
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pesquisa DIARINHO...




O jornal mais lido do sul do mundo vai publicar, na semana que vem, pesquisa com o panorama eleitoral de Itajaí. Será possível saber como estão na campanha os candidatos a prefeito, barbudinho Volnei Morastoni (MDB), atucanado Robison Coelho (PSDB), mancha Branca Osvaldo Mafra (SD) e o vai dar tudo certo, Patrick Dauer (Avante).
Parabéns, Portonave!
A Portonave, o porto dengo-dengo, completou 13 anos ontem. A empresa é uma das mais respeitadas no ramo no país e sua produtividade vai lá nas galáxias, igual aos dos melhores portos da Zoropa. O porto tem quase mil funcionários e responde por 45% do total arrecadado de ISS em Navegantes. Um exemplo de trabalho duro e gente competente.
Ganho para o complexo
A instalação da Portonave não foi boa só pra Navega City. Desde 2007, quando o porto do outro lado da vala começou a receber navios, a movimentação de contêineres dobrou no Complexo Portuário de Itajaí. Ganha todo mundo, Itajaí e Navegantes e todo o complexo logístico da região.
Novidade
Ontem, o chefe do porto dengo-dengo, Osmari de Castilho, anunciou que a Portonave tem uma nova linha de navios a partir desta semana. O novo “serviço”, como chamam na área portuária, terá cinco navios, vai atracar toda semana por aqui e é inédito no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.
Show do milhão
Começam a pipocar nos bastidores da política peixeira uma série de reclamações dos candidatos a vereador da coligação PSDB e PSL representada pelo atucanado Robison Coelho e o ex bonzinho Edson Lapa.
Promessas
O zunzunzum é todo por conta de uma promessa que teria sido feita pela então candidata à prefeito e seu, então, vice, de que teriam mais de dois milhões de reais do fundão eleitoral pra alegrar os postulantes à piramidal casa do povo.
Entrando água
Sem a promessa da bufunfa se cumprir, alguns candidatos já estariam desistindo de suas candidaturas, bem decepcionados com a chapa. Membros do PSL da Ilha da Magia andam pela cidade alardeando que quem acreditou que essa grana toda viria para um vice acreditou em conta da carochinha. Eita!
Tiro no pé?
Robison Coelho tem investido todas as suas poucas fichas na desgraceira do sal na água, tiro esse que pode sair pela culatra se o prefeito barbudinho resolver o incidente a tempo. A campanha dos tucanos tem feito piada com algo que atinge a população e causa transtornos e prejuízos. Pode dar ruim!
Trampando
Equipes de técnicos, engenheiros e mergulhadores trabalham dia e noite para estancar o vazamento causado pelo incidente. Volnei, que não dorme em serviço, tem sido visto várias vezes por dia acompanhando os trabalhos e liderando todo o processo.
Mais reclames
Com as militâncias de ambos os lados em fúria, lascando que Robison é o homem do mimimi, agora o assunto são os busões [falta deles]. O lado governista lasca que enquanto a oposição chora e faz piada com os problemas do povão, o governo trabalha pra resolver.
Vai voltar
Perdigueiros da coluna afirmam que todas as tratativas estão sendo feitas para que o transporte público volte nos próximos dias e que mais uma vez ficará claro quem resolve e quem só reclama. O tribunal de contas já teria dado o sinal verde para que Itajaí prepare a retomada emergencial e definitiva dos busões. Segue o baile!
Sem comparação
Apoiadores do prefeito e candidato à reeleição da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), rebateram os linguarudos de plantão de Camboriú que quiseram comparar o alcaide com a candidata a prefeita, a loirosa Luzia Coppi (PSDB), na questão dos processos na dona justa que ambos enfrentam.
Infeliz
Os puxas do prefeito Elcio caceteiam que ele enfrenta uma Ação Popular que tem parecer pra ser arquivada e o processo da Comissão Parlamentar Processante (CPP) no legislativo, também tem parecer pelo arquivamento. O que é muito, mais muito diferente da ex-prefeita Luzia que quer voltar a ocupar a principal cadeira do paço de pedra de Camboriú. Comparar a Luzia com o Elcio, fica difícil, dizem.
