Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Natural


Perdigueiros da coluna assopram nos ouvidos deste socadinho escriba e temente ao Altíssimo que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), tem mudado de postura em relação a composição do time que vai estar ao seu lado nos próximos anos. É natural que seja assim, já que os objetivos políticos se transformaram com a reeleição.

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Entrega

O plano inicial de Volnei Morastoni segue firme e forte, sem parada. A city vem se transformando num ritmo acelerado com muitas coisas para serem entregues ao povão peixeiro. Muitas mudanças relacionadas ao porto, Semasa e o município como um todo devem ter sequência. Quem ganha é a cidade.

Nomes

O time completo do barbudinho deve demorar para ser anunciado. O gabinete político priorizou a acolhida da base do governo que deve ocupar as reduzidas cadeiras da piramidal casa do povo. Faz bem o prefeito porque governar não é só executivo, mas uma união com o legislativo.

Base técnica

Dizem os bocudos que VM já decidiu seu staff técnico e já alinhou o time para a condução do que exige conhecimento e experiência relacionados a gestão orçamentária, financeira, contábil e jurídica. Algumas mudanças devem ocorrer também nas autarquias, talvez, esse ano ainda para entrar 2021 com o pé direito.

Essência

Nos corredores do paço da vila Operária o que não faltam são opiniões. Entre um fuxico e outro, os nomes de Elizete Furtado e Emerson Duarte são unanimidade no quesito competência quando se trata de secretarias fim. Ambos foram destaque na lida com o povão peixeiro e devem ser mantidos nos quadros do novo governo.

Abrir

Nos próximos dias, o prefeito barbudinho deve abrir as portas do paço para com seu vice Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), montar a base política do novo governo. Do ponto de vista de resultados, alguns números se alteraram se comparados com 2016 e, as discussões passarão por essa avaliação obviamente.

Mudanças

As urnas e a estratégia dos partidos confirmaram mudanças, bastante significativas nos espaços políticos peixeiro. Uma pá de figurões foi para o banco de reservas, outra montoeira ficou sem mandato por conta das apostas feitas para o pleito.

Tabuleiro

Um novo tabuleiro passa a ser formado daqui pra frente. Novas figuras terão voz e representatividade e o governo tem que entregar um mandato primoroso ao barbudinho, ao mesmo tempo que terá a missão de credenciar seus nomes para a renovação do projeto em 2024, passando por um 2022 que promete ser disputadíssimo.

Cruel

Já que contra fatos não há argumentos, 2020 foi cruel em todos os sentidos. Não podemos ignorar que foi uma campanha moralmente violenta e desequilibrada. Uma guerra de versões pautou um plebiscito que deixa muitas rusgas e diferenças.

Oremos

Que nossas autoridades tenham o bom senso e a decência de colocar a nossa amada city peixeira, acima disso tudo e, que sigamos crescendo de maneira sustentável e harmônica, deixando as diferenças no campo das ideias e ideais.

Sol...

A bela chefe de gabinete do prefeito cabeça lustrada Emilio Vieira (PP), do outro lado da vala, a Sol Sutil que esteve ao lado do Emílio por 12 anos, oito como vice-prefeito e quatro como prefeito, Sol, não se despede do meio político.

...na câmara

Sol vai assessorar o vereador Lorival Kempner (PP) que fez uma campanha humilde, com os pés no chão. Sol é patroa do presidente do PSD da city peixeira, o Omar Bernardino, o Baga, o homem que não sorri. Ah, dizem que ao lado da Sol, as nuvens se dissipam, e vez por outra Baga dá uma esticadinha nos lábios, todo bobo.

Deixou pra trás

Lourival foi subprefeito do interior de Navega-City. Deixou pra trás os outros candidatos a vereador do Partido Progressista, Johny Coelho (diferença de apenas nove votos), que tinha na mão a secretaria de (In) Segurança e a eterna Barbie, Maria Flor (PP), que comandava a secretaria de Assistência Social.

Encontraram

A polícia encontrou a caranga que foi surrupiada da Fundação de Esportes da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Os ladrões estavam com a Fiat Doblò e foram presos após arrombar uma loja na Antonio Heil, em Brusque, e carcar pra Camboriú.

