
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tucano na TV




A NDTV começou ontem uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Itajaí. A sabatina começou com o vereador Robison Coelho (PSDB). O tucano, que concorre pela primeira vez à cadeira mais estofada do paço da Vila Operária, teve oito minutos pra convencer o povão a votar nele.
Nervosão
O jovem candidato aparentava nervosismo durante a entrevista e isso atrapalhou o tucano no desenrolar das ideias e propostas. Robison ficou marcado por ser bastante combativo na câmara, com duras críticas, mas pro executivo é preciso saber o que fazer...
Críticas
O tucano fez críticas ao atual governo, especialmente na questão do transporte público, que atualmente tá parado, e na água suja que boa parte do povão recebeu do Semasa nos últimos meses.
Sem propostas
Por outro lado, Robison se atrapalhou ao tentar trazer propostas. Basicamente, desconversou, preferindo atacar o atual prefeito, e disse que trará as soluções durante os seus programas, mostrando um pouco de despreparo e desconhecimento para o início de campanha.
Inexperiente
Se por um lado o tucano é novidade e pode surfar nessa onda pra angariar votos, por outro é flagrante a inexperiência de Robison, que nunca foi gestor, nem no público e nem no privado. Isso pode ser decisivo na hora de ganhar ou não a confiança do eleitor, especialmente numa cidade tão importante quanto Itajaí.
Apoio
A professora da rede pública peixeira, Ivonete Schreiber, já foi candidata pelo partido Progressista. Agora, fora do pleito, resolveu apoiar o candidato a vereador Osmar Teixeira, do Solidariedade. Foi o que bastou pra virem pra cima.
Expulsa
O Partido Progressista, onde militou e foi candidata, em um ato arbitrário e autoritário, expulsou Ivonete. Parecem esquecer que por conta de sua filiação e por ter sido candidata do PP, Ivonete foi perseguida e nem por isso deixou a sigla. Se fosse candidata do PP tavam babando o nome dela. Ficou feio para os progressistas tal atitude.
Não é
Com isso, fica latente o que se transformou o Partido Progressista peixeiro, confirmando o que o ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini, falou para este temente ao Altíssimo, frente a determinados acontecimentos recentes que “esse não é o meu PP”. Parece que cada vez menos...
Vai pedir expulsão
O Luiz Maraschin, do Partido Liberal da Dubai brasileira, defende a expulsão do vereador Pedro Francez da sigla. Maraschin lasca que o vereador desistiu da candidatura à reeleição e está pedinchando votos para o seu ex-assessor que postula uma cadeira na casa do povo. E que, portanto, Francez tem tudo pra ser expulso do PL. Oh, dor!
Rhafa casa da sogra
O candidato a vereador da city peixeira, Rhafael Fonseca (PDT), o Rhapa da casa da sogra, acompanhado da pastora Cida Cascaes, da rádio Luz do Amanhã, visitaram a choupana. Rhapa está trabalhado com afinco pra estar na piramidal a partir de 2021. E Cida, que já foi vereadora, enfatiza que Rhapa é um nome preparado pra estar na piramidal.
Ouvir o eleitor
Entre as propostas de Rhapa está um aplicativo em que os eleitores possam participar das decisões do vereador, no tocante a projetos, proposições, decisões. Rhapa, enfatiza, que vai ‘ouvir o eleitor’, o maior interessado, que será representado no legislativo, afirma.
Compartilhar
Uma das decisões será referente ao salário recebido pelo vereador que será integralmente dirigido a demandas da cidade, não no quesito de fazer assistencialismo, mas para contribuir com problemas pontuais na esfera pública. E essa decisão, também, terá o crivo dos eleitores, através do aplicativo.
Comunicação?
Quem assumiu a comunicação da coligação da oposição, da chapa do atucanado Robison Coelho (PSDB) e do pastor bonzinho Edson Lapa (PSL)? Ninguém sabe, ninguém viu. Nada foi dito desde a saída da jornalista Adelaine Zandonai.
