Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Comício de Fabrício lotou




Mais de dois mil carros lotaram um terrenão na Dubai brasileira para participar do lançamento da campanha do pop star, Fabrício Oliveira (Podemos),  e de Carlos Humberto (PL). O lançamento foi domingo e no estilo drive-in para manutenção das regras sanitárias.

 

Fazendo a mudança

Em sua fala, Fabrício reafirmou o discurso de mudança. Salientou o que chama de mudança do modelo de gestão, que, antes, era frequentada pelo Gaeco e descrita em páginas policiais (ai qui dor!), e que agora é referência nacional, primeiro lugar em governança apontado por pesquisa de Cidades Inteligentes/ 2020.

Obras

O pop star enumerou avanços no saneamento, na proteção ao meio ambiente, no fornecimento de água, na alta temporada e até nas praias agrestes, assim como na uestão do esgoto.

Infraestrutura

FO lembrou, também, das obras de infraestrutura levantadas em seu governo, como a avenida Panorâmica, os 100 km de asfalto novo, o molhe do pontal Norte, o prolongamento da Quarta avenida, e o elevado da Quarta, que segue em obras e fica pronto ainda esse ano.

Cuidado com as pessoas...

O candidato do Podemos salientou ainda o cuidado com as pessoas e a humanização do atendimento, marcas de seu governo, que com os programas Abraço foi premiado nacional e internacionalmente.

Hospital exclusivo

Fabricio discursou, também, sobre o enfrentamento à  epidemia de covid na cidade, que foi, e é, referência em Santa Catarina, com a abertura, logo no começo da pandemia, de hospital exclusivo para tratar os doentes do maledeto vírus.

Grande apoio

Enfim, o pop star mostrou que tem bala na agulha e passou para a militância no primeiro grande encontro os pontos fortes a serem explorados na corrida recém começada. E que não são poucos, diga-se de passagem.

Forte

O pré-candidato a uma vaga na casa do povo, pelo Podemos da Dubai, Kaká Fernandes, demostrou força na largada, digo, no lançamento das candidaturas, neste final de semana. Teve gente que ficou surpreso ao ver a quantidade de carros plotados com o nome de Kaká pelas ruas.

Lapa lá

A família Lapa foi para a política e pegou gosto. O pastor do Mevam e vereador Bonzinho Edson Lapa (PSL) caiu na disputa a vice do atucanado Robison Coelho (PSDB) e quer chegar ao paço da Vila Operária.

Vereador

Quem decidiu encarar as urnas e disputar uma cadeira na piramidal pelo PSL é o Luiz Lapa, irmão mais velho dos Lapa. Lapão, como também é conhecido, é bacharel em Direito e presidente licenciado do sindicato dos Taxistas de Itajaí e Região.

Histórico

Lapa se gabaritou graças à condução impecável do sindicato, unindo a classe, somando ao poder público, iniciativa privada e motoristas de aplicativos, num movimento conjunto pela mobilidade urbana. Brasil afora houve brigas, em Itajaí houve construção.

Tão com vergonha

Os partidos de Penha que se coligaram em apoio à candidatura do ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) para o comando da cidade estão enfrentando uma verdadeira debandada de vereadores. A maioria, segundo as bocas miúdas, não quer pedir voto pro Vando nessa eleição.

Passado pesado

Eles alegam que estão encontrando dificuldade nesse começo de campanha, já que o povão parece não ter memória curta e lembra que em 2018 Evandro e mais oito foram presos, suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa que teria desviado cerca de três milhões de reais da saúde de Penha.

Entregou o chapéu

Um dos candidatos que saiu da campanha foi o Izac Borba, do Democratas. Ele não aceitou a coligação que o partido fez com os tucanos do Evandro e desistiu. Os que não desistiram estão indo pra rua só com material de campanha de vereador, sem a foto do Vando.

Mesmo jogo?

O candidato à reeleição,  Roberto Bem Claro de Souza (Podemos), parece que sisqueceu do candidato a prefeito, Fabrício Oliveira, da Dubai brasileira. Nem menção ou foto do alcaide nas suas redes sociais. Será a mesma campanha solo da eleição passada ou a trairagem que era pra apoiar a bela Jade dos olhos Verdes do MDB e, apoiou Fabrício? Eu, hein!

