Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Tabuleiro


Tabuleiro

O ano tá acabando e o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), começa a colocar as peças no tabuleiro para definir seu primeiro escalão no próximo mandato. O barbudinho estaria analisando bem cada nome antes de fechar o grupo.

Sem pressa

Pessoas próximas ao chefe do executivo dizem que ele não tá com pressa pra preencher os cargos e deve começar janeiro com um grupo de comissionados bem mais reduzido, diferente do que fez no ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Sem pressa

Pessoas próximas ao chefe do executivo dizem que ele não tá com pressa pra preencher os cargos e deve começar janeiro com um grupo de comissionados bem mais reduzido, diferente do que fez no primeiro mandato, quando quase todas as vagas já tavam “loteadas” por causa da pressão dos partidos.

Tem que merecer

Ao que tudo indica, Volnei estaria avaliando bem a competência e necessidade de cada um, pra ter um time capacitado e que realmente mereça ocupar as estofadas cadeiras de secretário ou diretor, por exemplo.

Importantes

Os chegados dizem que tá difícil arrancar nomes do barbudinho, que não deverá abrir mão de indicar pessoas de sua total confiança pras funções mais importantes na prefa, como porto, Semasa, procuradoria, chefia de Gabinete, Fazenda e Governo.

Vereadores

A demora de Volnei, dizem os bocudos, tem feito muito vereador e presidente de partido arrepiar os cabelos, pois prometeram mundos e fundos na campanha e não sabem se vão conseguir cumprir a promessa com seus apoiadores. Ai, ai, ai, que dor!

Começou

Por outro lado, o prefeito já teria começado a conversar com membros de sua futura base no legislativo, pra ver quem realmente estará do seu lado e também saber mais sobre a presidência da casa do povo, que deverá ser ocupada por alguém alinhado com o governo, uma vez que a maioria dos eleitos, na teoria, tá do lado de Volnei.

Pendurado

O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador,  Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), está pendurado com suas contas rejeitadas do ano de 2019. O pior é que todos os recursos que fez não foram aceitos.

Não cortou

O prefeito Elcio teve as contas rejeitadas por conta de não ter cortado despesas com pessoal. A máquina estava pesada, inchada e o prefeito não cortou. Com isso, não tem como fechar contas e lá de riba, no Tribunal de Contas do Estado, aceitarem.

Presidente Getúlio

O triste acontecimento de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, que vitimou mais de 11 pessoas, merece nossa solidariedade. Muita gente tem se desdobrado pra atender os desabrigados e quem perdeu tudo. É louvável e merece aplausos.

Contudo

O prefeito Elcio, de Camboriú, também se sensibilizou e conseguiu com um empresário caminhões pipas com água potável. Além de fazer questão de estar junto na entrega do precioso líquido aos moradores que sofreram essa desgraceira provocada pelas fortes chuvas que atingiram, principalmente,  o Alto Vale.

Em casa

Camboriú, também, sofreu com a chuvarada medonha. Alagamentos, ruas intransitáveis, imóveis afetados. Todos necessitando do poder público. Só quem já teve a sua vida assolada pelas águas, sabe o sofrimento que é. Então, ajudar Presidente Getúlio é tudo, mas fazer o dever de casa também.

Infelizmente, tem muito político que, nesses momentos, tem que tomar cuidado, porque na ânsia de ajudar, pode ser encarado como campanha.

Não levar

E, Elcio, não esconde, está em plena campanha pra deputado estadual, em 2022. O grande problema é que se não se atentar para questões como das suas contas, corre o sério risco de não poder ser candidato, ficar inelegível. Ou ganhar e não levar...

Dinheiro na conta

O hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, já recebeu, em dezembro, os R$ 300 mil garantidos pelo deputado estadual coronel Onir Mocellin (PSL). O recurso, fruto de emenda, será investido na compra de medicamentos. Ao todo, até hoje, o deputado já garantiu R$ 6 milhões em emendas para o vale do Itajaí.

Carroças

Triste constatar que continuamos a diferenciar e dividir a sociedade. Querem tirar as carroças das vias urbanas da city peixeira – aos poucos -, o que deveria acontecer de imediato. Além dos maus tratos aos animais é algo temeroso nas nossas vias.

Temeroso

O cidadão pra dirigir um veículo precisa cumprir um catatau de regras e fazer uso do cinto de segurança. Nas carroças, vai tudo embolado com idosos e crianças, de qualquer jeito e ainda pendurados. Colocando a vida em risco no nosso trânsito que todo mundo sabe que é pra lá de conturbado.

Uns sim, outros não

Agora a lei atinge a plebe, o povão que usa as carroças, a chamada ‘zelite’ com suas ‘charretes pomposas’ e cavalos que custam os olhos da cara, a lei não abrange. Puxar carroça ou charrete é maus tratos. Até posso concordar que uns mais e outros menos, mas, no meu entender, são níveis de maus tratos com os animais.

Animais de rua

O bem-estar animal uniu representes de Barra Velha e Joinville na semana que passou. O legislativo da capital do pirão foi palco para uma reunião sobre parcerias regionais pela ampliação de campanhas sobre adoção de cães de rua.

Reivindicações

O vereador Caio Pinheiro (PL) e a vereadora Tânia Larson (PSL), que representam respectivamente Barra Velha e Joinville, relataram as principais reivindicações dos protetores independentes. Também marcaram presença representantes da secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente. Os servidores estão dispostos a somar forças para avançar com as políticas para o bem-estar animal.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PASSADO ESCRAVOCATA

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

PATERNIDADE

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso

BRA X EUA

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso



Colunistas

Cris na sessão das crianças

JotaCê

Cris na sessão das crianças

Bomba!

Coluna Esplanada

Bomba!

Pacote em defesa de emprego

Coluna Acontece SC

Pacote em defesa de emprego

Shakira no réveillon de BC?

Charge do Dia

Shakira no réveillon de BC?

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem

De Olho no Fisco

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem




Blogs

Autista com diagnóstico tardio

Blog do JC

Autista com diagnóstico tardio

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

A bordo do esporte

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Espaço Saúde

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Pressão alta, como auxiliar?

Blog da Ale Françoise

Pressão alta, como auxiliar?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.