Autorizou
No início da pandemia, a região da Amfri tinha 128 leitos de enfermagem de retaguarda, com a baixa de casos, a Saúde estadual autorizou a desativar os leitos em Penha, Camboriú e Navegantes. Deixando apenas 98 leitos disponíveis.
Se coçar
Dos 98 leitos, apenas 74 estão ativos. Se o estado não se coçar, não se mexer, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região, não vão dar conta. Sendo que UPA não é hospital de internação. Será que o bagrão da Saúde, Dr. André Motta, não sabe disso?
Madre Teresa
Governo do Estado demorou pra assinar o Convênio do Plano Emergencial do Complexo Madre Teresa. Agora culpa as irmãzinhas de não finalizar as obras a tempo. Com isso vamos ficar sem os 40 leitos de Enfermaria e os 40 leitos de UTI. Dr. André Motta não é hora de achar culpados, é hora de dar as mãos e apresentar soluções. Fazer acontecer. Preservar vidas!
Cadê os deputados?
Frente ao crescente número de casos e a inércia do Estado é de se perguntar onde andam os deputados estaduais, Onir Mocelin, Ana Campagnolo (ambos do PSL), e a deputada bonitona Paulinha da Silva (PDT), que adora aparecer nas fotos (em todas as fotos)? Gostam de dizer, com a boca cheia, que representam a região, mas não estão nem aí para o povão da Amfri sobre os casos de covid.
Prefeitos se virando
A prefeitada da região está se virando pra resolver o problema do coronavírus em suas Unidades de Saúde e de Pronto Atendimento. Só que os hospitais são de responsabilidade do governo do Estado. Cadê o governador Carlos Moisés (PSL)? Os prefeitos têm que acionar o ministério Público, ir pra dona justa contra o estado. Não se trata de política, são vidas! Acorda, Moisés!
Repercussão
Repercutiu muito, em tudo que é canto, a nota da coluna de ontem sobre as dívidas da coligação da oposição da city peixeira, que afundou na barca do DIARINHO pós eleição. Dizem os bocudos (arreda, cambada!), que a turma das mãos limpas estaria na mira do SPC e Serasa. Ai, ai, ai qui dor!
Natal amargo
Os mais experientes da política peixeira assopram nos sensíveis ouvidos do socadinho escriba que o Natal da oposição não será fácil. Dizem que as dívidas de campanha têm tirado o sono dos envolvidos. Não é pra menos... Falam em quase 1 milhão de dívidas! Ui!!!
Ovo na bunda
O fato é que os partidos da polialiança de oposição ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) contavam com o recurso do fundão, o fundo partidário, que o PSL tem direito, mas o dindim nunca chegou. Há quem diga que a falta de verba teria atrapalhado, inclusive a eleição de Robison e do ex-bonzinho Edson Lapa. Vai saber, né?
Cocada
No entisicado grupo de zapzap, Cocada Democrática, o assunto foi amplamente debatido. Teve quem lembrou das dívidas da campanha de 2016, que até hoje estão penduradas, e têm dado dor de cabeça pra ex-candidato e ex-presidente de partido, e até rolou promessa de ajudar a pagar a conta. Que gente abençoada, abnegada... Que baita emoção.
Vão?
O entisicado João Martins lascou que não votou no atucanado Robison Coelho (PSDB) pra prefeito da city peixeira e garantiu que a sua rebenta, a minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), apesar dos débitos de campanha da majoritária não ter sido feitos e nem serem dela, a galega e os assessores que contratar em seu gabinete de vereadora vão ajudar a pagar os dívida. Sério?
De cara
O João gosta que se enrosca de arrotar moral e apontar o dedo. Ainda se coloca como defensor dos trabalhadores contra os maus patrões. E, na caruda, diz que os assessores contratados com dinheiro público vão ajudar a pagar a dívida de campanha, e que é solidário e cosa & losa ao Robison. Então, invés de dizer que os zotros vão pagar, porque não puxa pelo seu bolso e ajuda? Me abana!
Não pode!
