Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Esquisito


Esquisito

Perdigueiros da coluna assopram nos ouvidos deste socadinho escriba, e temente ao Altíssimo, que as coisas andam bem estranhas na campanha que tenta polarizar com o prefeiro barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

 

Muito cacique

Militantes dissidentes alardeiam que a campanha do PSDB peixeiro, que tenta tornar seu candidato conhecido, tá cheia de caciques dando discurso de vitória para todo o lado, mas trabalho que é bom não se vê. Experientes militantes afirmam que a campanha não decola. Tudo por conta do Reino da Egolândia. Uma porrada de generais e poucos soldados.

Passarela

Os bocas de tarrafa lascam que a campanha do PSDB peixeiro parece mais um desfile de estrelas. É quem mais pode posar de alto escalão na campanha, com títulos e honrarias, porém só falam de si e nada do candidato. E pior que esse povo da elite é ruim de voto. Será?

Elite

Com um monte de “estrelas” no plantel, os tucanos encontram muitas dificuldades para arregimentar tropas de apoio. Muitos jantares e reuniões pomposos, com grã-finos e poderosos, mas povão engajado que é bom, só para lavar os pratos e taças. Eitcha!

Federal

Amanhã, terça-feira, quem senta numa cadeira da toda poderosa casa do povo na Brasilândia é o suplente de deputado Federal, Jorge Goetten (PL). Goetten assume o cargo por quatro meses e promete fazer valer cada dia de mandato.

Do zero

Nas eleições de 2018, em sua primeira disputa, Jorge atingiu quase 62 mil votos por toda Santa & Bela Catarina. Goetten ocupa o lugar do licenciado Peninha, do MDB, por quatro meses. Está cheio de vontade e ideias.  A coluna deseja boa sorte!

Propaganda

A coligação “Juntos por amor à BC”, do tucano o melhor, melhor do mundo, Auri Pavoni, ajuizou uma representação contra a coligação “Fazer o futuro acontecer”, do candidato Fabrício Oliveira do Podemos, alegando propaganda eleitoral irregular, na rádio Belos Vales, 89,9 FM, que seria uma emissora online de Ibirama.

Vivo

A turma do Auri, representada por uma bancada de advogados, quer saber porque a rádio transmitiu, ao vivo, o lançamento da candidatura de Fabricio e Carlos Humberto, por quase duas horas de transmissão. A guerra, digo, a eleição está em curso, com uma guerra jurídica aparente.

Erro

Aparentemente o que foi usado foi uma transmissão de rádio no lançamento da candidatura para quem compareceu no sistema “drive-inmício”, pudesse escutar o que se falava no palco diretamente na caranga. Tal sistema é usado em auto cines quando o sujeito vai naqueles cinemas onde se assiste ao filme da caranga.

Quem ri por último...

O pai Atanásio, ainda sonolento, ontem, logo cedo, deu seus pitacos, garantindo que essa eleição na Dubai brasileira vai ser a mais breve e também a mais judicializada da história. “Novos tempos”, finalizou o pai, pedindo pra que mãe Jacira revelasse em quem votaria neste embrulho jurídico que deixa o eleitor ainda mais confuso.

Cama

Atanásio, querendo voltar pra cama no domingo  frio e chuvoso, lembrou da foto do ex-deputado Gelson Rodrigues, ops, Merisio (PSD), com o ex-tudo atucanado Leonel Pavan e o agora tucano Auri Pavoni, tudo junto e abraçados.

Inconformismo

O veio vaticinou: “o Fabrício apoiou Merísio na eleição pra governador, o mesmo Merisio que tirou o PSD das mãos de Fabrício, na última hora, na eleição em 2016, na Dubai Maravilha”, lembrou Atanásio proferindo a frase de Pavan “na política até boi voa”. E o veio voltou pra cama, tremendo os queixos, com frio e inconformismo.

Gabinete do Ódio?

Os linguarudos de plantão estão detonando o que chamam de ‘gabinete do ódio’ em ação na campanha do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), candidato à reeleição na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú.

Detonar

Vazaram na internet áudios de cargos do prefeito organizando grupos de ataques contra a ex-prefeita da cidade, e também candidata, a loirosa Luzia Coppi (PSDB). As pessoas são comunicadas sobre as entrevistas da ex-prefeita e a regra é clara: mandar comentários criticando Luzia e sua antiga gestão.

Forcinha pro doutor

Além de criticar, os barnabés também devem elogiar a atual gestão do doutor e são orientados a mentir nomes e até mesmo evitar falar o nome de Elcio para que os comentários não sejam cortados pelas rádios. As bocas de caçapa lascam que, além da articulação macabra, estariam fazendo isso em horário de trabalho.

