Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Começando


Começando

Apesar de ser a semana derradeira deste triste e emblemático 2020, os próximos dias prometem muita articulação e emoção no meio político com a eleição das mesas diretoras de toda região. O que tem de conversa ao pé do zovido não tá no gibi.

Beleza pura

Em plena pandemia, tem uma porrada de câmaras de vereadores da região que mantém um recesso gigante. Tem legislativos que, na caruda, têm 90 dias pra que as amadas excelências excelentíssimas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Beleza pura

Em plena pandemia, tem uma porrada de câmaras de vereadores da região que mantém um recesso gigante. Tem legislativos que, na caruda, têm 90 dias pra que as amadas excelências excelentíssimas cocem sacarias e periquitas. Sendo 30 dias em julho e de dezembro até fevereiro.

Sem trampar

E o pior é que sai legislatura, entra outra e pouco muda. Os nossos estimados eleitos e reeleitos assumem em janeiro, mas já entram no recesso, sem fazer nadicadenada até fevereiro, e ganhando. Será que muita gente nova, fresquinha, cheirando a leite na política, vai se posicionar e mudar esse quadro? Ou serão engolidos pelo sistema do deixa ‘dilso’?

Mudar

Outra situação que necessita mudar é de legislativos que, apesar da necessidade de mais sessões por conta de projetos, discussões e a presença da câmara de vereadores, ainda têm regimentos arcaicos, onde tá listado que tem x sessões/mês. Muitas vezes, apenas uma sessão por semana. A cidade cresce e...

Enquanto isso...

Os perdigueiros da coluna estão atentos aos bastidores da busca pela eleição da mesa diretora da piramidal casa do povo. Lascam que o vereador Marcelo Werner, do partido do peixinho, estaria trabalhando pra botar água no chope do candidato a presidente que seria de consenso na base do governo e alinhado com o prefeito barbudinho.

Passar a perna?

Debulham que Marcelo Werner estaria junto com a oposição querendo passar a perna no prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Agora, não se sabe se é verdade que a bela Cristiane Stuart (parabéns, Selmo!) estaria junto e com a parceria do presidente do PSB, Jorge Andrade, o Jorge Negão, e o vereador Odivan Linhares, o Mamão do partido da pombinha branca.

Pressão

Os mais afoitos alardeiam que existe uma pressão para que o prefeito VM dê uma secretaria pra o Jorge Negão e outra pra Cris Stuart. E alfinetam que, se não conseguissem o intento, iriam se juntar com a oposição pra derrubar o candidato do governo, o Dedé Gonçalves, que é presidente do Democratas. Será que será?

Silenciosamente

Por outro lado, o alcaide VM tem se encontrado com os partidos da base, não apenas discutindo a questão da presidência da piramidal casa do povo, como tratando do ‘novo governo’ que assume a partir de 1° de janeiro de 2021.

Agoniados

Apesar dos encaminhamentos, e de se saber que muitos vão dançar e outros continuar, tem quem esteja apelando pra tudo e todos pra ver se continua com os glúteos branquelos nas cadeiras palacianas pra lá de estofadas.

Querem

Fora, lógico, os que acreditam que merecem estar na administração 2021, porque trabalharam na campanha, etc e tal. Muitos, inclusive, por conta de candidatos a vereadores que se elegeram e até por aqueles que não se elegeram, mas ajudaram na votação que sagrou a vitória.

Física

A coluna já desbotou a tecla de tanto bater que a lei da física preceitua que dois corpos não ocupam o mesmo lugar e tempo. Não tem cargo a mais ou sobrando. Pra entrar alguém, tem que sair outro. Simples assim. Mas tem quem não entenda.

Desapropriações

Sessão extraordinária da casa do povo da Dubai brasileira, nesta terça-feira, vai votar sete projetos. Entre eles, chama a atenção duas desapropriações que seriam relacionadas as obras da avenida Martin Luther.

Milhões

Uma das desapropriações é da construtora Silva Packer, de propriedade da família do vice prefeito, o homem-sorriso Carlos Humberto (PL), da ordem de mais de um milhão e duzentos mil reales, e a outra, de propriedade da Nitz Holding, que tem como sócio Nelson Nitz, pai da vereadora Juliethe Nitz (PL), que supera três milhões e duzentos mil reales.

Chamam a atenção

As desapropriações são pra prolongamento das obras da av. Martin Luther, e mesmo que estejam totalmente em acordo com a legislação vigente, chamam a atenção pela data que vão ser votadas. Logo após o Natal, na surdina, digo, na última sessão do ano e ainda extraordinária.

Presente do Noel?