Ninguém via?

E quem roubou era ladrão de galinha, pé de chinelo. Só foram pegos porque pararam na Antonio Heil pra arrombar uma loja e surrupiar 20 camisas. Filmados e a puliçada avisada. Daí foram presos onde? Em Camboriú! Ou seja, saíam pra aprontar e voltavam pra terra da pedrada. E ninguém via ou sabia...

Sai

O superintendente da Fundação de Esportes, o Altair Kadiz, deve deixar o cargo.  Dizem que já vai tarde (arreda, bocas de estopa!). Quem assume a bagaça será o ex-candidato a vereador Renatinho Júnior, que fez 531 votos no último pleito. É esperar que as ações na área ganhem efetividade e que zelem pelos bens da municipalidade.

Bonito

O pessoal da educação à distância da Uniavan arrecadou 42 sacolões que foram distribuídos nas Ações Sociais de Itajaí e Camboriú, que tem cadastro das famílias carentes de suas localidades. Parabéns pela iniciativa.

Jejum, lembra?

O pastor Luiz Hermínio, do Mevam, que se acha o cara ligado ao todo poderoso e, que teve a pachorra de propor um jejum contra a covid-19, deveria ter sido o primeiro a não ir jantar com o presidente Bolsonaro. O sujeito propõe jejum e vai encher a pança? O povo tá cansado desses falsos profetas que abusam da fé das pessoas. Deve ser por isso que o Altíssimo não lhe dá crédito...

Na disputa

Os perdigueiros do outro lado da vala, em Navega-City, assopram que a eleição da mesa diretora da casa do povo dengo-dengo, além do MDB, que corre atrás pra se manter no comando, tem outros desejosos de estar a partir de janeiro na principal cadeira do legislativo.

Juliano

E que tá sendo capitaneado pelo ex-vereador que provocou a vinda do CQC a Navegantes, Juliano de Maria (PL), que foi o articulador da campanha ao paço do ex-prefeito Bob Carlos (PSD). A raça de boca de tatuíra lasca que Juliano, inconformado com a derrota nas urnas e acostumado a sentar entre os príncipes, não quer voltar ao cargo de origem para o qual é concursado na prefa.

Articulando...

E, por isso, Juliano vem com tudo articulado com o atual vice-prefeito, Donizete da Silva, para a presidência da câmara para o Partido Liberal, pois segundo fontes está firmada a promessa de que se a presidência for dos liberais, Juliano será o diretor Geral da câmara recebendo salário de vereador e não perderá a pompa. Sério?

Sonha?

O vice-prefeito Donizete, que passou o mandato em brancas nuvens, estaria vibrando ao imaginar sua pupila Lú Bittencourt (PL) sentada na almofada reservada ao presidente e vem se desgastando, não apenas no comando da casa, mas também estaria condicionando a contratação da sua chefe de gabinete, Sheila Moser, pra chefia de gabinete do legislativo.

Será?

Os perdigueiros assopram ainda que o prefeito eleito Liba Top, ops, Fronza (DEM), teria sinalizado a contratação de uma indicação de Lú pra assumir um cargo no primeiro escalão. Esses cargos e acordos sinalizam e revelam os compromissos da chamada velha política, com aval de quem prometeu ser diferente. Será que será?

Aqui e ali

O vereador Jonas de Souza (PL), mano do ex-prefeito Bob, indicaria o procurador da câmara. Donizete indicaria a chefia de gabinete e fariam a presidência, juntamente com dois vereadores eleitos do lado do prefeito Liba Fronza.

Fortalece

Tudo isso pra ter o comando do legislativo, mas também isolar o MDB de Fredolino Bento e os vereadores  Paulinho Meia Praia e Jassanan. Por um lado é o jogo sendo jogado. Natural até certo ponto se estes bastidores se confirmarem. Por outro lado é uma forma de tirar o MDB da reta, mas fortalece o ex-prefeito Bob Carlos. E num é?

Feliz Natal!

Quero desejar aos leitores da coluna que, um dia sim e outro também batem o bago dos zoios neste espaço, um baita de um Feliz Natal, recheado de muita saúde!


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18


Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação