercado imobiliário de Itajaí.

De pertinho

A presidente da casa do povo do outro lado da vala, Adriana Macarini (PL), acompanhada dos seus pares, Gabriel dos Santos (PSC), Lorival Kempner (PP), Lú Bittencourt (PL), Sol Dapper (DEM) e Toninho Uller (Patriota) participaram de duas reuniões com bagrões palacianos do governo do prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM).

Assistencia Social

No primeiro encontro nossas amadas excelências excelentíssimas de Navega-City bateram um papo com o secretário de Assistencia Social, Aldo Decker, onde conversaram sobre os desafios da pasta, a realidade encontrada pela nova gestão e a perspectiva deste sagrado ano de 2021.

Segurança

Já no segundo encontro os vereadores bateram um lero com o chefão da (In) Segurança Pública e Defesa Social, Joziel José Pereira. O papo versou sobre temas relacionados à segurança pública. Os dois encontros serviram para estreitar o relacionamento entre a câmara de vereadores e a prefa de Navegantes. Bacana!

Rosa florescendo

Márcio Rosa será o novo assessor de Finanças da prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Ele substitui Alexsander Silva Batista, servidor efetivo, que passa a ser o novo controlador Geral.

Candidato

Márcio Rosa foi o candidato adversário do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) naquela eleição. Nas eleições do ano passado, apareceu declarando voto ao atual prefeito. É um servidor efetivo muito respeitado, pois foi secretário de Administração de Camboriú.

Ninho pra emplumado

Em 2017, ao perder a eleição e até dezembro do ano passado, também foi secretário de Administração de Navegantes. Perdeu a eleição em Camboriú, sendo do PSDB e, como sói acontecer, foi acolhido pela administração do ex-prefeito cabeça lustrada Emilio Vieira que era PSDB também. Nos últimos tempos voltou às origens do PP.

Troca-troca

Nesse caso PSDB e PT, entre outros, se assemelham. Perdem a eleição em uma cidade e arrumam cargos em outro município, onde emplumados ou vermelhinhos, lograram se eleger. Aliás, não é apenas o PT e o PSDB, para falar a verdade. Isso sem falar no nepotismo cruzado, onde o sujeito emprega o parente de outro político de outra cidade e vice-versa. Bocudo, eu?

Lixo fedendo

Navegantes e Penha a coisa tá fedendo com relação a empresa que recolhe a lixarada das duas citys. Tudo porque a empresa atochou aumento na espinha dos moradores. Na city dengo-dengo foi suspenso, através de uma ação popular, proposta pelo vereadores.

Discutir

Na mariscolândia, governo e vereadores vão se reunir pra discutir. A agência reguladora Aris autorizou um aumento de 15%, mas o munícipio teria que chancelar, através de decreto, o que não aconteceu. Mesmo assim, a Recicle colocou o aumento nos carnês do povão. Os parlamentares de Penha devem entrar com uma ação popular, igualzinho aos pares de Navegantes.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura



Blogs

Blog do JC

Baixinho rebaixado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação