
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Patrick...



Ontem, foi o dia do candidato do Avantes à prefa de Itajaí, Patrick Dauer, ser sabatinado na NDTV. Patrick, apesar da dificuldade de estar em voo solo, afirma que é o único candidato cuja sigla tem nacionalmente R$ 28 milhões de Fundo Eleitoral, mas que não está usando recursos públicos em respeito à população. Ele afirma que sua campanha é franciscana.
Nada modesto
Patrick frisou o fato de ser da iniciativa privada e pra exemplificar a sua capacidade de gestão e administração, contou que é empresário, e com apenas um computador chegou a ter 58 colaboradores e faturar milhões, sendo que perdeu tudo nas enchentes.
Projetos
O candidato do Avante afirmou que vai implantar o segundo turno nas escolas de Itajaí. E que se eleito vai trabalhar na geração de emprego e renda, atraindo novas empresas e criando empregos. Diz que seu vice é especialista em gestão e que a dupla está preparada para qualquer eventual problema que a prefeitura enfrente.
Discurso
Deu uma derrapada quando afirmou que não fizeram coligação, elencando que não queria um cabidão de emprego, ou ficar ligado às oligarquias e nem ficar devendo pra grupos partidários. Todo mundo sabe das divergências que impossibilitaram o Avante de estar aliado com outras siglas.
Teleférico
Patrick, na questão do Turismo, afirmou que vão implantar um teleférico entre o Parque do Atalaia até a praia do Molhe pra poder atrair mais turistas pra Itajaí. Teleférico na city peixeira é lenda né? Tipo a ponte que ligaria Itajaí a Navegantes e nos livraria do traumático serviço de ferry boat. Quem não se alembra do teleférico do Morro da Cruz, com projeto e tudo mais?
MDB perdeu
A ação que o MDB peixeiro moveu contra o galego Rubens Angioletti (Podemos) por suposta propaganda eleitoral antecipada, que chegou a ser julgada favorável na primeira instância, foi reformada por 7 votos a 0 no tribunalão eleitoral de Floripa.
Sorriso na zorelha
Para os dotores da lei, Rubens agiu dentro da legalidade ao denunciar suposta prática de crime eleitoral, dentro do seu direito à liberdade de expressão. Já sabendo do resultado, o edil comemorou durante a sessão da piramidal da noite de ontem.
Eleição judicial
Pra quem é leigo nas letras da lei, como esse socadinho escriba e uma pá de itajaienses, o que parece é que as coligações que disputam o pleito estão levando as eleições para a justiça. Ontem, como explanado aqui, foi a Morgana que levou carcada, agora o Rubens que siscapou. Amanhã será quem?
Criem juízo...
Parece que esse povo (dos dois lados) não aprendeu ainda que a eleição se ganha convencendo o povo sobre quem tem o melhor projeto e que, quem bate apanha, sendo que no fim quem fica respondendo pro resto da vida são os candidatos, e não a tchurma que só bota pilha.
Protagonista
O entisicado vereador e presidente do PSL peixeiro, Fernando Pegorini, era o nome mais cotado para disputar a chapa de oposição como vice de Robison Coelho, mas cedeu ao seu colega de sigla, o ex-bonzinho Edison Lapa. Pegorini foi convidado pela dupla a ser o coordenador geral de campanha e tem demonstrado força, maturidade e poder de articulação.
Sem fujões
Emissoras de TV e rádio estão sendo questionadas por alguns candidatos a prefeito de Itajaí sobre os debates eleitorais. Algumas emissoras têm feito cara de paisagem sobre esse assunto. O primeiro a se pronunciar publicamente foi o atucanado Robison Coelho (PSDB), que em sua live afirmou que vai participar de todos os debates que forem marcados. É assim que se fala!
Ganha o eleitor
Os debates, quando feitos em alto nível, só favorecem o eleitor para decidir com responsabilidade o seu voto. A verdade é que muitas pessoas não param para assistir programa eleitoral ou buscar propostas dos candidatos, mas na hora do confronto de ideias não desgrudam da telinha ou do rádinho de pilha pra saber quem vai fazer o que.
Cosalinda...
Tem muito candidato e comitê eleitoral na região pra lá de bonitos, suntuosos. Primam pela beleza, grandiosidade, mas sisquecem que o objetivo maior de toda eleição é convencer o eleitor, conquistar o voto, ter o reconhecimento na urna. Enquanto os comitês são chiquetosos, falta material de campanha, como santinhos para os candidatos a vereador. Phode?
Golpe?
Tem linguarudo de plantão descascando que tem filho (a) de candidato (a) a vereador da região que estaria dando verdadeiros golpes em incautos, o que pode acabar incomodando e prejudicando a candidatura ao legislativo. Credo!
Angustiado
Pai Atanásio ficou todo angustiado com um vídeo que pipocou pra todo lado e mexeu com corações e mentes, em que uma moça estaria fazendo pesquisas para atender as demandas nos bairros na Dubai Maravilha.
Ranzinza
Atanásio questionou se a pesquisa era para os candidatos da atual administração, o que significa dizer que estão quatro anos no poder e ainda não sabem quais as reivindicações de cada bairro da city praiana. Questionou o véio ranzinza, sem dar razão e nem apoio para nenhuma parte.
Dona Justa
Atanásio, meio atordoado sobre a guerra de acusações que foi promovida em torno do tema, disse que o assunto ainda vai continuar rendendo, pois as duas coligações ameaçaram retaliações jurídicas.
Sim ou não?
E com isso estimulando o ministério Público e o Tribunal Eleitoral se realmente houve algum crime. E, se foi de uso indevido de imagem, ou uso da máquina em benefício próprio, ou ambos as acusações poderiam ser impostas sobre a análise da dona justa, justifica pai Atanásio.
Flagrante
Ao bizolhar o vídeo, não consegui identificar o uso indevido da imagem, já que a mulher estava dentro da própria casa e conforme relatou, filmou porque achou estar diante de um crime eleitoral e procedeu de forma a formalizar o flagrante.
Dúvida
Por outro lado, a moça que fazia as pesquisas também não estava bem instruída para a função e ficou em dúvida quando foi questionada sobre as suas atribuições, mas afirma que é para Inclusão Social os dados e não para campanha, embora tenha até adesivo da coligação na prancheta.
Denúncias
Só a justiça eleitoral para trazer uma luz maior aos fatos e conforme pai Atanásio prevê, se a coligação do ex-prefeito Edson Periquito (MDB) ingressar com a denúncia, está pode ser a segunda bronca sobre a coligação de Fabrício e Carlos Humberto, que já foram denunciados pela coligação do melhor, melhor do mundo Auri Pavoni (PSDB), por suposto uso indevido de rádio. Meu Pai eterno!
Morgana
A candidata a vereadora de Itajaí Morgana Philippi Pissetti (MDB), mesmo após fraturar dois dedos dos pés, não deixou de visitar o escriba. Morgana é advogada e servidora efetiva da prefa há 27 anos, trabalhando na área de controle de gestão e contratos. É a sua primeira candidatura e tem como foco lutar pela garantia dos direitos das pessoas.
Propostas
Morgana diz que aceitou o desafio de estar na piramidal casa do povo pra apresentar projetos, que possam contemplar a saúde, educação, segurança é a base de tudo e que é preciso fomentar políticas públicas neste sentido, como o programa Família acolhedora; Banco municipal de alimentos; lei do solo compartilhado, centro pra idosos, entre outras.