Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Articulação


O burgomestre Aquiles da Costa (MDB), que se manteve sentado na principal cadeira estofada da Mariscolândia, demonstrou poder de articulação com a eleição da mesa diretora da casa do povo de Penha.

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Minoria

Passarinhos cantantes assobiaram aos zovidos desse entisicado escriba, que o alcaide mesmo tendo eleito a minoria, lançou o edil mais votado, o vereador com cara de brabo, Maurício Brockveld (MDB), para presidente, e a oposição abraçou a candidatura. O prefeito venceu por 11x 0.

Comissões

Agora, na escolha das comissões permanentes da casa do povo da capital do Marisco, Aquiles deu outro banho, além da presidência da legislativo, conseguiu a maioria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Oh dor, oh vida...

Ferrão chorão

Para desespero do vereador roqueiro, Ferrão Vailatti (Podemos), o governo conseguiu emplacar na comissão mais importante da casa, os edis governistas Maurício da Costa (MDB) e Júnior Leite (Cidadania). Hummm...

Volta por cima

Muitos achavam que o líder dos peselistas, o entisicado Fernando Pegorini, estaria fora do páreo do cenário político itajaiense, mas deu uma guinada e com a vitória da oposição no legislativo o ex-edil assume uma das principais pastas dentro do legislativo.

Come pelas beiradas

O ex-vereador, com conhecimento técnico na área jurídica, e conhecimento do jogo político, assume a Procuradoria Geral da piramidal casa do povo peixeiro com moral. Foi aceito consensualmente pelos servidores da casa, assim como pelo presidente Marcelo Werner (PSC). Ele, com certeza, é uma das referências positivas da nova gestão.

Nem todos

Lógico que nem todos que foram nomeados na piramidal casa do povo tem preparo pras funções, isso sem generalizar. Muitos presidentes, no lastro do que ocorreu na eleição da mesa no dia primeiro de janeiro deste esperançoso 2021, vão ganhar uma baba, por conta dos votos dos seus pupilos, os vereadores. Nova política, sabe como é...

Quem avisa...

Tem excelência excelentíssima da região que, eleita de primeira viagem, anda maravilhada com o cargo. É bom lembrar que o poder é igual a uma bela mulher ou uma taça de vinho: inebriante. Contudo, é fugaz. É igual uma viagem de ônibus, tem o veículo, itinerário e hora pra partir e chegar. O problema é que, muitas vezes, quem concedeu a passagem, não lhe deixa embarcar novamente...

Piçarras técnica

Há uma semana no cargo, o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), já colocou as cartas na mesa e mostrou como pretende governar a city. No discurso de posse avisou que o tempo da poeira e da lama acabaram na ex-capital do Jet Ski e anunciou o novo secretariado da prefa. Tiago optou por indicar pessoas técnicas para cada pasta.

O time do Baltt

Só para citar alguns exemplos, na Educação, o comando ficou com a professora e doutora em educação Blaise Keniel da Cruz Duarte; a Fundação do Meio Ambiente terá o comando da bióloga Rosemari Bona; a Administração será tocada pelo administrador Marcelo Crivelatti. Planejamento ficará sob o comando do arquiteto Rodrigo Meirinho Morimoto e a Obras com o engenheiro civil Orli Carlo Ferreira Jr.

Baltteário ferve

Na ex-capital do Jet Ski, a votação do novo comando do legislativo ainda rende. O perrengue é por conta da eleição da mesa diretora da câmara, em que a situação elegeu o presidente com um voto da oposição. Assim, Jorge da Silva, o Jorge da Rádio (MDB), é o novo comandante do parlamento.

Traição

No quadro legislativo atual, onde a maioria dos parlamentares é novata, uma manobra contrariou o Regimento Interno de eleição secreta para a presidência da casa do povo. O vereador Ademar de Oliveira, popular Galo, eleito pelo partido do candidato a prefeito Fábio Emérito (PSD), principal concorrente do prefeito eleito Tiago Baltt (MDB), votou nos oponentes em voto aberto.

