
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pesquisa



Deu o que falar a pesquisa do jornal mais lido do sul do mundo que, aliás, é lido até por quem diz que não lê. Governistas comemoraram os números e a tchurma da oposição tratou de desqualificar o instituto, e até o jornal. Normal, já vimos esse filme antes...
Barbudinho na frente
Mas os metidos a sabichões que gostam que se enroscam de fazer análise juram de pé juntinho pra esse socadinho escriba que analisando friamente os números, o que a pesquisa mostra é uma campanha polarizada entre os dois principais candidatos, Robison Coelho (PSDB) e Volnei Morastoni (MDB), com o segundo na frente, mas ambos com condições de sair vitoriosos.
Diferença
Lembram os dotôres da política que a margem de erro da pesquisa é de mais de 4%, o que tanto pode dizer que o barbudinho Volnei pode ter uma vantagem ainda maior, como pode dizer que Robison está encostando, já que saiu praticamente do zero. Já com relação aos três últimos colocados, eles não representam grande diferença, de modo que a eleição deve ser disputada entre os dois primeiros.
Retrato
É bom lembrar, seguem ainda os experts do jogo eleitoral, que a pesquisa dá um retrato do período em que foi realizada. A amostragem foi colhida bem no período da turbulência da fatalidade da água salgada, entre outras tretas recentes que pesaram sobre o governo, além do fato de que historicamente as eleições se definem mesmo é na reta final, ou seja, nos últimos 15 dias.
Largada
De qualquer modo os números são claros, e quem lidera neste momento é o barbudinho Volnei Morastoni. Essa coisa de desqualificar pesquisa e o jornal é manjada e fica feio, porque se fosse o contrário o discurso também já seria conhecido. A real é que tudo pode acontecer em Itajaí. Então, o que esse temente ao Altíssimo deseja é muito trabalho aos candidatos, e que vença o melhor.
Similar?
O ministério Público solicitou a abertura de inquérito policial contra o candidato barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB)’ para apurar crime eleitoral envolvendo o slogan do candidato. A ação é da coligação Unir e Renovar, com base na Lei 9.504/1997, que acusa o slogan da campanha de Thiago “Para Itajaí Continuar em Movimento”, de similaridade direta com o slogan da prefa peixeira.
Se fosse favorável...
O candidato a vice-prefeito de Itajaí, o ex-bonzinho Edson Lapa (PSL), gravou vídeo, mostrando a capa do DIARINHO e dizendo que não acredita em pesquisa. Justificou com uma suposta pesquisa da Datafolha que, na verdade, foi feita antes do início do segundo turno das eleições de 2018. Mas quem não se informa por fake news sabe que o Datafolha, na reta final do pleito, mostrou, através de pesquisa própria, que Jair Bolsonaro ia ganhar a eleição de Haddad. Lapa falseia a verdade para desmerecer a pesquisa local. E ainda bota Deus no meio. Fiasco!
Arrebentou de vez
Os linguarudos de plantão lascam que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), puto dos cornos com a situação da água, numa tacada só exonerou o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva, o diretor de relacionamento com o Cliente, Jorge Andrade, o Jorge Negão, e o diretor de Saneamento, Victor Silvestre. Ontem mesmo, a coluna explanou que o maior problema do governo tem nome: Semasa. Mas, oficialmente, até agora, apenas a exoneração de Diego foi confirmada.
Climão
O clima ferveu no gabinete do alcaide. Os corneteiros de plantão que se espalham pelos corredores do paço da Vila Operária lascam que teve griteiro e soco na mesa. Os ânimos subiram bem mais do que os 30 graus do calorão que fez ontem. Ui!
Num dá...
Mas é tanta patuscada que até parece que os caras jogam contra. Uma coisa é a fatalidade da água salgada. Outra é uma adutora estourando vezes seguidas, falta de informação clara e precisa à comunidade, falta de alguém dar a cara a bater e passar confiança de que o Semasa está sob controle. O pessoal se comunica por grupinho de Zap e acha que o povão, que não pode lavar periquitas e sacarias, vai entender. A turma do deixa disso tentava reverter a situação de Jorge e Victor. Só que o povo aqui embaixo não tem saco para cabide de emprego em autarquia de água e esgoto. Chamem técnicos pra gerir o Semasa.