Se a minha ex-musa Brabona, Bocuda e Bonitona quiser puxar pelo bolso (o que não acredito) pra pagar a dívida milionária da campanha à prefeito do PSDB, bacana, legal. O que não pode é condicionar os cargos comissionados a entrar nessa história. Isso, no mínimo, se acontecer, pode ser considerado rachadinha. É feio, ilegal e faz mal.
Na lida
O Ministro, digo, o vereador eleito na Dubai Maravilha, Kaká Fernandes (Podemos), trocou o uniforme de campanha pelo traje a rigor e está lá em Brasólia, na capital federal, onde tem intensa agenda na busca de recursos e alinhamentos que possam trazer benefícios para city praiana mais visitada na Santa & Bela durante a temporada de verão.
Ação de Natal
O pessoal da Educação à Distância da Uniavan está fazendo uma Ação de Natal, arrecadando alimentos para famílias carentes. Belo gesto que merece o apoio de todos. Quem quiser contribuir pode mandar um zap para o Alex Andrade, através do fone (47) 99719-5498. Vamos ajudar!
Também tem
Perdigueiros da coluna que se espraiam nos bastidores do poder garantem que o partido que tem como lema ‘O ser humano em primeiro lugar’, o PSC do Fábio Rezes, o Fabinho, quer ter um representante com os glúteos na principal cadeira da piramidal casa do povo, também, anda de chamego com vereadores eleitos e reeleitos da oposição.
PSC
O PSC tá na disputa pela presidência da piramidal com os vereadores, Marcelo Werner que foi reeleito e a minha nova musa, Cristiane Stuart (parabéns, Selmo!) que é estreante. Na verdade não está em jogo apenas o comando do legislativo, mas, uma briga, por espaço com o PDT do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré.
Tirou
A briga vem bem antes da eleição, quando Fabinho tirou uma pá de nomes do seio dos seguidores brizolistas. A Cris Stuart, por exemplo, deixou o PDT e, pulou no aquário do partido do peixinho, o PSC. E, em visita à choupana, questionada sobre uma candidatura à presidência, lascou que achava muito importante, estava dentro e, que na sua antiga sigla, ninguém podia crescer. Ui!
Gavião faminto
O Mago do Gravatá e o Passarinho leva-e-traz assopram que o ex-candidato a prefeito de Navega-City, Fredolino, o Lino “Ci” Bento (MDB), frustrado mais uma vez com o resultado das urnas, já articula uma frente de oposição, se aproximando inclusive de antigos desafetos. Será que será?
Nova fase
No entanto, existe um movimento crescente de excelências excelentíssimas eleitas que alinham seus propósitos aos anseios da comunidade que os elegeu e não mais em apenas formar um bloco de oposição como franco atirador.
Clima de competição
O Lino Bento, Bob Carlos (PSD), Murilo Cordeiro (PSC) e outros ainda menos votados e pouco lembrados, não deveriam considerar o processo eleitoral como um mero jogo. Se seguirem por este caminho, todos perderão.
Barulhento
Embora renovada, a casa do povo dengo-dengo ainda terá o discurso inflamado do Paulo Rodrigo Melzi, o Paulinho Meia Praia (MDB). Paulinho será uma triste lembrança de um mandato pouco criativo e o retrato de quem tenta influenciar, mas que na verdade fala para o deserto.
Filme antigo
Por ter sido reeleito, Paulinho espera ser o protagonista na câmara, no mandato que se iniciará em janeiro próximo. Doutrinam os metidos que o Meia Praia vai encontrar um ambiente diferente e que pode ficar sofrendo sozinho. Oh, dor!
Não é fácil
O Alcides Reis Pera, o Cidinho (PL), nosso eterno Hugo Chaves, falante, se abraçou com o Bob Carlos e naufragou junto. Os bocudos lascam que Cidinho fala muito e propõe pouco. O discurso muda a cada manhã para acompanhar os rompantes manipuladores do seu ídolo Bob Carlos. Qui coisa, meu povo!
O cachorro correndo...
Dizem os bocudos que Luiz Duarte, o Luizinho, um dos últimos baluartes do PT do outro lado da vala, já se prepara para perder a próxima eleição.