
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Questionamento



A Coluna do JC, fez o seguinte questionamento para os candidatos a prefeito de Itajaí: Se o candidato eleito for, qual o plano de desenvolvimento econômico e portuário para enfrentar a crise pós pandemia?
Patrick Dauer (Avante/70): “Vamos focar na geração de emprego e renda, estimular o empreendedorismo e desburocratizar e agilizar o processo de abertura de novas empresas através do alvará de licença mais rápido do Brasil, que será em apenas 10 minutos. Vamos fortalecer o comércio local e facilitar o acesso ao crédito através de um fundo garantidor. O Porto será modernizado e organizado para se tornar competitivo.”
Osvaldo Mafra (Solidariedade/77): “Vamos incentivar o desenvolvimento econômico por meio do turismo de negócios, com isso, teremos mais eventos, atraindo mais pessoas que vão gastar na cidade, gerar maior arrecadação de impostos e empregos. Vamos financiar o pequeno e o microempreendedor, com juros baixos, através do Bancri. Vamos utilizar o rio Itajaí-Açu como hidrovia para transportar os contêineres de balsa da BR 101 até o Porto.”
Robison Coelho (PSDB/45): “Acompanhamento permanente do processo de desestatização do Porto de Itajaí, ampliando o debate com os setores envolvidos, a exemplo da ACII, CDL, OAB, Intersindical dos Trabalhadores Portuários Avulsos, Univali e os empresários. Para alavancar a economia, outras pautas importantes são a desburocratização para a abertura de empresas, a equiparação do ISSQN para os serviços de comércio exterior, além do programa de juro zero às atividades que sofreram com a pandemia.”
João Vechi (PT/13): “Lutar pela garantia do Porto Público objetivando fomentar a economia local, gerando emprego e renda; Criar o Banco do Povo, impulsionando os micros e pequenos empreendedores, bem como a Economia Solidária e Sustentável; Criar o Conselho das Cidades com diretrizes políticas, formulação econômica, gestão estratégica e participação dos atores e comunidade na solução da crise pós pandemia.”
Volnei Morastoni (MDB/15) “Nós já recuperamos o Porto de Itajaí, que hoje tem todos os berços funcionando e bate recordes de movimentação de contêineres, com crescimento até durante a pandemia. Além disso, estamos trabalhando em conjunto com o Governo Federal, para uma nova concessão. Assim, vamos garantir décadas de crescimento ao setor e atrair mais investimentos à cidade, mantendo a autoridade portuária pública e municipalizada, priorizando nossos trabalhadores.”
Não acolheu
A dona justa eleitoral não acolheu o pedido da coligação da candidata a prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, com relação à acusação de que teriam usado maquinário público e servidores pra dar uma garibada na sede do MDB pra realização da convenção da sigla. Luzia queria a cassação da candidatura da chapa do prefeito Elcio e seu vice, pastor Júnior (PL).
Entendeu
A justiça eleitoral, entendeu que o hoje concorrente à reeleição, prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) não era candidato e que, portanto, nada fez pra desequilibrar o pleito e, que apesar do suposto uso da máquina pública requeira apuração no âmbito da moralidade administrativa, nada foi feito que pudesse prejudicar a legitimidade da eleição e influenciar no voto dos eleitores de Camboriú.
Tapetão
Aparentemente a coligação da Luzia tá querendo judicializar a eleição e tem que pensar que essas provocações da dona justa eleitoral que tem batido na trave, pode provocar um movimento contrário fortalecendo a candidatura de situação. Querer ganhar a eleição no tapetão não vai fazer com que a loirosa, retorne ao paço, muito pelo contrário... Parece que tá faltando voto pra Luzia...
Cala boca, já morreu!
Por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral carcou pesada derrota ao vereador peixeiro, Fernando da Silva (PDT), o Fernando do Ônibus em recurso no processo dele contra seu ex-eleitor Anderson Rogério que o criticou nas redes sociais.