Jogado no poço

A decisão de Galo fez a turma do PSD pedir a sua cassação. Acontece que a situação, em que vereadores eleitos, vice e prefeito são marinheiros de primeira viagem, não sabe nada de conjuntura política. Havia a expectativa de Ademar votar no candidato governista. Mas a falta de habilidade dos vereadores, em deixar a votação rolar em aberto, jogou Galo na cova dos leões.

Desafio

Por outro lado, os perdigueiros da coluna afirmam que o prefeito Tiago Baltt, tem asseverado que o importante é trabalhar afinado com o legislativo. Isso pelo bem da cidade. A ideia é trabalhar em conjunto com a câmara, sempre buscando atender as pautas de todos os vereadores, sem briga política ou picuinha. Um baita desafio pela frente.

Sono

Foi divulgado na tarde de ontem que a professora Marilene Rosana Severino Cardoso será a nova secretária de Educação do ‘novo’ governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos). A coluna explanou na semana passada que a ventilação de seu nome provocou polêmica.

Primeira dama

Mas, além do aval de Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), recém-eleito presidente da casa do povo, Marilene, tem o apoio da primeira dama Mozara. Daí que manda quem pode e obedece quem tem juízo. Se foi o melhor nome e decisão, o tempo dirá...

BC Investimentos

Outra nomeação anunciada é da empresária Maria Pissaia que é empresária e vai comandar a BC Investimentos. Pissaia, além de uma vasta formação, vem atuando de forma voluntária para o desenvolvimento econômico em movimentos empresariais.

Atuante

Maria Pissaia assumiu funções como coordenadora do Núcleo Jovem Empreendedor da Acibalc e Vice-Presidente Regional do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor - CEJESC. Ela integrou a diretoria da Acibalc por dois mandato e foi presidente em 2019/2020.

Buraco do Deba

Uma saída pela lateral do paço do outro lado da vala, que era usada pelos ex-prefeitos Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza (Cidadania), e o Moacir Alfredo Bento, o Ci (MDB), pra não circularem pelo paço, dando de cara com o povo - foi fechada quando Bob Carlos (PSD) se elegeu prefeito.

Restrito

Agora a informação que pipoca e foi repassada pelos linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!), em terras dengo-dengo é que o prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM), pretende abrir o buraco do Deba, pra não precisar circular por dentro do paço. Sério isso?

Pedra no sapato

O vereador peixeiro Osmar Teixeira (SD) declarou que está começando uma profunda investigação sobre o hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen, que vira e mexe tem um catatau de denúncias sobre mau atendimento. Osmar promete trabalhar pra que o atendimento melhore.

Mudanças

Não se sabe se o caminhão da mudança vai chegar com tudo na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. O que se sabe é que na secretaria de Educação e Defesa Civil o prefeito reeleito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), deve mudar os titulares.

Sai o Jaime e entra o Jaime...

Na Educação deixa o cargo a Alecxandra Vitorassi e deve ser nomeada a educadora e presidente do MDB, Maria Alice Pereira. Já na defesa Civil, quem sai da cadeira é o Jaime Galitzku e assume o Jaime Angel.

Ele voltou!

Segundo o Mago do Gravatá, cientista político e fofoqueiro profissional, o que se ouve pelos quatro cantos é que os caciques políticos em Navega-City, mesmo tendo perdido as eleições, articulam para que nada mude no modo de administrar da nossa amada Navega. Eitcha...

Equivocado

Dizem os faladores que o Bob Carlos e o Fredolino Bento, o Lino (MDB), querem que o manda-chuva eleito siga o manual da velha política e o que mais se ouve pelas esquinas é que é preciso acomodar todos os chegados no governo atual.

Amigos do rei

De fato, muita gente do outro lado da vala vive de indicações políticas, sem qualquer embasamento técnico, fundamentadas apenas em  cultivar “bom relacionamento”. A experiência exigida é somente puxar o saco de alguém que possa influenciar.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18


Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação