
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Começou!



À zero hora e um segundo de domingo começou oficialmente a disputa pelo voto do eleitor. Inúmeros candidatos a prefeito e vereador tentarão mostrar que merecem a sua confiança e que podem fazer algo de bom pela cidade.
Digital
A pandemia de coronavírus, que felizmente deu uma baixada na Santa & Bela, deve ser um obstáculo pros candidatos chegarem aos eleitores, o que pode tornar o pleito bastante digital e fortalecido pelas mídias sociais.
Aos montes
Aqui na região, aliás, o que mais se viu ao abrir as redes sociais, no dia de ontem, foram santinhos digitais, vídeos e mensagens de candidatos ao pleito de 15 de novembro. Tinha aos montes, pra todos os gostos, deixando até o eleitor meio zonzo.
Materiais
Além da disputa digital, outros multiplicadores das candidaturas devem ser os banners nos veículos, placas, bandeiras, entre outros materiais. Ontem, vários candidatos já mobilizavam suas militâncias para encher as carangas de adesivos e propagandas.
Sem baixaria
Tudo começou num clima de paz e amor e esperamos que continue assim, com os políticos sendo propositivos, mostrando o que já fizeram de bom e o que planejam realizar, sem baixaria. Mas, em se tratando de eleições, sabemos que isso é quase uma utopia e que, infelizmente, deve rolar muita sacanagem e maldade no pleito. Vamos aguardar!
Renovação?
A oposição ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) se ajuntou e decidiu lançar os vereadores, atucanado Robison Coelho (PSDB), e o bonzinho Edson Lapa (PSL), a prefeito e vice, apostando na renovação.
Significado
Será que as mentes pensantes da coligação sabem que renovar é manter e não mudar? Renovação é diferente de inovação, de mudança. Renovação a manutenção do mesmo com outra roupagem.
Papo furado
Renovar votos de casamento é manter a esposa, certo? Mas a oposição que se julga o suprassumo da inteligência não se articula pra criar uma proposta decente nem no nome da coligação: “Unir e Renovar.”
Velhos novos
Primeiro que essa tal união é um baita de um migué... E quem conta com a velha guarda da política não pode dizer que é o novo. Nada contra os experientes líderes, mas não se pode se vender como novo. E, num é?
Desespero
Sem apoio, sem programa claro e, dizem os bocudos da Dubai brasileira, sem moral pra pagar de bom moço, o candidato do MDB da cidade, ex-prefeito Edson Periquito, que teve até de improvisar um vice do próprio partido pra montar sua chapa, usa vídeos chatos e longos para falar mal dos outros.
Mais um
Na sua egotrip talvez Pirica não perceba que é apenas mais um, num universo de 300 candidatos a vereador e seis candidatos a prefeito, que concorrem nessas eleições municipais achando que com videozinhos irão se eleger. É ruim, hein?
Haters
Pirica vai na onda dos haters, os odiadores, que não tendo o que apresentar de novo, sempre só o mais do mesmo, atacam os outros pra tentar atrair o máximo de haters possível para sua campanha de ódio. Que, na modesta opinião desse escriba, não leva a nada. Vai ficar ainda mais sozinho e triste.
Deu ruim pro Elcio
Na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, as bocas de caçapa, comentam (arreda, raça de infelizes!), que o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) anda abusando do poder político devido ao cargo que ocupa.
Credo!
Depois das fotos que circularam na internet de carangas do município e servidores públicos em horário de expediente realizando o transporte de materiais para a convenção do partido, o caldo engrossou e a coisa toda foi parar na dona justa. Usando a máquina pública para favorecimento próprio? Que feio!
Sobrou para o secretariado
Ao que tudo indica, segundo os linguarudos de plantão, quem ficou responsável pela arrumação do local foram as secretárias Alexsandra Vitorassi, da Educação, e Elisama Freitas, da Saúde, e a conversa que rola é que usaram o horário do expediente para fazer a decoração. Sério?
Justiça vai ter que resolver...
Na justiça foi pedido a suspensão dos efeitos da convenção e a cassação das candidaturas da chapa do Doutor Elcio e do Pastor Júnior, por abuso de poder político, além da inelegibilidade pelos próximos oito anos. Só Jesus na causa!
Falta fé
Na avaliação de alguns boca de tarrafa da ex capital do Jet Sky, a nominata de vereadores do PSD e PSDB demonstra que os correligionários de ambas as siglas não botaram muita fé na candidatura da dupla Fabi e Vini à prefa de Piçarras. Figuras de peso, como secretários e outras lideranças, não teriam aderido de corpo e alma ao projeto do prefeito Leonel “Viajão” Martins do PSDB.
Não Vamu
O pessoal entendido da coisa bisbilhotou a lista de candidatos a vereador dos tucanos e pessedistas de Piçarras e não viu grande coisa. Aliás, sentiu a ausência de vereadores à reeleição e tantos outros que ocuparam cargo comissionado ao longo desses oito anos de governo Leonel. Dizem que muitos não sentiram firmeza na majoritária, por isso teriam refugado. Ai, ai, ai qui dor!
Ronaldo
Na última sexta-feira ocorreu uma importante reunião dos doutores advogados que vão estar ao lado do candidato a prefeito barbudinho Volnei Morastoni e dos candidatos a vereador. Capitaneando o grupo estará o experiente advogado Ronaldo Camargo, que inclusive é o atual presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB da city peixeira.
Auxiliar
Na oportunidade foi realizada uma palestra aos advogados sabichões no direito eleitoral pra auxiliarem os candidatos a vereador a cumprirem tudo que está dentro da lei pra não se incomodar depois.
Recorde
A eleição deste ano, na Dubai brasileira, vai bater recorde de candidatos a prefeito, onde seis nomes e seus vices disputam a cadeira mais estofada e macia do paço da city praieira nos altos da Dinamarca.
Cosadiloco
Nenhuma outra eleição teve tantos candidatos a vereadores. Só na Dubai Maravilha, 300 candidatos vão invadir a sua praia, com pedinchos de votos e apertos carinhosos de mão, alguns pra lá de mascarados... Cabe ao eleitor filtrar os melhores candidatos e as propostas menos absurdas de serem cumpridas.
Mudar?
É de se perguntar se a campanha do prefeito da Dubai brasileira e candidato à reeleição, pop star Fabrício de Oliveira (Podemos), e seu vice, o homem sorriso, Carlos Humberto (PL), pagou para os abençoados marqueteiros criarem o slogan: “Mudar e fazer o futuro acontecer”. Peloamordedeus, fizeram de graça? Quiseram usar o slogan do Podemos: “Podemos mudar o Brasil”.
Jardim de infância
O slogan do candidato a prefeito, o melhor, melhor do mundo Auri Pavoni (PSDB) e do seu vice Leonardo Piruka (Progressistas), parece que foi feito no jardim de infância: “Esse sabe. Esse faz. O prefeito que a gente precisa.” É pra chorar ou dar risada?
De onde?
Tem candidata a vereadora que jura com os pés juntinhos que é de Itajaí, mas mora lá na Penha. Diz que é pelo Brasil, mas posou com bandeira americana, babando o saco do presidente Trump, em Brasília... Dificíl, né não?