
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Silêncio





A passagem do governador bombeiro Carlos Moisés (PSL), ontem, pra inauguração da duplicação da rodovia Antonio Heil reuniu meia dúzia de gatos pingados. Acompanhando Moisés, a vice-governadora Daniela Reinehr e o bagrão da Infraestrutura e Mobilidade estadual, Thiago Vieira. Eles vieram inaugurar uma obra do ex- Raimundo Colombo...
Se escondem
Os deputados, a bonitona líder do governo, Paulinha da Silva (PDT), e o coronel Onir Mocelin (PSL), estavam presentes. Não foi apenas o período eleitoral que esvaziou o evento. Até os correlegionarios do PSL não querem mostrar a cara, se escondem ou rejeitam o governo Moisés. Triste essa ascensão e queda vertiginosas.
Sem corar
A candidata à prefeita da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Luzia Coppi (PSDB), afirmou, sem ficar corada, que se ganhar vai repassar os valores do reajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)...
Promessa falsa
A loirosa falou isso para conquistar o povo que trabalha na Educação. Na verdade, até 2022 estão proibidas reposições salariais. Vem lá de riba, do governo Federal, a proibição. É uma promessa falsa que não poderá ser cumprida. Promessa mais falsa que nota de três reais.
Alardear
A ex-prefeita Luzia alardeia que está em dia com a justiça eleitoral. Acontece que no seu processo de registro de candidatura, há duas ações de improbidade administrativa com parecer da procuradoria pela negativa de recurso. O processo deve ser julgado nos próximos dois anos. Uma condenação dessa pode levar a ex-prefeita a perder o cargo, isso caso venha a conquistar a eleição nas urnas. Daí...
Na raça
Já a campanha do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) vem sendo feita de forma samaritana, aos trancos e barrancos, pela falta de dinheiro. Vários candidatos estão brabos porque querem estrutura, mas o prefeito só conta com o apoio do próprio grupo. Amigos e apoiadores que têm colaborado, já que todos os integrantes da coligação, entraram com uma mão na frente e outra atrás.
Correto
É um avanço o prefeito Elcio, que busca à reeleição, não fazer pressão nos fornecedores da prefa. As dificuldades pela falta de recursos pra tocar a campanha, segundo os linguarudos de plantão, têm feito com que tenham vários interessados em doar, mas o homem não quer. Tá correto!
Magali
A ex delegada regional da Dubai brasileira, Magali Nunes Ignácio (MDB), visitou a choupana do JC. Magali tem foco na questão da segurança e defende uma maior integração das forças de segurança com a inclusão social da prefeitura. Magali, defende, também, o esporte, como forma de promover essa inclusão, principalmente dos jovens.
Futuro
Magali começou a carreira profissional aos 14 anos, trabalhando sempre na esfera pública. Foi professora, já muito jovem. Aos 18 anos, lecionou em Itajaí. Sempre estudando e, por consequência, passando em primeiro lugar em concurso público, pode escolher estar em 1981, como escrivã de polícia, chegando a delegada regional.
Osmar
O candidato a vereador da city peixeira, Osmar Adriano (PTB), visitou a choupana do socadinho escriba. Osmar tem uma longa ficha de bons serviços prestados. Já trabalhou na nossa universidade maior, a Univali e, foi secretário de Administração do primeiro governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Casa dos Conselhos
Osmar participa ativamente de conselhos municipais. É a sua primeira candidatura, tendo entre suas propostas, o Centro Dia, para que as famílias possam deixar os idosos durante o dia, com atendimento de toda ordem ao pessoal da melhor idade. A criação da Casa dos Conselhos é outra importante proposta para que se possa fomentar políticas públicas em todas as áreas.
Caminhada
O candidato a vereador na Maravilha, Kaká Fernandes (Podemos), realizou caminhada no sábado pela manhã, no bairro das Nações, o mais populoso da city praiana, depois do centro. Kaká passou no cara a cara e ouviu reivindicações do povão. O dublê de pastor fez barulho por onde passou, na avenida Palestina, com uma turma animada por bandeiras e santinhos, e em cada comércio era um abraço.
Leitura aguardada
Os advogados Maykon Fagundes Machado e Ricardo Fernandes de Aquino ultimam a obra “Estudos sobre o Direito a sustentabilidade como Direito à existência”, com prefácio do professor Dr. Terence Trennepohl e com recomendação do ex-secretário Nacional de Justiça, Vladimir Passos de Freitas. A obra será lançada em 2021 e com certeza deve fazer parte da leitura de nossos governantes.
Calinho
O candidato a vereador de Itajaí, Calinho Mecânico (MDB), esteve na choupana apresentando seus projetos. Ele, que é vereador há décadas, diz que quer continuar lutando pelo povo, principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Calinho visita diariamente os pontos de atendimento à saúde na cidade, buscando melhorias para a população.
Fuçando
Pai Atanásio, metido que só, deu umas fuçada no face dos três principais candidatos ao paço na Maravilha e concluiu que, teoricamente, os três estão bem cotados nas redes sociais, com publicações que variam entre 300 a 500 likes, em média. O velho Atanásio, além de enxerido, agora deu pra analista de mídia.
Análise
Pai Atanásio também tem conhecimentos empíricos sobre psicologia e marketing, e iniciou uma análise mais profunda sobre as propostas e os modelos que os três candidatos têm adotado e vai iniciar seus pitacos por ordem alfabética.
Engenheiro
O melhor, melhor do mundo, Auri Pavoni (PSDB), tem se apoiado na família e no profissionalismo, como engenheiro. Ele diz que praticamente tudo que foi projetado na Maravilha, foi ele quem fez. E diz que ainda tem um pouco para contribuir com a cidade que muito lhe deu, segundo o seu próprio slogan. Exagerado.
Se acha
O ex-prefeito Edson Periquito (MDB), é que o mais aparece em fotos com povão.Cada sorriso é um clique e um abraço. Pirica tem polarizado a eleição com Fabrício e dirigido críticas pesadas à administração. Na propaganda eleitoral, a ave esverdeada também parece querer demostrar ao eleitorado que a cidade praticamente não existia antes do seu governo. Coisa, feia, Pirica.
Respeito
O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), ao mesmo tempo em que tem a máquina em seu favor, também tem o peso dela e enfrenta os adversários que buscam o seu lugar. Nas redes do Fabrício, as imagens são melhor elaboradas, embora ainda falte o abraço entusiasmado e carismático do povo. As fotos são em reuniões, sempre com respeito às normas de distanciamento. O atual prefeito segue o slogan da sigla nacional que busca a “renovação”, embora este termo não combine muito com “reeleição”. Os marqueteiros de plantão já deixaram o slogan para segundo plano.