Imagina depois...
Os bicudos e bocudos de plantão caceteiam (arreda, raça!) que se na campanha é assim, imagina como seria num eventual governo Robison e Lapa... E olha que tem bastante jornalista experiente na própria turma da oposição... Mas e o ego deixa alguém olhar pro lado e pra baixo?
Marcelo Alves
O candidato a vereador da city peixeira, pastor e advogado Marcelo Alves (PSC), visitou o socadinho escriba. Marcelo, que encara sua segunda campanha a vereador de Itajaí, está otimista em chegar na piramidal casa do povo e poder apresentar propostas e projetos em benefício da sociedade.
Bandeiras
Marcelo conta que estudou com afinco. Ele afirma que está preparado para legislar em prol dos cidadãos da city peixeira e fiscalizar o executivo. Entre as suas bandeiras está a defesa da família e os valores cristãos; moralidade, legalidade e transparência; em defesa da fé e a favor da vida, saúde, dos idosos, crianças; educação; segurança pública; mobilidade urbana e defesa dos animais.
Emilene Jacomelli
Quem visitou o mirolho escriba foi a loirosa e bonitona, candidata a vereadora de Itajaí, Emilene Jacomelli (Republicanos). A moça garantiu que vai fiscalizar o poder executivo e propor ideias para fomentar a economia e incentivar o comércio local. A moça entende bem do riscado por ser filha de comerciantes tradicionais da cidade. O combate à corrupção também será uma das suas principais lutas.
Nova, velha, velha, nova
O Podemos da capital do ultraleve, segundo a raça da língua solta, teria se unido ao PSDB e com isso perdeu o discurso que gostava de acalentar em Itapema de ‘nova política’. De que eram os ‘novos’ e rechaçavam o que tachavam de ‘velha política’.
Sisqueceu
Os linguarudos de plantão lascam ainda que parece que o Podemos sisqueceu da operação Garoupa, do Gaeco, que prendeu em 2015 oito pessoas, inclusive, o vice-prefeito Giliard Reis, que era do MDB junto com o PSDB. Segundo o ministério Público a Garoupa versava sobre a aprovação de projetos. Arreda, raça de bocudos, seus infelizes!
Não aparece
Além disso, os candidatos a vereadores do candidato a prefeito de Itapema, André de Oliveira (Podemos), estariam tiriricas da vida, porque ele estaria faltando em encontros de apoio. Os postulantes à câmara marcam com apoiadores e, segundo eles, o André não dá as caras. Oh, dor!
Presença
Já o candidato a prefeito, o coronel Feres, tem a sombra do presidente do Partido Liberal e vereador-candidato à reeleição de Itapema, Yagan Dadam, que segundo a raça de bocas de tramela do legislativo, enfrenta um processo de ética por conta de uma suposta rachadinha. Apesar de não ter nada com ilso, sempre tem alguém que lembra do Yagan. Complicado.
Vando inelegível
O ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura de Evandro dos Navegantes (PSDB) da capital do marisco. O MP considera Evandro, que já foi prefeito e vereador, inelegível por conta de que quando era presidente do legislativo, entre 2005 e 2006, suas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Improbidade administrativa
A bronca da rejeição das contas, enquanto o Vando tava sentado na cadeira de comando da casa do povo de Penha, segundo o ministério público, o tornaria inelegível por considerar um ato de improbidade administrativa. Oh, dor!
Não aceita
O vereador Fernando do Ônibus (PDT), candidato à reeleição em Itajaí, anda nervoso e não aceita críticas. Tanto que resolveu processar um eleitor que já foi seu apoiador por ter se manifestado nas redes sociais, criticando seu nome e de outros parlamentares. O sujeito deu o seu plá, digamos, desconfortável, para o vereador, mas, pra meter processo? Me abana!