Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Questionamento




A Coluna do JC, fez o seguinte questionamento para os candidatos a prefeito de Itajaí: Se o candidato eleito for, qual o plano de desenvolvimento econômico e portuário para enfrentar a crise pós pandemia?

Patrick Dauer (Avante/70): “Vamos focar na geração de emprego e renda, estimular o empreendedorismo e desburocratizar e agilizar o processo de abertura de novas empresas através do alvará de licença mais rápido do Brasil, que será em apenas 10 minutos. Vamos fortalecer o comércio local e facilitar o acesso ao crédito através de um fundo garantidor. O Porto será modernizado e organizado para se tornar competitivo.”

Osvaldo Mafra (Solidariedade/77): “Vamos incentivar o desenvolvimento econômico por meio do turismo de negócios, com isso, teremos mais eventos, atraindo mais pessoas que vão gastar na cidade, gerar maior arrecadação de impostos e empregos. Vamos financiar o pequeno e o microempreendedor, com juros baixos, através do Bancri. Vamos utilizar o rio Itajaí-Açu como hidrovia para transportar os contêineres de balsa da BR 101 até o Porto.”

Robison Coelho (PSDB/45): “Acompanhamento permanente do processo de desestatização do Porto de Itajaí, ampliando o debate com os setores envolvidos, a exemplo da ACII, CDL, OAB, Intersindical dos Trabalhadores Portuários Avulsos, Univali e os empresários. Para alavancar a economia, outras pautas importantes são a desburocratização para a abertura de empresas, a equiparação do ISSQN para os serviços de comércio exterior, além do programa de juro zero às atividades que sofreram com a pandemia.”

João Vechi (PT/13): “Lutar pela garantia do Porto Público objetivando fomentar a economia local, gerando emprego e renda; Criar o Banco do Povo, impulsionando os micros e pequenos empreendedores, bem como a Economia Solidária e Sustentável; Criar o Conselho das Cidades com diretrizes políticas, formulação econômica, gestão estratégica e participação dos atores e comunidade na solução da crise pós pandemia.”

Volnei Morastoni (MDB/15) “Nós já recuperamos o Porto de Itajaí, que hoje tem todos os berços funcionando e bate recordes de movimentação de contêineres, com crescimento até durante a pandemia. Além disso, estamos trabalhando em conjunto com o Governo Federal, para uma nova concessão. Assim, vamos garantir décadas de crescimento ao setor e atrair mais investimentos à cidade, mantendo a autoridade portuária pública e municipalizada, priorizando nossos trabalhadores.”

Não acolheu

A dona justa eleitoral não acolheu o pedido da coligação da candidata a prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, com relação à acusação de que teriam usado maquinário público e servidores pra dar uma garibada na sede do MDB pra realização da convenção da sigla. Luzia queria a cassação da candidatura da chapa do prefeito Elcio e seu vice, pastor Júnior (PL).

Entendeu

A justiça eleitoral, entendeu que o hoje concorrente à reeleição, prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) não era candidato e que, portanto, nada fez pra desequilibrar o pleito e, que apesar do suposto uso da máquina pública requeira apuração no âmbito da moralidade administrativa, nada foi feito que pudesse prejudicar a legitimidade da eleição e influenciar no voto dos eleitores de Camboriú.

Tapetão

Aparentemente a coligação da Luzia tá querendo judicializar a eleição e tem que pensar que essas provocações da dona justa eleitoral que tem batido na trave, pode provocar um movimento contrário fortalecendo a candidatura de situação. Querer ganhar a eleição no tapetão não vai fazer com que a loirosa, retorne ao paço, muito pelo contrário... Parece que tá faltando voto pra Luzia...

Cala boca, já morreu!

Por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral carcou pesada derrota ao vereador peixeiro, Fernando da Silva (PDT), o Fernando do Ônibus em recurso no processo dele contra seu ex-eleitor Anderson Rogério que o criticou nas redes sociais.

7 x 0

O tribunal eleitoral goleou a pouca vergonha do vereador Fernando do Ônibus que queria calar o rapaz que reclamava da atuação pífia do seu ex-edil. Tempos difíceis esses de político ruim que quer censurar eleitor.

