
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ataques e fake news





Faltando apenas duas semanas pras eleições em Itajaí, o clima de paz que reinava no início de outubro já não existe mais. O pleito tá caracterizado por muitos ataques pesados, com montagens e até fake news. Tudo pra persuadir o eleitor, mesmo que seja espalhando mentiras.
Boato da vez
No dia de ontem, uma postagem do polêmico João Martins, pai da minha ex-musa e candidata a vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), chamou bastante a atenção de todos no mundo político. João disse que a água é o calo do candidato Volnei Morastoni (MDB) e que hoje viria à tona mais um escândalo “aguado”.
Como sabe?
Fico aqui pensando com meus botões: é curioso demais essas coisas surgirem sempre às vésperas das eleições, ainda mais vindo de alguém que está do lado do candidato Robison Coelho (PSDB). Pode ser apenas um boato da oposição ao governo, pra ver o circo pegar fogo. Mas se não for, como João teria esse tipo de informações antes do suposto escândalo acontecer? Tudo isso é, no mínimo, estranho. Vamos aguardar os próximos capítulos.
Série de fatos
Esse tipo de “bomba” tem sido cada vez mais comum às vésperas de eleições. Mas, independente disso, a série de fatos ocorrendo no Semasa e na água dos itajaienses, justamente agora, é pra lá de estranha. Barragem dando problema, cano que estoura, arrumam, estoura, arrumae estoura mais uma vez. Um acaso da natureza ou sabotagem? Incompetência ou armação? Ninguém sabe ainda, mas que está estranho tá...
Notícia pela metade
Os fofoqueiros de plantão da ala governista, quando viram a nota de que o MP tinha pedido abertura de inquérito contra o barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB), correram pra esclarecer a informação, que chegou a este colunista pela metade.
Slogan de campanha
Segundo os bocudos, a turma do candidato Robison Coelho (PSDB) não gostou nadica de nada do slogan do barbudinho júnior, que é “para Itajaí continuar em movimento”, e resolveu tascar um processinho pra ver o que dava.
Justiça deu ok
O MP até solicitou a abertura do tal inquérito, mas na sequência a dona justa eleitoral deu sentença de que não tinha nada de errado com o slogan de Thiago. A juíza, inclusive, falou que a restrição ao emprego de meios publicitários não pode ser interpretada pra inviabilizar a publicidade das candidaturas ou embaraçar a crítica de natureza política, devendo-se proteger a liberdade de pensamento e expressão.
Sem critério
Os fofoqueiros dizem ainda que os advogados do candidato Robison estão entrando com ações a torto a direito, e em várias delas a dona justa eleitoral tem mandado de volta pra que expliquem o que realmente querem, pois falam uma coisa e pedem outra, uma mistureba que só. Ai, ai, ai, que dor!
Mais fake news
Por outro lado, a justiça eleitoral tem se preocupado bastante com a questão da propagação de fake news. Inclusive, nesta semana, determinou a retirada de material mentiroso criado pra ligar o prefeito e candidato Volnei a uma candidata a vereadora presa por tráfico, nada a ver com política.
Insegurança
Nas decisões, a magistrada destacou que esse tipo de publicação transmite insegurança ao processo eleitoral, na medida em que cria uma ideia de que o candidato a prefeito teria, de algum modo, relação com os acontecimentos policiais noticiados, o que, pelo seu conteúdo inverídico, pode atingir o seu desempenho eleitoral. Tá na hora dessa baixaria acabar!
Incrédulo
Em visita a choupana, o candidato a vice-prefeito, Edson Lapa (PSL), reforçou que não acredita em pesquisa. Em nenhuma! E fez questão de lembrar que desacreditou a pesquisa que em outra eleição mostrava na liderança o grupo que ele apoiou.