Dona Justa
Questões burocráticas e a ausência na juntada de documentos foram as causas dos indeferimentos, mas na terça-feira a Justiça Eleitoral de Itajaí deferiu as candidaturas dos candidatos do PSL: Adriano Klawa, Ana Irmã do Mário, Artur de Jesus, Célio Elias, Calinho Bombeiro, Fabiano da Silva, José Carlos da Luz, Juliana Sestrem e Micheli Mojheli.
Na espinha
Apoiadores do homem do passado, ops, homem pássaro, Edson Periquito (MDB), foram condenados em multa de 15 mil reais pela dona justa eleitoral. Os puxas de plantão que eram anônimos e no último mês foram descobertos através de uma ação do Podemos, gostam tanto do Pirica que até a conta veio sob medida, 15 (mil reais). Vai ser puxa assim lá na Maravilha.
Evaldocoptero
O coronel Evaldo do helicóptero de ouro vestiu as plumas de pássaro do psitacídeo e candidato Edson Periquito e saiu voando pela cidade em busca de apoio para seu candidato. Ele gravou vídeo e tudo mais. Palpites da turma da política apontam para uma derrota colossal do Piririca. Ao comandante, restará abandonar as penas e voltar aos voos do seu helicóptero de ouro. Arreda, raça de bocudo.
Saúde!
O articulista deseja pronta recuperação ao candidato à prefeito da Dubai brasileira, Ney Clivati (Novo), que se encontra internado no hospital Ruth Cardoso, por conta do coronavírus. Que logo, logo, possa estar novamente na lida da campanha.
Canalhas!
O prefeito pop star, em um pronunciamento contundente, alertou sobre o que taxou de canalhices da velha política, que ainda age em Balneário Camboriú. Lascou sobre candidatos que seguem na execução de crimes eleitorais, com disparos de mentiras em massa, com propagandas ofensivas. “São canalhas que sempre roubaram a nossa cidade”, descascou Fabrício Oliveira. Eita!
Ademar Silvinha
O candidato a vereador peixeiro, Ademar da Costa Júnior, o Ademar da Silvinha (Republicanos), visitou a choupana. A Silvinha é professora e sua companheira. Os dois estão juntos na lida do pedincho de votos. Ademar foi tesoureiro do partido e a patroa secretária geral da sigla. Eles falam em uníssono que é o projeto ‘dois em um’.
Conquista
Ademar e Silvinha enfatizam que é preciso mudar a câmara de vereadores com novos integrantes, com novas propostas, lembrando que está preparado pra legislar e fiscalizar o executivo. Falam que a receptividade tem sido positiva por onde chegam, sempre na busca do voto.
Outro nome
Com a manifestação do ministério Público Eleitoral de manter o ex-alcaide e candidato a prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), inelegível, o papo que rola é que podem trocar o candidato a prefeito de Penha. Fala-se no nome do ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Felipe Schmitt (DEM) ou a patroa do Evandro, Sileide Santos Navegantes. Hummmm...
Foi lá
O atucanado Leonel Pavan (PSDB) esteve na ex-capital do Jet Sky para declarar apoio ao candidato a prefeito emedebista Tiago Baltt. O ex-governador fez uma palestra motivacional para os concorrentes a vereador e bateu um papo com lideranças e simpatizantes da coligação. Não que o apoio de Pavan represente algo muito substancial...
Cobras e lagartos
Durante sua fala, Pavan enfatizaria que Baltt é um candidato honesto e de mãos limpas. Nesse momento os presentes ficaram na dúvida se ele fazia alusão ao prefeito piçarrense ou a algum candidato à majoritária. Pavan também não teria escondido de ninguém o que pensa sobre o atual prefeito Leonel Martins (PSDB) e arrancou as papas da língua.