IPTU interminável

Anderson Rogério reclamou nas redes sociais da atuação de Fernando do busão como vereador e criticou o edil por ter votado favorável ao aumento do IPTU, lá em 2017. Quem advogou pró Anderson foram os jovens doutores Lucas Voigt e Queoma Lemos.

Cassio

O presidente do PT de Itajaí e candidato a vereador, Cassio Pereira e seu coordenador de campanha, visitaram a choupana. Cassio, tem proposta de inclusão, dos portadores de deficiência, das pessoas autistas. Pretende defender e propor políticas públicas que promovam a inclusão.

Inclusão

Cassio tem experiência na área pública, tanto no executivo, quanto no legislativo e com isso, acredita que pode contribuir na piramidal casa do povo ao fazer projetos e, fiscalizar o executivo que são as funções precípuas dos vereadores.

De candidato pra candidato...

Não convidem pra mesma mesa os candidatos a vereador peixeiros, Odivan Linhares, o Mamão (PSB) e o Paulo Maes (DEM). Tudo porque, Maes pediu para o Mamão que é veterinário atender e tratar um cachorro de um amigo que ia pagar as despesas e, depois, sisqueceu, segundo os linguarudos de plantão, fazendo com que o clima ficasse quente.

Daniel

O candidato a vereador de Itajaí, Daniel Krieger (Solidariedade), visitou o socadinho escriba, acompanhado da esposa, a professora Eliane que está grávida. Daniel, já foi candidato a vereador e, diz que se preparou para estar no legislativo.

Preparado

Daniel tem formação em ciências contábeis, matemática e educação de jovens e, é servidor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que proporciona cursos gratuitos e de pescador profissional gratuito. Krieger, diz que está qualificado para os desafios que a piramidal casa do povo vai ter ano que vem, no pós pandemia.   

Pega fogo

A disputa eleitoral do outro lado da vala começa a esquentar. O dotô Marcio Gai Veiga, promotor do Ministério Público da Santa & Bela Catarina, denunciou 19 pessoas por improbidade administrativa, em março.

Réus

É uma penca de gente, mas os nomes de alguns bagrões da política dengo-dengo chamam a atenção. Os candidatos a prefeito neste ano, o ex-prefeito Bob Carlos (PSD), o vereador Murilo Cordeiro (PSC) e o ex-vereador Lino Bento (MDB) estão entre os réus e terão de responder na dona justa.

Mais réus

Alcídio Reis Pera (PL), o Cidinho, vice da chapa de Bob Carlos, é outro que está na listão. Concorrendo uma vaga no legislativo dengo-dengo do lado de lá do rio, Norminha (PL) também aparece na denúncia.

Resumindo

Em suma, a ação do MPSC quer condenar essa turma porque a prefa e a câmara permitiram que fosse feita e aprovada a dispensa de licitação, sem que houvesse necessidade, para a contratação de empresa para cinco serviços, incluindo a elaboração de diagnóstico socioambiental de Navega-City, que se mostrou “absolutamente ineficiente”, de acordo com o processo, causando prejú aos cofres públicos.

Anticonstitucional

Segundo a denúncia do dotô, os vereadores e prefeito da época teriam violado quatro princípios constitucionais: legalidade, moralidade, eficiência e impessoalidade. Candidato dengo-dengo sem ser réu em pelo menos uma investigação está cada vez mais difícil de encontrar.

Traição

Tem candidatos a vereador da região que estão em coligações com candidatos a prefeito que andam numa traição vergonhosa. Fazem campanha solo e, esquecem de pedinchar voto para o candidato a prefeito.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata

Poente

Clique diário

Poente

O "CPF" dos imóveis chegou

De Olho no Fisco

O "CPF" dos imóveis chegou

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

Charge do Dia

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

A onda “Cleitin”

Coluna Esplanada

A onda “Cleitin”




Blogs

Quase pronto

Blog do JC

Quase pronto

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

VersoLuz

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Blog do Magru

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.