
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Entrevistão




O DIARINHO sabatinou os candidatos a prefeito da ex-capital do Jet Sky, Gercino Medeiros, o Gegê (PP), Fábio Emitério da Silva (PSD) e Thiago Baltt (MDB). Gegê é vereador e Fábio e Thiago empresários que estão estreando na política.
Ilusão
Os candidatos Gegê e Fábio afirmaram que vão criar uma guarda Municipal, quando questionados sobre a criminalidade que deita e rola em Piçarras. Fábio fala em uma guarda pra dar suporte à PM. Já Gegê garante que a guarda tem o intuito de auxiliar à polícia Civil.
Realista
Já o candidato Thiago é mais realista e fala em utilizar a tecnologia pra contribuir com as forças policiais em parceria com o município. Guarda Municipal é uma estrutura caríssima, complicada pra ser aplicada em grandes municípios, imagina em cidades menores, com menos recursos...
Saúde
Na questão da Saúde, Gegê vende sonhos, declarando que no seu plano de governo tem a construção de um hospital. Fábio é mais comedido e defende a criação de um Centro Integrado de Saúde (CIS) ao lado do PA24, com estrutura pra exames para que os pacientes não tenham mais que deslocar a outros municípios.
Vice conhecedor
Thiago ressalta que seu vice é médico, técnico de saúde e é conhecedor do assunto, ressaltando que vão buscar parceria pública-privada com hospitais da região pra que a engrenagem na saúde tenha maior celeridade, beneficiando à sociedade.
Judicialização
Enquanto a campanha continua xoxa nas ruas, nos jurídicos das coligações em toda região, a coisa ferve. Os advogados andam sobrecarregados por contas das demandas. Se o cara olhar torto, entre outras bobagens, leva uma representação na espinha. Qui coisa, meu povo!
Propostas
O que espera-se e almeja-se é que os candidatos a prefeito das citys da região apresentem propostas para os próximos quatro anos. O eleitor quer saber de projetos, ações e o que pretende, principalmente, em tempos de pandemia, com reflexos futuros na economia e na vida de todos.
Baixaria
Baixaria em nada colabora. Tenho recebido críticas sobre certas baixarias que têm sido veiculadas, compartilhadas, sempre nas redes sociais. E que em nada contribuem com o processo democrático da eleição. Além disso, devemos repudiar tais atitudes e cuidar pra não acreditar e compartilhar fake news. É crime e um desserviço pra democracia!
O cara!
Oia, tem muito político candidato na região se achando. Cercado de puxas, que dizem que a campanha tá nos píncaros da lua. Que vai ganhar, que é o melhor, mais lindo, o único, o salvador, etc. O cara chega a ter orgasmos mentais por tanta bajulação, daqueles que lhe vendem só ilusão.
Te conheço?
Só que no final vai acabar derrotado, com uma baita rombo e sem ninguém por perto. Porque quando se ganha, aparece até quem já morreu pra grudar no saco. Mas quando se perde e tem aquela bomba pra pagar, os puxas somem. Ninguém mais conhece. É uma dor solitária a derrota...
Oscar
O advogado e candidato a vereador da Dubai brasileira, Oscar Trindade (MDB), visitou o socadinho escriba, acompanhado do comunicador e apresentador de TV, Magrão, que lhe apoia. É a primeira candidatura de Oscar. Ele tem colocado sobre a importância da Educação e acredita que exista um vácuo na câmara, onde pode-se discutir avanços pra cidade de Balneário Camboriú.
Contribuir
Oscar tem uma história bacana. É gaúcho e mudou-se para BC, no fim do ano de 2003, onde trabalhou como recepcionista de hotel, vigilante e porteiro. Paralelamente, cursou Direito na Univali, formando-se no ano de 2010, e nesse período foi estagiário frente à 1ª promotoria de justiça de Itapema. Agora, quer ter a oportunidade de contribuir com a cidade que lhe acolheu.
Mago do Gravatá
O Mago do Gravatá, crítico, que se auto intitula cientista político e fofoqueiro profissional, caceteia que os candidatos a prefeito em Navega Beach tem batido à porta sem qualquer cerimônia, para entregar santinhos, pedir apoio, apresentar soluções mágicas e criticar os adversários.
Tendência
E a tendência é que a vida siga assim até o fechamento das urnas. Os políticos tentando mostrar um mundo novo, cheio de maravilhas. A tônica neste momento é se mostrar ousado, ressaltar a carência de infraestrutura, dos serviços básicos e a falta de transparência de alguns postulantes ao cargo.
Piada pronta
Os arengueiros em território dengo-dengo sacaneiam que ser um bom comediante e responder de forma clássica é a estratégia do Bob Carlos (PSD) para parecer um político talentoso. O vídeo que circulou nesta semana em que o Bob faz piada e tira as meias em público para provar que não usa nenhum artefato em sua canela, viralizou e virou chacota.
Com afeto e carinho
As piadas sobre o Bob já entraram para o folclore navegantino. Ao ser pressionado pelos adversários, Bob tem dito que “continuarei fazendo política com amor”. Já os desafetos dizem que o “amor” a que se refere o Bob, é o amor ao crescimento do patrimônio pessoal. Eita maldade!
Ficção
Bob transformou-se em uma caricatura de político com um discurso escalafobético. Ficou para trás. Está em campo oposto, um angustiante pesadelo para explicar as “perseguições”.
Decepção
Vem merecendo especial atenção o apoio velado que o atual prefeito tem oferecido ao Lino “Ci” Bento (MDB). Ao não tornar isso transparente, ambos assumem o antigo formato de fazer política. Isso não faz mais sentido. É complexo e duvidoso quando assumem um discurso de ética e transparência. Talvez só a psicanálise possa explicar.
No mesmo rumo
Batem forte os cacarejadores que dizem que com esta postura o Lino não se afasta da essência do velho MDB cansado de guerra de Navega City. Não quer a mudança e sim seguir transitando no que é mais confortável. A posição da “aliança branca”, com o cabeça ilustrada Emilio Vieira (PP), realça a sua incapacidade de definir o que é ser transparente.
Gelson
O advogado e vereador e candidato à reeleição na Dubai brasileira, Gelson Rodrigues (Cidadania), e o seu apoiador, Paulinho do Pastel, o pasteleiro maluco, visitaram a choupana. Gelson busca retornar ao legislativo. Ele afirma que tem tido boa receptividade.
Passagem
Gelson afirma que se credencia a permanecer no legislativo pelas ações que fez durante este primeiro mandato, cumprindo com suas propostas e prestigiando o voto daqueles que lhe confiaram em 2016.
Deu ruim
Pelos lados da mariscolândia, deu ruim pro Vando, como noticiado pelo nosso DIARINHO de todos os dias. O juiz eleitoral brecou a candidatura do ex-prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB). A alegação é de que o tucano não soube prestar contas de uma meia dúzia de notas fiscais em 2005 e 2006, quando foi presidente da câmara de vereadores.