7 x 0
O tribunal eleitoral goleou a pouca vergonha do vereador Fernando do Ônibus que queria calar o rapaz que reclamava da atuação pífia do seu ex-edil. Tempos difíceis esses de político ruim que quer censurar eleitor.
IPTU interminável
Anderson Rogério reclamou nas redes sociais da atuação de Fernando do busão como vereador e criticou o edil por ter votado favorável ao aumento do IPTU, lá em 2017. Quem advogou pró Anderson foram os jovens doutores Lucas Voigt e Queoma Lemos.
Cassio
O presidente do PT de Itajaí e candidato a vereador, Cassio Pereira e seu coordenador de campanha, visitaram a choupana. Cassio, tem proposta de inclusão, dos portadores de deficiência, das pessoas autistas. Pretende defender e propor políticas públicas que promovam a inclusão.
Inclusão
Cassio tem experiência na área pública, tanto no executivo, quanto no legislativo e com isso, acredita que pode contribuir na piramidal casa do povo ao fazer projetos e, fiscalizar o executivo que são as funções precípuas dos vereadores.
De candidato pra candidato...
Não convidem pra mesma mesa os candidatos a vereador peixeiros, Odivan Linhares, o Mamão (PSB) e o Paulo Maes (DEM). Tudo porque, Maes pediu para o Mamão que é veterinário atender e tratar um cachorro de um amigo que ia pagar as despesas e, depois, sisqueceu, segundo os linguarudos de plantão, fazendo com que o clima ficasse quente.
Daniel
O candidato a vereador de Itajaí, Daniel Krieger (Solidariedade), visitou o socadinho escriba, acompanhado da esposa, a professora Eliane que está grávida. Daniel, já foi candidato a vereador e, diz que se preparou para estar no legislativo.
Preparado
Daniel tem formação em ciências contábeis, matemática e educação de jovens e, é servidor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que proporciona cursos gratuitos e de pescador profissional gratuito. Krieger, diz que está qualificado para os desafios que a piramidal casa do povo vai ter ano que vem, no pós pandemia.
Pega fogo
A disputa eleitoral do outro lado da vala começa a esquentar. O dotô Marcio Gai Veiga, promotor do Ministério Público da Santa & Bela Catarina, denunciou 19 pessoas por improbidade administrativa, em março.
Réus
É uma penca de gente, mas os nomes de alguns bagrões da política dengo-dengo chamam a atenção. Os candidatos a prefeito neste ano, o ex-prefeito Bob Carlos (PSD), o vereador Murilo Cordeiro (PSC) e o ex-vereador Lino Bento (MDB) estão entre os réus e terão de responder na dona justa.
Mais réus
Alcídio Reis Pera (PL), o Cidinho, vice da chapa de Bob Carlos, é outro que está na listão. Concorrendo uma vaga no legislativo dengo-dengo do lado de lá do rio, Norminha (PL) também aparece na denúncia.
Resumindo
Em suma, a ação do MPSC quer condenar essa turma porque a prefa e a câmara permitiram que fosse feita e aprovada a dispensa de licitação, sem que houvesse necessidade, para a contratação de empresa para cinco serviços, incluindo a elaboração de diagnóstico socioambiental de Navega-City, que se mostrou “absolutamente ineficiente”, de acordo com o processo, causando prejú aos cofres públicos.
Anticonstitucional
Segundo a denúncia do dotô, os vereadores e prefeito da época teriam violado quatro princípios constitucionais: legalidade, moralidade, eficiência e impessoalidade. Candidato dengo-dengo sem ser réu em pelo menos uma investigação está cada vez mais difícil de encontrar.
Traição
Tem candidatos a vereador da região que estão em coligações com candidatos a prefeito que andam numa traição vergonhosa. Fazem campanha solo e, esquecem de pedinchar voto para o candidato a prefeito.