Há quem diga que é presente – quase - atrasado do Papai Noel. O espaço segue aberto aos interessados. Se queriam não despertar a atenção, votando projeto entre as festanças de final ano, parece que o efeito foi contrário.

Sem

Entre outras pautas da sessão extraordinária que vai reunir eleitos e não eleitos da Dubai brasileira pela última vez neste 2020, tem a que trata da reposição de perdas salariais dos servidores públicos de Balneário Camboriú. Curiosamente a íntegra da projeto não se encontra no site do legislativo. Hummmm...

Num entendo

A empresa Recicle, que faz a coleta de lixo do outro lado da vala, em Navega-City, teria aumentando o valor da coleta por conta própria, sem que o prefeito cabeça lustrada Emilio Vieira (PP) tenha assinado decreto neste sentido.

Berreiro

O vereador eleito Jonas de Souza (PL) fez o maior berreiro do sul do mundo, coletando assinaturas de eleitos e não eleitos. Até o vice-prefeito que se despede, Donizete da Silva (PL), assinou o papéli para que Emilio não assine o aumento da taxa de lixo. Além do manifesto, Jonas entrou com uma ação popular e a dona Justa intimou a prefa a dizer em três dias se autorizou o aumento.

Não vai

Até ontem, o Diário Oficial do Município de Navegantes não tinha nenhum decreto neste sentido. O que denota é que Emílio, o único prefeito que desistiu de concorrer à reeleição no último pleito, não vai desgrudar os glúteos da cadeira com essa espinha atravessada na garganta.

Bucha

A baita bucha do aumento da taxa de lixo vai sobrar para o prefeito eleito Liba Top, ops, Fronza (DEM), que começa o seu mandato numa sinuca de bico. O manifesto público assinado por diversos políticos será que tem peso? Um baita presente de grego para o eleito...

Hummmm...

O MDB do Paulinho Meia Praia e do Jassanan e o Patriotas do Ademar Popeye não assinaram o manifesto ao prefeito pra não autorizar o aumento. Por que será? Por motivos políticos, afinal, foi proposto pelo irmão do Bob, o vereador Jonas, ou sei lá?

O Rio de Janeiro...

...continua lindo. Enquanto o mundo desaba do outro lado da vala, com uma de servidores em lágrimas no paço, a eleição da mesa diretora da casa do povo dengo-dengo e um aumento de taxa de lixo na espinha do povão, o ex-candidato a prefeito Bob Carlos (PSD), em plena pandemia, curte os festejos na cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.

Salvação!

E o prefeito eleito Liba Top Fronza postou nas suas redes sociais no domingo que fez um cronograma e conseguiu, apesar da campanha, ler a Bíblia todinha (parabéns!). Só espero que Liba, ao contrário de uma montoeira de gestores país afora, saiba que o estado é laico. Só pra não misturar, porque isso nunca dá certo. 

Credo!

Fizeram um vídeo da porta da prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, na semana que passou. No vídeo, a pessoa fala que foi macumba, pelas coisas colocadas em frente ao paço. Contudo, tem roupas e a palavra pedófila escrita com pedrinhas. Ou seja, não tem aparência de macumba e, sim, de aviso ou protesto.

Quem?

Foi na madrugada de sexta-feira, em pleno Natal. Não se sabe quem armou aquilo na frente do paço da terra da pedrada, mas alvoroçou muita gente. Muitos se perguntando quem será a pedófila que a mensagem aponta. Se é fato, seria do alto escalão, perguntam as bocas de estopa (arreda, raça de infelizes!).

Segurou

As praias da região só não bombaram ainda mais por conta do mau tempo que assolou, com uma chuvarada medonha. Mas, nos raros momentos de sol, aconteceu de tudo: aglomero, loteamento da faixa de areia e pessoas sem máscara e sem a empatia de, se não querem cuidar de si, mas resguardar familiares, amigos, conhecidos e, principalmente, quem não se conhece. Triste.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PASSADO ESCRAVOCATA

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

PATERNIDADE

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso

BRA X EUA

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso



Colunistas

Cris na sessão das crianças

JotaCê

Cris na sessão das crianças

Bomba!

Coluna Esplanada

Bomba!

Pacote em defesa de emprego

Coluna Acontece SC

Pacote em defesa de emprego

Shakira no réveillon de BC?

Charge do Dia

Shakira no réveillon de BC?

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem

De Olho no Fisco

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem




Blogs

Autista com diagnóstico tardio

Blog do JC

Autista com diagnóstico tardio

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

A bordo do esporte

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Espaço Saúde

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Pressão alta, como auxiliar?

Blog da Ale Françoise

Pressão alta, como auxiliar?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.