Na espinha
A loirosa Luzia Coppi tem duas ações de improbidade administrativa na espinha, em vias de julgamento e com o parecer da procuradoria pela condenação. Ou seja, nem de longe dá pra comparar com a situação do prefeito Elcio. No caso, os linguarudos de plantão da Luzia querem nivelar a situação. Mas a ex-prefeita carrega na espinha processos complicados. Ao contrário de Elcio.
Ajuizou
Sem dizer que a ação do Elcio e o processo de cassação foram propostos pela oposição. Enquanto as broncas da Luzia são com o promotor de justiça que ajuizou. Inclusive, se a dona justa não fosse tão morosa, já que os processos correm há mais de dois anos, provavelmente a Luzia nem seria candidata, lascam os corneteiros de plantão. Arreda, raça de infelizes!
Nelson
O candidato a vereador da city peixeira, Nelson Abraão, o homem do shalom (PP), visitou a choupana do socadinho escriba. Nelson é servidor aposentado e já assumiu no passado uma cadeira na piramidal casa do povo.
Distrito
Nelson fala que tem uma proposta polêmica que não é aceita nem na coligação em que está, a do Robison Coelho (PSDB), que é criar um distrito na região da Itaipava. Nelson acredita que o distrito, com autonomia financeira, poderia trazer melhorias à zona rural. Abraão diz que o então candidato a prefeito do PP, o polido João Paulo, via com bons olhos, mas o pessoal do tucano não. Oh, dor!
Convocados
Olheiros da coluna contam que professores Acts e contratados teriam sido “convocados” para uma reunião com alcaide pop star Fabrico Oliveira (Podemos), no bairro Nova Esperança, na Dubai brasileira, e chegando no local, ao perceberem que a tal reunião era política, e com um candidato a vereador, endoidaram.
Ficaram putos
O candidato, segundo esses bocudos, era o vereador e candidato à reeleição, Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos). Eles acabaram deixando a reunião sem ouvir proposta alguma. Indignados achavam que se tratava de ações do governo e não pessoais, reclamaram até der gasto tempo e gasolina. Ui!
Nem café e nem reza...
Em outro encontro político frustrado na Maravilha, marcado com os pastores, a metade dos religiosos era de uma igreja e a metade de outra, mas somente o candidato a vereador Omar Tomalih (Podemos) teria sido “convidado”, o que também acabou gerando um baita mal estar entre os presentes. Nem café e nem reza foram suficientes para acalmar os ânimos dos líderes religiosos no encontro “surpresa”...
Paulão
O candidato a vereador da Dubai brasileira, Paulo Roberto Pedreira de Souza, o Paulão do Resgate Social (PSDB), visitou o socadinho escriba. Paulão é servidor efetivo da prefa e já foi responsável pelo resgate social, durante oito anos, quando o trabalho desenvolvido, foi um exemplo pra oito municípios da região.
Vivenciou
Além de servidor público, Paulão é escritor e, em livro contou a sua trajetória de vida, quando foi morador de rua e se livrou do flagelo da bebida. Por isso que durante sua passagem, tendo vivenciado a vida dessas pessoas e, sabedor de que é preciso acolher e promover inclusão é que, quer estar na câmara pra atuar em diferentes frentes, com projetos que priorizem as pessoas.
Sufrágio
Tem um candidato a vereador da região que vira e mexe tá na capital manezinha, fazendo vídeos com os deputados, pedinchando que votem nele. Só que antes de cair no pedincho de votos para nossas amadas excelências excelentíssimas da leleia, dá uma passadinha numa casa de swing pra garantir o sufrágio...
Tabelinha
E, também na região tem quem esteja trabalhando pra ‘comprar’ candidatos a vereador alheios. Existiria, inclusive, uma tabela que iria de 10, 20, 30, 40 até 50 mil reais. Dependendo do potencial de votos do candidato a vereador. Tudo pra que o postulante, trabalhe para o candidato a prefeito (a) da coligação adversária. Qui coisa, meu povo!