Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Entrevistas




A TV Brasil Esperança e a Rádio 106,7 FM já marcaram entrevistas com os candidatos a prefeito de Itajaí. As entrevistas serão de uma hora pra cada candidato; uma por dia. Tudo ficou acordado entre a emissora e os representantes das coligações. O  Patrick Dauer, o vai dar tudo certo do Avante, não compareceu ao encontro onde se ultimaram os detalhes.

Não viu

Apesar da não presença de Patrick e o fato da falta de representatividade na câmara federal da sigla, o que poderia lhe deixar de fora das entrevistas, os demais candidatos concordaram que seria democrático a presença de Dauer. O único que torceu o nariz foi o representante do candidato a prefeito, Robison Coelho (PSDB).

Pontuou

Dauer, depois da entrevista na NDTV, onde, com tranquilidade, respondeu as perguntas,  teria, segundo seus apoiadores, subido uns degraus no atual pleito. Questionado sobre o fato de o pessoal da coligação do PSDB não querer que ele tivesse oportunidade, comentou: “estão preocupados comigo...”

Constrangimento

Do outro lado da vala, está vindo um cheirinho de peixe podre de dentro da prefa. Nos últimos dias, circularam no feicebuque e nos grupos de zapzap áudio e print da secretária de Educação dengo-dengo, Ligia Gorges.

Nesse

A bagrona no áudio questionava servidoras do município sobre quem votariam, tanto para vereador quanto prefeito, e orientando que votassem em Lino Bento (MDB) para ocupar o posto de manda-chuva de Navega-City a partir do ano que vem.

Não-ético

“Até dezembro, ele (Emílio Vieira) é nosso chefe. Então, em respeito a ele, a gente trabalha pro Lino. A gente conta com o apoio de vocês”, disse a secretária dengo-dengo no áudio. Em outro trecho, ela reitera a obrigação de quem trabalha na prefa em apoiar o candidato escolhido pelo atual prefeito. “Se a gente trabalhar pra outra pessoa que o Emílio não quer que a gente trabalhe, eu acho que seria até não-ético da nossa parte”.

Reunião

Segundo linguarudos, a fala da secretária ocorreu em reunião, convocada por ela, pelo zap, dentro da secretaria de Educação, na tarde de 29 de setembro. Não perdendo tempo, houve quem aproveitasse a deixa para acionar a dona justa. Uma denúncia pede o afastamento da secretária e do prefeito cabeça lustrada Emílio Vieira (PP).

Fofoca

Fofoqueiros de plantão dizem que Ligia teria sido gravada (arreda, raça de infelizes!), em outra oportunidade, pedindo para que servidoras da pasta combinassem depoimento negando qualquer ilegalidade. Vale tudo para escapar da dona justa?

Duda

O presidente e candidato a vereador do Cidadania da capital do marisco, Duda Bueno, visitou a choupana do socadinho escriba. Duda enfatiza que tem experiência na vida pública e conhece o funcionamento do executivo e legislativo.

Desenvolvimento

Com esse conhecimento e propostas para manter o desenvolvimento de Penha, Duda se dispôs à disputar uma cadeira no legislativo. Frisa, também, que além da sua eleição é necessária a reeleição do prefeito Aquiles da Costa (MDB), colocando que Penha não pode errar.

Caminhadas

As caminhadas na política peixeira já são tradição na city. Eleições foram ganhas com a demonstração de força nesses eventos que viram comício no final. Mas com a maldita pandemia ficou a dúvida se elas aconteceriam ou não. Parece que sim!

Responsável

A chapa do atucanado Robison Coelho (PSDB) e do ex-bonzinho Edson Lapa (PSL) resolveu arriscar e promove. No sábado, foi a vez de Cordeiros, e no feriado de segunda-feira, o destino foi o bairro do Imaruí. Ponto pra tchurma que não se aglomerou, e fez a caminhada responsável, só com candidatos e uns poucos gatos pingados. Em tempos de covid, tem mesmo que ser assim.

Canela

O candidato a vereador de Itajaí, Carlos de Paula Seara, o Calinho Canela (PSC), visitou a choupana do JC. Calinho já foi candidato e teve . Ele tem certeza que nesta eleição o povão deve lhe conceder uma cadeia na piramidal.

