
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Visita do trio



Visitaram a choupana do socadinho escriba, na encalorada manhã de sexta-feira, o trio que coordena a campanha do atucanado Robison Coelho (PSDB) à prefa de Itajaí. Bateram um papo cabeça o coordenador geral da campanha, o entisicado Fernando Pegorini, o coordenador dos vereadores, futebolista Níkolas Reis, e o braço direito do candidato, Cícero Zucco.
Construção
Durante a conversa o trio ressaltou que a principal virtude do tucano é a construção de relacionamentos em torno de seu nome e exemplificou com os apoios que têm recebido. Robison adquiriu o respeito dos colegas da base governista, frisam.
Produtivo
O presidente do Podemos, Nikolas Reis, ressaltou que Robison foi um verdadeiro líder no front da oposição, lembrando que Coelho foi o vereador mais produtivo da atual legislatura, mesmo contra o que chama de “pressão da máquina governista”.
Gestos
Já o presidente do PSL, Fernando Pegorini, que até o começo de setembro era pré-candidato a prefeito da city peixeira, ressaltou os gestos de várias lideranças em favor da candidatura unificada da oposição.
Palavra
Pegorini, por ter empenhado a palavra em prol da união de todos, abriu mão de qualquer candidatura para ser o coordenador Geral da campanha de Robison, enaltecendo a união de outros nomes de peso ao projeto da oposição, como a minha ex-musa Anna Carolina (tá junto, mesmo?), o galego Rubens Angioletti (Podemos) e o polido presidente do Progressistas, João Paulo Tavares.
Transamérica
A rádio Transamérica, em nota, ressaltou que não divulgou pesquisa eleitoral referente ao pleito de Itajaí e repudiou o áudio de Sérgio Bessa, que segundo a emissora usou o nome da rádio indevidamente para divulgar fake news eleitoral se passando por locutor. A Transamérica ressaltou que a empresa está tomando as medidas judiciais cabíveis.
Pesada
Bessa, no áudio, usando o nome da Transamérica e se declarando locutor (o que a emissora desmentiu) diz que “pesquisa” demonstra que o candidato atucanado Robison Coelho (PSDB) estaria na frente em Itajaí, em detrimento do prefeito e candidato à reeleição, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Nem um pingo de verdade.
Isso non ecziste
A pesquisa citada por Bessa não existe, portanto não pode se aferir números a esse ou aquele candidato. A legislação eleitoral é pesada para quem divulga fake news e pesquisa falsa ou sem registro. Como diria o saudoso padre Quevedo: “Isso non ecziste!”
Ciumeira na área
Sopraram nos zovidos deste socadinho escriba que não param de chegar reclamações de que tanto na campanha do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, quanto na campanha do vereador e candidato a prefeito Robson Coelho, tem muito berreiro. Os bocudos lascam que muitos candidatos ainda não receberam nada de material enquanto outros estão esbanjando.
Tratamento diferenciado
Enquanto teve candidato que xingou nomes feiosos porque não tinha material de campanha pra sua patroa no comitê do Volnei, também tem berreiro do lado emplumado de que candidatos que já são vereadores ou teoricamente têm mais chances de vitória nas urnas teriam tratamento diferenciado, com vídeos especiais e visitas constantes do vereador e candidato Robison. Ai, ai, ai, que dor!
Todos importam
Se tudo isso for verdade, é importante lembrar aos coordenadores das duas candidaturas fortes neste pleito peixeiro, que ninguém se elege sozinho, e todo voto é importante. Perguntem ao Davi Teixeira, o homem da balinha, que perdeu a eleição pro ex-menino de ouro do PT, Níkolas Reis, por um mísero voto.
Tempo...
Este temente ao Altíssimo ressaltou que o candidato a prefeito da Dubai brasileira, o homem pássaro, Edson Periquito, na convenção do MDB na cidade, não respeitou a questão do coronavírus. Fez o maior auê, sem mascará, ou distanciamento, no maior aglomero, colocando em risco a vida de centenas de pessoas que correram o risco de se contaminar e disseminar o maledeto vírus.
Pensando naquilo...
Ontem, tava na capa do DIARINHO que o ministério Público sempre vigilante (parabéns ao MP!), não deixou barato esse interesse do Pirica em pensar apenas no voto e não na saúde das pessoas. E veio pra cima. Afinal, o mais importante é o ser humano, a vida. O MP se posicionou e tá certo.