Jogo limpo

Tá na hora das partes tentarem um jogo mais limpo, pois o tiroteio está dos dois lados. Um grupo que parece muito bem orquestrado vem soltando críticas de que o prefeito Elcio se apega à reabertura do hospital, mas o mesmo não atende direito. Também não é verdade.

Ranço

É por essas e outras que o povão acaba se distanciando e criando mais ranço das eleições. Tem eleitor trocando candidato. A pergunta é: qual será o candidato que vai se sair melhor sem a presença da massa no dia do voto? A galega Jane Stefenn (PSL), a loirosa Luzia ou Élcio Bisturi?

Reconexão

Segundo os enxeridos do outro lado da vala, em Navega-City, o maior legado do Luiz Duarte, o Luizinho do PT, o Lulinha Dengo-Dengo, é a experiência em perder eleições em série. Vai para a terceira tentativa seguida.

Energia

Agora, se apresenta como candidato a vice na chapa do Cirininho Malvadeza Jr. Mais uma vez, lascam os metidos, vai desperdiçar tempo e energia, assim como quando se abraçou com o Lino, no último pleito. Arreda, raça de infelizes!

De(S)colar

O Cirininho Malvadez Jr. aparece no vídeo de lançamento da campanha anunciando que será o novo e sem a presença do vice. Caceteiam os fanfarrões, em um retiro lá na Areia Branca, que será uma “cabeça” nova, mas “feita” pelo experiente guru, o titio Debinha Malvadeza. Será este o tom da campanha? Zoio nele!

Gostaria de ouvir

Como diria um profeta, ao final da tarde, tomando uma purinha ali no Bar do Caco, na cachola de alguns políticos de Navega-Beach, tudo vale a pena, com o objetivo de sentar-se na cadeira estofada às margens do rio Itajaí-Açu.

Chama a atenção

Outro aspecto que vem sendo muito destacado é o número de candidatos à prefa em Navega Beach. Nove estão posicionados na linha de largada, representando diferentes tendências ideológicas e tentando convencer os eleitores que irão assumir um papel diferente na gestão municipal.

Sem timidez

Tem candidato que parece que passou por um ritual de purificação. O discurso é que todos os processos que enfrenta são apenas perseguição e que todos os demais pré candidatos são apenas teoria, apenas ele representa a prática. Que no discurso vai relembrar apenas os aprendizados e prazeres. Não pretende lavar roupa suja, pois dizem que odeia lavanderia.

Contraditório

O Popeye, que andou meio esquecido depois de romper com alguns parceiros e sair do PSL, assumiu outra postura. De repente, passou a considerar o Lino um artigo de luxo, capaz de lhe satisfazer o ego, que para ele é mais relevante do que a coerência política. 

Mudaram o enredo

Os rituais de campanha em Navega-City vão ficar complicados para alguns candidatos. Como ocupar espaço sem explicar o passado? Bob, Cidinho, eram considerados “da casa” durante boa parte da gestão e mentores do cabeça lustrada.

Apagar

Agora, escolheram o caminho da oposição, dizendo-se arrependidos. Cidinho e Bob tentam apagar parte importante da história, enquanto a dupla Bob e Emílio, afinada, se considerava no rumo certo.

Tarefa simples?

Os observadores que flutuam por todos os cantos da city, dizem que na visão do Liba é preciso transformar Navega com boas práticas de gestão. Que o empresário segue na cruzada da participação empresarial como parceiros e espera que isto seja bem visto pelo eleitorado.

Caminho

Liba vai ter que saltar muitas pedras no caminho e se esquivar das que lhe serão atiradas para estabelecer uma agenda popular. Os bocudos lascam pra cima do Fronza que o toque técnico na gestão exige também estratégia política.

Veja bem...

O cenário político (alguns maldosos falam em picadeiro) em terras dengo-dengo, promete muita emoção, pelo jeitão vai dar muita conversa aqui para a coluna.

Impugnação

O Ministério Público da Santa & Bela Catarina, pediu a impugnação do candidato a prefeito da capital do tecido e pronta entrega, Ciro Roza (Podemos). O MP considera Ciro inelegível, por conta de que suas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O processo foi em 2016 e, não cabe mais recurso.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

MDB mulher

JotaCê

MDB mulher

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Jackie Rosa

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Charge do Dia

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Moro no front

Coluna Esplanada

Moro no front

Parceria com o BRDE

Coluna Acontece SC

Parceria com o BRDE




Blogs

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Espaço Saúde

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.