Querem a renúncia
Uma grande quantidade de advogados peixeiros tá revoltada com a postura do presidente, acreditando que o melhor pra entidade em Itajaí hoje é a imediata renúncia de Renato e das pessoas mais chegadas a ele, pois conseguiram envolver a imagem da seríssima OAB numa campanha eleitoral. Tem muita gente cabreira e envergonhada com essa situação.
Tinha ligação
Analisando nomes da diretoria da OAB peixeira percebe-se que há inclusive pessoa bem próxima à coligação de Robison. Trata-se da Dra. Ketrin, secretária geral da entidade em Itajaí e esposa de João Bastos Tavares Gama, que era o coordenador jurídico do candidato emplumado Robison. Sua cabeça também estaria sendo pedida por advogados importantes do município.
Falou e não rolou
Dra. Ketrin, por sinal, tinha se pronunciado num famoso grupo de presidentes da OAB, jurando de pés juntos que a entidade tava sendo atacada e que o presidente iria se pronunciar logo depois das eleições, coisa que até agora não rolou. Aliás, não deram nem um pio sobre a ausência de Renato na casa do povo peixeira. Estranho!
Pressão regional
Além do grande número de dotores estarem se mobilizando pra que o presidente Renato renuncie, a crise na OAB peixeira ganhou destaque e pressão regional. Até uma nota oficial da OAB do sul do país foi lançada, sem citar nomes, mas repudiando o uso político da entidade. A situação tá ficando insustentável!
Pegou mal
Pegou muito mal os vereadores, o futebolista Níkolas Reis (Podemos) e o ex-bonzinho Edson Lapa (PSL) saindo em defesa da ausência do presidente Renato na casa do povo pra falar do laudo fajuto da coligação que faziam parte. Qual o problema? Será que tem algo que não pode ser falado? Já dizia o ditado, quem não deve, não teme!
Dois pesos
A estranheza é ainda maior se lembrarmos que um requerimento de edil da oposição convocou o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva, pra comparecer à piramidal e o abobrão esteve lá, dando a cara à tapa, falando sobre barragem, salinidade e outras cositas mais. Por que era fundamental o chefão do Semasa comparecer e não é pro chefão da OAB? Dois pesos e duas medidas. Difícil de defender essa postura!
Lá em riba
O prefeito reeleito com quase 20 mil votos, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), tendo colocado a ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), no bolso, tem tudo pra fazer um segundo mandato, bem melhor do que o primeiro. Inclusive, com maioria na casa do povo. O que neste mandato que se encerra, com minoria, custou tempo perdido.
Se perder
O problema do prefeito é que ele pode se perder neste segundo mandato. Precisa se aprofundar e quem sabe até fazer um cursinho sobre Gestão Pública para poder orientar e mandar todo mundo rebolar. Caso contrário, pode sair com um mandato meia boca...
Soco na mesa
Elcio tem tudo pra fazer e acontecer. Mas precisa criar juízo e não se deixar levar pela euforia da vitória. Dar soco na mesa e expurgar os que não contribuíram com a sua administração. Acabaram prejudicando o andamento de ações. Sobre alguns, além de não trampar, ainda pesa situações digamos, periclitantes.
Voltar
O problema do prefeito Elcio é permitir que os atuais titulares de algumas secretarias retornarem às cadeiras a partir de janeiro de 2021. Tem muitos que são incompetentes, descascam as línguas frouxas. Onde estaria a lista do dia 16 de novembro, questionam? A bendita listinha teria todos que não merecem ou não devem estar novamente no comando de determinadas pastas.
Meio Ambiente
Purexemplo, no Meio Ambiente, no atual mandato, os desaforados lascam que a chefona da pasta, Liara Rotta Padilha Schetinger, além de travar uma pá de empreendimentos, ainda gerou uma montoeira de inimigos para o governo do Paço de Pedra. Interessante que, na Obras, o atual secretário Jucelino Kazmierczak, tem feito um excelente trabalho.
Esportes
Na Fundação de Esportes, o titular Altair Kadiz dos Santos, fez o mais do mesmo. Aliás, fez menos, muito menos, além de ter situações periclitantes que podem acabar resvalando no prefeito Elcio. Quem avisa...
Desenvolvimento Econômico
Outra situação é do irmão do vereador Mito, o Mario Bianchet, do Desenvolvimento Econômico. Mário é pior que água de poço, caceteiam as bocas de estopa (arreda, infelizes!). A pasta parece que vive em um eterno congestionamento. Mais parada do que andando...
Educação
Já na secretaria de Educação, a titular, Alecxandra Maria Vitorassi Rosa, segundo uma tchurma de mestres, não merece permanecer no cargo. Parece que a sua rejeição na área educacional é maior do que a distância da terra à lua. Credo!
Ajudou
O empréstimo do Finisa, sem sombra de dúvidas, ajudou e muito o prefeito Elcio que pôde tocar obras esse ano e dar mais visibilidade no seu final de mandato. Contudo, é preciso voltar a ressaltar que o alcaide não manja muito de gestão pública. Grande parte da tropa que tá pendurada, ops, nomeada, também, carece de entendimento.
Riscado
Ou seja, se o prefeito Elcio quer fazer um mandato melhor do que o que está encerrando, não pode mais ficar apostando no que até o momento fez. Tem que nomear quem entende do riscado. No próximo mandato não tem mais o direito de errar. Simples assim.
Deslumbrado
Outra coisa que pode colocar tudo a perder é que Elcio tá pra lá de deslumbrado com a reeleição. Anda todo assanhado pra ser candidato a deputado estadual, em 2022. Se não fizer um mandato supimpa nos dois próximos anos, pode guardar a viola no saco, porque seu capital eleitoral pode simplesmente evaporar.
Favorável
O prefeito eleito de outro lado da vala, Liba Top, ops, Fronza (DEM), se colocou favorável à pactuação articulada pela Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam) para aquisição da vacina Coronavac, do laboratório Sinovac, após a aprovação pela agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Necessário
Liba explica que ainda é necessário aguardar a definição sobre um planejamento para aquisição e para a logística da própria vacinação, mas de qualquer maneira, o acordo da Fecam vai possibilitar aos municípios a redução dos valores de aquisição da vacina.
Papel importante
Com isso as prefas terão importante papel de colaboração com o governo Estadual e o Federal fazendo a vacina chegar mais rápido em suas localidades, ampliando o acesso da população.
Conhecimento
De qualquer maneira, a equipe de transição do governo Liba e Wancarlos ainda está tomando conhecimento do orçamento para a Saúde em 2021, em especial o orçamento específico para o enfrentamento da covid-19 em Navega-City para que possa se posicionar de maneira definitiva e mais detalhada.
Será que será?
Ao ler a coluna deste articulista abelhudo, logo cedo, Pai Atanásio já saiu atucanado com a informação que o STF barrou a releição na Câmara e no Senado e a mesma medida poderia ser interpretada para os legislativos desse nosso Brazilsão afora.
Num pode
O todo poderoso Omar Tomalih (Podemos) não poderia mais ser candidato e neste caso, a disputa polarizaria entre o Marcos Kurtz e Gelson Merisio, ops, Rodrigues (ambos Podemos), este último, mais fiel ao prefeito, digo, ao governo da Dubai brasileira. Mas existe uma forte sinalização dos altos da Dinamarca pró Marquinhos.