
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Morna



A primeira semana eleitoral na city peixeira começou morna, quase fria, para a oposição ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Depois de todo o auê de união e ajuntamento, parece que a coisa esfriou e cada um foi cuidar do seu curral.
Cruz
A aliança majoritária comandada pelo atucanado Robison Coelho (PSDB) e o ex-bonzinho Edson Lapa (PSL) no dia de ontem, amanheceu constrangida. Usando como marca de campanha uma mão sinalizando mãos limpas, tiveram que engolir a polícia Federal entrando na residência (caiu a casa da Agronômica) do governador Moisés, líder maior do PSL de Lapa, o candidato a vice de Robison.
Faltou ar
A bronca toda está ligada aos respiradores fantasmas, que tomaram dos cofres do estado mais de 30 milhões de reais, antecipados para a compra dos equipamentos. No fim ficamos sem o dinheiro e sem os aparelhos, sumiu tudo. Credo!
Pimenta no dos…
Aquela velha tática de só olhar para o adversário e esconder os defeitos dos amigos acabou tomando conta do comitê de Robison Coelho e Lapa. Enquanto na city peixeira um alfinete vira elefante, no estado fazem cara de paisagem. Palpiteiros debatiam, ontem, no zapzap, que para dizer que tem mãos limpas tem que dizer com quem anda. Eitcha!
Grana
Outra questão que incomoda o povão peixeiro é o tal do fundo eleitoral ou partidário. Os bocas de tarrafa lascam que o que fez o PSDB de Itajaí se ajuntar com o PSL foi puro interesse no dindim do tal fundão e que se isso se confirmar muito eleitor vai torcer o nariz pra essa história de “santos, ilibados e de mãos limpas”.
Ti lembras…
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, no meio da pandemia, em um vídeo vazado de uma reunião, lascou em tom de desabafo que esse tal fundão de campanha era uma vergonheira e que o certo era transferir tudo pra Saúde. Será que o PSDB e o PSL peixeiro vão abrir mão do que dizem que os uniu?
Farinha pouca…
A minha ex-musa BBB, Anna Carolina, se largou em campanha eleitoral pra se eleger vereadora. A principal estrela da campanha parece ignorar a candidatura de sua “cria” Robison Coelho. Seu pai, que não tem papas na língua, não baixa a bola econtinua lascando o cacete no que ele chama de trairagem dos vassalos da velha política. Arreda, bocudo!
Copiaram e colaram
Uma cagadinha básica... quem nunca fez na vida, né? O candidato a prefeito da Barra Velha, André Rosa, do PT, antes de se lançar à corrida pela cadeirinha poderosa da terra do pirão, era assessor do também candidato Douglas da Salga, do PL.
Fecharam o pau
Acontece que lá pelas tantas, os até então amiguinhos fecharam o pau, e André saiu da campanha do 22, levando junto seus trabalhos de assessoria. Ao lançar-se pelo PT, bolou um plano de governo, digamos, quase igualzinho ao do PL.
Sisqueceram...
O professor Alzerino de Souza, também ligado ao PT barravelhano, ficou encarregado de divulgar o plano do colega petista. Ele espalhou um arquivo de word pra toda a galera do pirão. Só que sisqueceram de apagar o nome “Douglas” do título.
Berrou
Resultado: a galera do PL berrou, acusando cópia. Resultado: Alzerino teve de assumir a bronca, pedindo desculpas públicas na sua rede social ao Douglas, e admitindo que aquele era o rascunho bolado pelo André. Coisas da política. Mas não custa ler antes de compartilhar, né, amiguinho?
Carmen
A candidata a vereadora da city peixeira, Carmen Lúcia, a mulher com cara de ministra (Progressistas), visitou a choupana. É a sua primeira candidatura e reforça a importância da participação da mulher na política. Carmen quer divulgar o que pretende se eleita em 45 pequenos vídeos propondo um forte trabalho em cima de 11 eixos principais.
