
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sindicalista

A sabatina da NDTV com os candidatos a prefeito de Itajaí acabou ontem com o sindicalista Osvaldo Mafra (Solidariedade). O homem da mancha branca falou da experiência em gestão pública e também como vereador e deputado federal por alguns meses.
Reforma
Mafra começou a entrevista falando que, se eleito, dará prioridade pro setor pesqueiro. Também garantiu que fará uma grande reforma administrativa, cortando da própria carne, pra auxiliar os itajaienses pós pandemia. Prometeu trabalhar apenas com sete secretarias. Será?
Privatizar?
O candidato, que tem sua vida voltada ao sindicalismo, falou em terceirização de espaços e festas. Mafra quer revitalizar o Mercado Público e trazer mais atividades ao parque da Marejada e do Agricultor, até terceirizando os locais. Meio estranho pra um sindicalista...
Aplicativo
Por fim, destacou que seu governo, se eleito, será de muito diálogo e que pra saúde sua proposta é criar um aplicativo pra dar mais agilidade no atendimento ao povão. Vamos ver qual candidato conseguirá colocar suas propostas em prática.
Jorge Goetten
O deputado federal Jorge Goetten (PL), acompanhado do vereador de Rio do Sul, Marcos Savio Zanella (PL), visitou a choupana do JC, na chuvosa sexta-feira. Goetten assumiu a cadeira na câmara federal, na última terça-feira, durante licença do deputado Peninha e tem se movimentado na busca de recursos pra nossa região.
Milhões
Existe a possibilidade de emendas da ordem de mais de R$ 10 milhões serem liberadas pelo governo Federal. Goetten também pretende, durante o seu mandato de quatro meses na câmara, em Brasília, propor projetos para atender necessidades e contribuir ao desenvolvimento.
Restos a pagar
Goetten, com poucos dias de mandato, esteve no Palácio do Planalto, onde em audiência com o secretário Coronel Eduardo Gomes, na secretária de Governo, levou a questão dos “restos a pagar” que são recursos de milhões de reais, ainda do ano de 2018, e que se o governo Federal não prorrogar o prazo, se perdem no dia 14 de novembro.
Interesse
O coronel Gomes demonstrou interesse em resolver o impasse e, para isso, o assunto será levado ao ministério da Economia. Goetten também se encontrou com o ministro-chefe da secretaria de Governo, general Ramos, onde reafirmou o pedido.
Vereador voluntário
Muitos dos candidatos à excelências excelentíssimas da região têm divulgado que se eleitos serão ‘vereadores voluntários’ e que seus subsídios serão doados pra alguma instituição. No caso do vereador Marcos, que acompanhava Goetten, ele é de fato vereador voluntário. Marcos fez uma lei que determina que os valores de salários vão direto para a conta de uma instituição.
Por outro lado
Acho importante que os parlamentares sejam remunerados porque, ao contrário do que muitos pensam, vereador trabalha. Lógico que tem vereador que só coça a sacaria ou a periquita. Infelizmente, tem. Mas esses podem ser expurgados no voto.
Carcada no tucano
O programa eleitoral começou ontem na city peixeira e o candidato Robison Coelho (PSDB) tomou a primeira carcada da dona justa. O tucano, que no início da tarde apresentou um programa bem emocional, contando sua história, não pôde repetir a mesma propaganda à noite.
Escondeu o vice
O fato rolou porque Robison não identificou o candidato a vice-prefeito, o pastor Edson Lapa (PSL), o que é obrigatório no horário eleitoral gratuito. Resta saber agora se esse “esquecimento” foi apenas um equívoco da equipe de produção ou uma tentativa estratégica.
Queimado
Com o PSL queimado na Santa & Bela, por todo o processo de impeachment que vem atravessando o governador Carlos Moisés, com direito a escândalos de respiradores e prisão de gente do primeiro escalão do governo, talvez possa ter sido uma estratégia de Robison não mostrar muito o PSL pras pessoas não associarem à sua candidatura.
Grana boa?
Mas se a imagem do PSL tá queimada, dizem que a grana não tá sendo recusada. Bocudos de plantão do meio político garantem que o partido do governador entrou de cabeça na candidatura de Robison porque estaria pagando a maior parte da conta. Arreda, cambada de fofoqueiro!
Baixaria
Repercutiu extremamente mal o vídeo feito pelo vice-prefeito e candidato a nada Flávio Tironi (PSD). Nele Tironi estimula um cidadão a trocar o adesivo do candidato a prefeito Tiago Baltt (MDB) por um a vereador do seu partido. O vice prefeito ainda chama os adversários de enganadores e desonestos. Por fim, afirma que é dessa maneira suja que se ganha as eleições nas Piçarras.
Queimador
Não demorou muito para a publicação cair nas redes sociais e o vice-prefeito de Leonel “Viajão” Martins levar pau de ambos os lados. Do próprio grupo de zapzap da coligação Fabi e Vini é que vieram as maiores manifestações de revolta. O repúdio foi grande e o entendimento geral foi o de que as ações de Tironi estariam queimando o PSD e o PSDB.
Fica em casa
Os linguarudos de plantão querem saber se Flávio Tironi vai cumprir a promessa, quando afirmou em rádio e jornal impresso que se não fosse candidato à majoritária, iria para a casa. Na avaliação do pessoal da coligação situacionista, o vice-prefeito mais atrapalha do que ajuda.