
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pesquisa fake news



O ministério Público Eleitoral, através do promotor Jean Forest, pediu a impugnação da pesquisa eleitoral que foi contratada pelo empresário André Guimarães. Aquele sujeito que almeja edificar no mar da Dubai brasileira o projeto megalomaníaco intitulado BC Port. Empreendimento sobre o qual o articulista, desde sempre, se posicionou contrário.
Descumpriu
André contratou uma pesquisa de um instituto lá nos cafundós de Minas Gerais. Mas, na metodologia, segundo o MP, a pesquisa descumpriu resolução do Tribunal Superior Eleitoral, pois não informa o número exato de eleitores pesquisados em cada setor censitário na área de abrangência de pesquisa.
Trocentos
Além desse problema, a representação do ministério Público Eleitoral elenca uma série de irregularidades na amostragem da bendita pesquisa. Portanto, seria um verdadeiro ‘fake news’, com capacidade de prejudicar o processo eleitoral, “distorcendo os resultados”, opinou o MP. Credo!
Intuitos
Segundo os linguarudos de plantão, fica evidente que a pesquisa, que não vale nadicadenada, aparentemente serviu apenas pra tumultuar o processo eleitoral e beneficiar candidatos cujos números não lhe são favoráveis. Ou fizeram a pesquisa com um instituto mineiro para mostrar o panorama eleitoral? Arreda, raça de bocudos!
Apoio
O interessante dessa história toda é que André Guimarães é apoiador ‘oficial’ do homem do passado, ops, homem pássaro, Edson Periquito (MDB), que quer voltar de qualquer jeito e maneira a ocupar o paço dos altos da Dinamarca. Tanto que é um dos seus doadores de campanha. Deu uma força com R$ 10 mil pra ajudar o Pirica. Bonzinho...
Coordenadores...
Um dos problemas da candidatura do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e do seu vice, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), é que cada candidato a vereador tem um abobrão da prefa que acaba sendo uma espécie de “coordenador de sua campanha”. Ou seja, cada um puxa pra um lado...
Disputa
A disputa pelo sagrado votos dos peixeiros tá atormentando corações e mentes. Lá na zona rural, pelos lados da Canhanduba, a disputa tem sido ferrenha. Segundo os corneteiros de plantão, o presidente da Associação de Moradores da Canhanduba, Jorge Passos, tá com perfurete da Neusa Giraldi (MDB), mas estaria apoiando o Calinho Canela (PSC).
Faz tempo
Calinho Canela, antes de ser candidato a vereador, já andaria por aquela região, trabalhando pela população, segundo a raça de linguarudos da zona rural. Os mais afoitos lascam que apoiadores da vereadora Dulce Amaral (PL) estariam prometendo mundos e fundos. E tem quem diga que teve gente com caderninho pedinchando nome e título eleitoral. Quem fez isso?
Apoiadores na lida
O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), e seu vice Júnior Cardoso (PL), continuam em isolamento por terem contraído covid-19, mas os apoiadores estão na ruas trabalhando. No último domingo uma carreata parou os bairros São Francisco de Assis, Rio Pequeno e Cedro.
Impugnados
Uma pá de candidatos do PSL à piramidal casa do povo tiveram suas candidaturas impugnadas pela dona Justa Eleitoral. A Juliana Sestrem, Calinho Bombeiro, José da Luz, Antonio Célio Elias, Ana Irmã do Mario, Adriano Klava, Micheli Cordeiro, Artur de Jesus, Pita Ceará e Fabiano da Silva. Pamela Fonseca (Cidadania) também. Do Avante foi brecada a Ilza do Consignado, Adir Barbosa, Jane Persel e Andreia Valenza. Do PROS, Eloin Travisani. Todos foram brecados por não apresentarem documentos. Quem cuidava da papelada dormiu de toca. Cabe recurso, mas já ficou feioso.
Artur
O advogado e candidato Artur ama todo mundo de Jesus, em conversa com o socadinho escriba, mostrou que está quite com a Justiça Eleitoral, encaminhando, inclusive, a certidão que comprova a regularidade que lhe proporciona postular uma cadeira no legislativo peixeiro. Artur afirma que está tranquilo, pois vai recorrer e continua na lida da campanha.
Cirininho e Luizinho
Os candidatos a prefeito de Navega-City, Cirino Adolfo Cabral, o Cirininho Malvadeza (Cidadania), e seu vice, Luiz Duarte, o Luizinho (PT), visitaram a choupana. Dupla de advogados, Cirinho é vereador e Luiz já ocupou uma cadeira no legislativo dengo-dengo. Eles deixaram na mão socadinho escriba o seu plano de governo.
Navega
O plano de governo, intitulado de Navega para Todos, traz uma série de propostas para a Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Turismo, Prioridades Sociais e Ambientais, Prioridades Administrativas e de Inovação, entre outras. Uma das propostas de Cirininho e Luizinho é a entrega de medicamentos para 90 dias para os portadores de doenças crônicas.
Nelson
O candidato a vereador da Dubai brasileira, Nelson Oliveira (PL), visitou o JC. Nelson está na lida da candidatura ao legislativo. Nelson tem uma proposta intitulada Conectando BC com o futuro. Quer conectar todos os setores e lutar contra a burocracia, para fortalecer e melhorar os ambientes de negócios, valorizar o empreendedorismo, gerando mais trabalho e renda.
Experiência
Nelson tem experiência na área privada e pública, passou pela prefa e ajudou a implementar projetos importantes pra Dubai brasileira: programa Cidade Empreendedora, Inova BC e, como presidente da BC Investimentos, fortaleceu a sala do Empreendedor.
Ganhou a causa
Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiram por 7x0 que o vereador galego Rubens Angioletti (Podemos), na gravação sobre a escola da Itaipava, que supostamente só nomearia diretora se a professora se filiasse a determinado partido político e apoiasse um candidato a vereador, tinha legitimidade para fazer a denúncia.
Não ofendeu
Os desembargadores entenderam que não foi propaganda política negativa, mas que Angioletti estava fazendo seu trabalho, sem nenhum tipo de questão eleitoral e nem com o intuito de ofender o prefeito.
Troço
Aquelas propagandas do melhor, melhor do mundo, candidato a prefeito da Dubai Maravilha, Auri Pavoni (PSDB), com ele apontando o dedo, sem dizer nada e com uma musiquinha chata, são de corar de vergonha. Será que pensam que aquele ‘troço’ querendo adentrar em um estilo tik-tok vai fazer os jovens votar no emplumado Auri? Deu vergonha alheia.
Compromisso
Na Dubai Maravilha, a prigunta que não para de circular nas rodas de conversas e também nos grupos de zapzap, é se realmente o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos), vai assumir o compromisso público de permanecer os quatro anos na cadeira do paço dos altos da Dinamarca.
Vice assume?
Ou o pop star vai entregar as chaves, digo, o governo para o vice, Carlos falado Humberto (PL), tendo em vista que o comentário é de que Fabrício sairia para disputar uma vaga na câmara federal já em 2022.