11 eixos
Carmem vai focar em Educação, Saúde, Assistência Social à pessoa Idosa, Água – saneamento básico, Ônibus – transporte público, Emprego e renda, Porto, IPI – servidores, Meio Ambiente, IPTU – infraestrutura e Novas políticas públicas. Com uma personalidade forte em cima da seriedade e honestidade, Carmen acredita em trabalho científico, estudos, pesquisas para depois atuar em cima do que se apura.
Maria
A galega bonitona Maria Rosa Andrade, que é advogada e candidata a vereadora, por Navegantes (PSL), visitou o socadinho escriba. Levantando as bandeiras de combate à corrupção, defesa da mulher e assistência social, colocou seu nome à disposição com a intenção de contribuir com a população no âmbito legislativo e de colocar Navega-City no lugar que ela merece.
Sei lá, entende?
O vereador Yagan Dadam (PL), da capital do ultraleve, está na comissão de ética da casa do povo. O que não se entende é que apenas as excelências excelentíssimas que compõem a comissão, vereadores Cleverson Tanaka (PSDB), Zulma Souza (Progressistas), Jean Idimar da Silva e o próprio Yagan tem acesso. Nem os outros parlamentares sabem ao certo. É de se perguntar e o regimento interno?
Empurrando...
Os linguarudo de plantão e alguns dos vereadores cochicham pelos corredores que a bronca se refere a detestável rachadinha que viceja vergonhosamente país afora. Onde o detentor do cargo, na caruda, exige parte do salário de nomeados, no caso assessores. Se tal é fato, consistente, o vereador corre o risco de ser cassado. Só que o mandato tá findando...
Falta de transparência?
E, também, expõe a bagunça que deve ser o regimento interno e a falta de transparência. Se nem todas as amadas excelências excelentíssimas têm acesso à bronca contra Yagan, em velado corporativismo, como fica a população na hora de que aparecem pra pedinchar o voto, novamente.
Cabreiragem
Parte do Partido Progressista, da ex capital do Jet Sky, anda cabreira com algumas lideranças da sigla, especialmente com o ex-prefeito Umberto Teixeira, o Pinguim. Eles acusam essa turma de não apoiar o candidato à majoritária Gercino Medeiros, o Gegê. Debulham, ainda, que Pinguim e tantos outros estariam fazendo campanha para o candidato do MDB, Tiago Baltt.
Não é bem assim
No outro lado o grupo que estaria fazendo corpo mole na campanha afirma que a atual executiva do PP teria abandonado as antigas lideranças. Que nos últimos quatro anos teriam virado as costas para quem construiu o partido na cidade, o Pinguim. Além de não terem formado uma agremiação forte para disputar as eleições. Ficando apenas a reboque do MDB e aceitando as cartas jogadas.
Coluna do meio
Já tem outro pessoal do PP que não está nem para lá e nem para cá. Esses falam que nenhuma das alas tem razão. Que o ciclo do partido chegou ao fim na city. Que deverá se reformular para voltar a crescer. E isto, também, está acontecendo, por exemplo, no PSDB. Que vê suas lideranças se ausentando do processo eleitoral.
Futriqueiros
Mas também tem a rapaziada fofoqueira que tem explicação sobre o apoio de parte do PP a Tiago Baltt. Dizem que, na verdade, esses traíras não veem chances para Gegê. E como a vontade de voltar ao poder piçarrense é grande, estariam se declarando emedebista desde de pequeninhos para tentar uma boquinha num futuro governo. Eita raça de mexeriqueiros!
Vai que cola?
O candidato a prefeito da city peixeira, Patrick Dauer (Avante), colou no prefeito de Colatina, no Espirito Santo, Sérgio Meneguilhe (Republicanos) que não será candidato à reeleição e tem divulgado que se eleito será prefeito de um mandato. Oiá, apenas um mandato é complicado depois que o cabra gruda na cadeira estofadinha do paço...