Apoio...
Nos próximos dias o prefeito barbudinho e candidato à reeleição, Volnei Morastoni (MDB), deve receber o apoio de dois dos mais importantes ex-secretários do ex-homem dos galináceos e ex-prefeito Jandir Bellini (Progressistas).
Não pode errar
A decisão de apoio público foi definida em uma reunião entre os dois ex-bagrões do governo Jandir com uma das mais importantes lideranças da city peixeira. E o mais importante, lascam, que será sem exigir nada, apenas ressaltando que Itajaí não pode errar. Hummmmm...
Recruta
Os linguarudos de plantão lascam que um cargo comissionado da prefa da Dubai brasileira vai ajudar na mobilização de rua da campanha para reeleição do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos). Até aí tudo bem, se bendito comissionado não fosse cargo de indicação do presidente da casa do povo, o todo poderoso, Omar Tomalih (Podemos), que disputa à reeleição.
Condicional
Os bocas de caçapa revelam que o dito cargo chegou a causar um mal estar entre os candidatos a vereador da coligação, principalmente entre os que são vereadores da base, pois como está ligado ao Omar, estaria recrutando pessoas para trabalhar, com a condicionante dos moçoilos e moçoilas só ganharem o trampo se apoiarem o Omar. Aí fica ruim.
Inconformado
Teve vereador da coligação do pop star que ameaçou pedir votos pra outro candidato a prefeito, se o cargo do Omar continuasse com esse comportamento desigual. Tudo isso na presença de bagrões da coligação do alcaide FO. Credo!
Mariana Dalvesco
A candidata à vereadora da Dubai brasileira Mariana Dalvesco, a Mari (PL), visitou a choupana. Mariana é formada em Educação Física e respondeu até estes dias pela Fundação de Esportes, onde realizou um bom trabalho no fomento do esporte na cidade.
Preparada
Mari ressalta que tem foco no esporte, mas também no turismo e gastronomia que são molas propulsoras do desenvolvimento e progresso de Balneário Camboriú. E diz que tem propostas e projetos pra apresentar à população da Dubai.
Definidos rádio e TV
Ontem, rolou reunião dos candidatos da majoritária da Dubai, com técnicos da Justiça Eleitoral. Somente o candidato à prefa Pedro Giaquinto (PRTB) não contará com tempo de TV. A ordem ficou definida e o programa eleitoral gratuito será iniciado com Ney Clivatti (Novo). Na sequência: Fabrício Oliveira (Podemos), Giovan Nardelli (Solidariedade), Auri Pavoni (PSDB) e Edson Periquito (PMDB).
Mais tempo
Devido a desistência de 11 candidatos, algumas legendas terão mais tempo para seus vereadores. O tempinho extra será distribuído entre as siglas Solidariedade, Avante, PSDB, Cidadania, Patriota, Republicanos, PSC, MDB, PDT, PP e PT. Nas demais não houve desistências. A propaganda eleitoral gratuita de Rádio e TV começa no próximo dia 9.
Sem intérprete
A justiça eleitoral ficou numa baita saia justa durante o encontro. O órgão local não possuía intérprete para alcançar os eleitores com necessidades especiais, apenas uma profissional com o curso básico de libras. Surdo e mudo, o professor de Libras e candidato a vice-prefeito de Balneário Camboriú pelo SDD, Gustavo Horst, deu uma forcinha e cedeu a intérprete do partido para auxiliar o órgão.
Medo da sombra?
Apesar de ter se declarado chapa branca, dizem os irônicos, o prefeito cabeça ilustrada, Emílio Vieira (PP), para a surpresa de todos, convidou o Lino (MDB) para um café. O objetivo teria sido oferecer apoio não formalizado. Acha que ainda pode liderar a própria sucessão. No mundo político atual, dizem os galhofeiros, não existe mais espaço para a falta de transparência, ética e este tipo de acordo.
Armadilha
A maior das dificuldades, segundo os novelistas a procura de novos capítulos, é que o Lino Bento vai precisar mudar o modelo mental para sair na mesma foto que o Emilio. Segundo as fontes, Lino deveria ter gente ao seu redor e não usar um atalho não declarado para indiretamente ter a “máquina” ao seu ladinho.