Cristiano

O pré-candidato a vereador da Dubai brasileira, Cristiano Santos, o homem relâmpago (PL), visitou a choupana acompanhado do radialista Paulinho Vaz que apresenta um programa jornalístico na Jovem Pan de Itajaí pela manhã e no final da tarde na Transamérica de Balneário Camboriú.

Quase mil

Cristiano já foi jogador de futebol e é um defensor e batalhador em prol do esporte e turismo.  Já foi vice-presidente da ong de proteção animal de Camboriú e trabalhou em assessorias de vereadores. Ele se considera preparado para legislar e fiscalizar o executivo. Cristiano, na eleição de 2016, na primeira candidatura ao legislativo, fez 965 votos na urna pelo PP.

Intenso

O Mago do Gravatá, que se auto intitula fofoqueiro profissional e cientista político, tem considerado que nas últimas semanas, o dia-a-dia político em Navega Beach tem sido acabrunhado. O mutirão para se estabelecer as agarrações, ops, coligações políticas,  foi muito intenso. Alguns caciques políticos tiveram que ser muito criativos para justificar as “parcerias,” na verdade, muitos equívocos.

Cartão vermelho

Segundo os parlapatões que ficam pescando ali perto da prefa, a decisão do manda chuva, Emilio Vieira, agora de volta ao PP, em  desistir da reeleição, está provocando uma rearrumação no cenário político pré-eleição em terras dengo-dengo.

Balaio de siri

Dizem os tagarelas que na hora do “vamo vê” o Manda Chuva chamou a turma mais próxima para um papo reto para avaliar se tinha chance nas urnas. Que sentiu o isolamento dos outros partidos, ninguém quis se agarrar oficialmente com a “máquina”, coisa rara e para refletir. Seguir solitário poderia se transformar em um vexame. Com a desistência tentou disfarçar, desviar a atenção do triste mandato.

Queimou o filme

Como discurso para a mídia, disse que pensa em algo maior, que já cumpriu a sua missão e que agora já mira uma vaga na leleia. E, melancolicamente, optou por sumir do mapa do próximo pleito. Na virada do ano, caceteiam os bocas de tarrafa, sairá pela porta da frente, mas de cabeça baixa, careca brilhando e aquecida por um dia de verão mas, sem aplausos ou elogios, ninguém para fazer uma selfie e postar nas redes sociais.

Deu bobeira

Caceteiam as bocas de caçapa que, nos últimos tempos, o antes animado mandatário já andava meio borococho. Começou a perceber que o obstáculo para uma tentativa de reeleição seria ele mesmo. Que, embora tenha gostado da maciez da cadeira estofada à beira do rio, ficou, literalmente, a ver navios.

Bateira

Emilio perdeu a bateira que poderia levá-lo a um segundo mandato. Decidiu não resistir mais e a partir de janeiro próximo não vai mais dar ordens e sim, como barnabé, recebê-las. O cabeça lustrada perdeu o apoio da câmara e a partir daí a possibilidade de emplacar qualquer plano ficou muito mais difícil. Teve insônia e não entregou os resultados que a população esperava.

Derrapou

A turma do leva-e-traz concluiu que o cabeça lustrada nem administrou o município e nem soube fazer política de verdade. As pesquisas científicas e probabilísticas, feitas nos bares e campos de peladas, indicavam que seria um alvo fácil para os adversários políticos e poderia ter um resultado pífio nas urnas.

Oposição

Todos os pré candidatos se colocaram de largada como oposição e deixaram claro que querem distância do atual. Dizem que o discurso é de que, se eleitos, terão que recuperar o caminho do desenvolvimento da city.

Blog

Acompanhe além da coluna e o Blog do JC no site do jornal mais lido do sul do mundo:  HYPERLINK “http://www.diarinho.com.br/blogdojc” www.diarinho.com.br/blogdojc

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

MDB mulher

JotaCê

MDB mulher

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Jackie Rosa

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Charge do Dia

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Moro no front

Coluna Esplanada

Moro no front

Parceria com o BRDE

Coluna Acontece SC

Parceria com o BRDE




Blogs

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Espaço Saúde

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.