Luta

Calinho Canela foi o primeiro a tocar o caminhão do peixe na city peixeira, programa concebido pra levar o pescado pra todos os bairros e precursor no país. Canela reforça que conhece a cidade, seus problemas e que está preparado pra legislar e fiscalizar o executivo.

Apoio

Representantes religiosos a uma vaga nos parlamentos regionais têm tido o apoio dos pastores que comandam as igrejas e rezam aos fiéis para votarem nos candidatos de cada templo. Pai Atanásio, observador atento ao cenário político, econômico, social e religioso, questionou o motivo de ter vários líderes das igrejas puxando, digo, pedindo votos aos seus candidatos.

Sisqueceu?

Só que Pai Atanásio não viu ainda nenhum manifesto do pastor master da igreja Assembleia de Deus, Michael Aboud, pedindo votos para o dublê de pastor e presidente da casa do povo da Dubai Maravilha, Omar Tomalih (Podemos).

Revirando

Algum tempo atrás, a coluna já havia comentado que a relação de Tomalih e Aboud, já não era mais a mesma e que Omar parece preferir tirar fotos com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) do que com o pastor regente de sua igreja, comentou pai Atanásio, metido que só, revirando no face alheio. Deus tá vendo!

Na ponta da agulha

Pois esta semana deve ser decisiva ao destino, digo, futuro do governador bombeiro Carlos Moisés (PSL), onde se encerram todos os prazos legais e das comissões que apuram o primeiro processo de impeachment, que ainda nem terminou e já tem um segundo pedido formulado em tramitação. Oh, dor!

Moita

Essa situação vai deixando o governador complicado. Moisés perdeu completamente a capacidade administrativa e de governabilidade, sendo que tem deputado do mesmo partido do governador que o chama carinhosamente de “Tio Moita”. Ui!

Evidente

A casa do povo da Maravilha do Atlântico também chegou ao fim da novela, digo, da CPI das obras inacabadas e intermináveis. O líder do governo, Gelson Merísio, ops, Rodrigues (Cidadania), deu um parecer que mais parece uma carta de euforia, ops, alforria ao colega de parlamento Roberto bem claro de Souza Junior (Podemos)...

Corda

Bem Claro andava com a corda apertada no pescoço. O próprio presidente do legislativo, vereador Omar Tomalih, ajustou o nó da corda e deixou Robertinho quase sem ar. Num ato de bravura, teve que declarar sua quase “independência” no partido, ameaçando pedir votos para outro candidato a prefeito. Credo!

Tem culpa, eu?!

Mas em ano eleitoral, a casa que perde os prazos e engaveta temas corporativistas, preferiu colocar a culpa nos materiais usados na obra, sem indiciar nenhum culpado, apesar das evidências. O relatório do vereador Gelson absolve Robertinho.

Pizza gelada

O relator Gelson sugere apenas que seja criado uma espécie de código para reger obras públicas e ainda indicou para cópia, digo, modelo implantado pelo município de São Paulo, concluindo que até mesmo nos trabalhos de apuração de uma comissão de inquérito, nada se cria e tudo se copia. O relatório foi lido em plenário na última sessão da casa do povo, na semana passada.

Juntos

Foto que chamou a atenção deste humilde articulista foi a imagem que o deputado estadual Maurício Eskudlark postou em suas redes, ao lado do também deputado Carlos Humberto, o homem sorriso, ambos do PL.

Aparadas

Parece que as arestas entre os dois foram aparadas e acabou sobrando pro vereador Pedro Francez, que foi “convidado” para se retirar do PL, pois teria apoiado Eskudlark na eleição para deputado, onde Carlos ficou a ver navios, digo, de suplente.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata

Poente

Clique diário

Poente

O "CPF" dos imóveis chegou

De Olho no Fisco

O "CPF" dos imóveis chegou

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

Charge do Dia

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

A onda “Cleitin”

Coluna Esplanada

A onda “Cleitin”




Blogs

Quase pronto

Blog do JC

Quase pronto

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

VersoLuz

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Blog do Magru

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.